No Brasil, o iFood tem o maior share of mind do mercado de delivery de
refeição via app, sendo o aplicativo preferido de 6 em cada 10 usuários desse
tipo de serviço. Este é o resultado apurado pelo Instituto QualiBest, que no
final do ano passado realizou um estudo quantitativo online com 2.011 homens e
mulheres de todo o Brasil, representando o perfil do internauta brasileiro.
De acordo com a pesquisa, metade
da amostra já usou algum aplicativo de delivery para pedir comida. Destes 93%
conhecem o iFood, que lidera o awareness da
categoria, tanto espontâneo quanto estimulado. Além disso, 81% declaram ter
visto/ouvido recentemente algum comercial de TV da marca.
O Uber Eats é o segundo mais
conhecido, citado por 32% dos respondentes, na sequência vêm os aplicativos de
delivery próprios dos restaurantes, com 28%, PedidosJá aparece com 20%, Rappi
com 17%, Delivery Much com 14%, Glovo com 11% e Rapiddo com 7% de lembrança
estimulada.
Segundo Daniela Malouf,
diretora-geral do Instituto QualiBest, o estudo mostra que as principais
vantagens no uso dos serviços desses aplicativos estão atreladas a comodidade e
praticidade de poder realizar pedidos em casa, sem a intermediação e/ou espera
por um atendente. “A comodidade em pedir pratos de restaurantes que já gosta
sem sair de casa ou do trabalho, o processo de compra fácil e rápido, a oferta
de uma ampla rede de locais cadastrados e a variedade de pratos são os grandes
benefícios”.
O perfil do usuário de
aplicativos de delivery
O estudo do Instituto QualiBest
demonstrou que 60% dos usuários que utilizam aplicativos de entrega de
alimentação pertencem às classes A e B, e 61% residem no Sudeste.
Já o valor do ticket médio de
pedido por pessoa registrado foi de R$ 38,00.
O uso se intensifica nos finais
de semana e feriados, quando as pessoas optam por comer algo diferente e que
não sabem preparar em casa, e quando estão sem tempo para preparar a própria
refeição ou para sair para comer.
“Os aplicativos também
apresentam outros benefícios percebidos como, por exemplo, a oportunidade de
usar cupons de desconto, conhecer novos restaurantes e diminuir os gastos
versus a ida a um estabelecimento físico”, complementa Daniela.
Desafios para o
crescimento
Embora o índice de adoção seja
grande, os apps de delivery de refeição ainda têm alguns desafios. Um deles é a
cobrança da taxa de entrega, que desagrada 39% dos entrevistados. A demora na
entrega, pedidos errados e os restaurantes favoritos que não fazem parte da
rede credenciada, foram citados como uma desvantagem por cerca de 20% da
amostra, que já utilizou apps de delivery de refeição.
Entre os internautas que não
costumam utilizar aplicativo para encomendar refeições prontas, para 50% a
principal justificativa é que não o fazem por falta de hábito.
O levantamento coletou dados de moradores de
capitais, representando 36% da amostra, 29% residentes em regiões metropolitana
e 35% de localidades consideradas interior dos Estados. A amostra reuniu
usuários de todas as classes sociais com 15 anos ou mais.
Sobre o Instituto QualiBest
Fundado em 2000, o Instituto
QualiBest é pioneiro no segmento de pesquisa digital no Brasil e realiza, por
meio do painel com 250mil cadastrados e outras diversas fontes de dados,
estudos qualitativos e quantitativos com técnicas inovadoras e tecnologia de
ponta. Com uma equipe multidisciplinar, a empresa já desenvolveu mais de 5 mil
estudos, atendendo a mais de 400 clientes em diferentes setores. Para saber
mais, acesse: www.institutoqualibest.com.br
Fonte: Assessoria de Imprensa
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