MAIOR EVENTO DE CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO DA AMÉRICA LATINA, RIO2C ANUNCIA SUA PROGRAMAÇÃO PARA 2019



A segunda edição do Rio2C, sucessor do RioContentMarket – o mais importante encontro de negócios do setor audiovisual no Hemisfério Sul ao longo de sete edições –, anuncia sua programação, com a participação de mais de mil convidados, entre palestrantes, executivos e artistas. Os destaques da conferência incluem Charlie Brooker e Annabel Jones, criador e produtora da premiada série britânica Black Mirrorganhadora de 7 Emmys (2012, 2017 e 2018); o guitarrista, compositor e arranjador Heitor TP, ganhador do Emmy e do Grammy, e autor de diversas trilhas sonoras de sucessos; Louis Black, co-fundador do jornal “The Austin Chronicle” e co-idealizador e diretor do SXSW, maior festival de inovação e criatividade do mundo; além de apresentações de startups como Memphis Meats, BrainQ e Hyperloop TT, que prometem revolucionar os setores de alimentação, saúde e transporte.
Nesta edição, o evento se divide em três campos – Mercado, Conferência e Festival. Enquanto os dois primeiros são voltados primordialmente para profissionais da indústria criativa, o último oferece uma série de experiências destinadas a estudantes, universitários e jovens recém-formados ávidos por inspiração, informação e relacionamento. 
“A repercussão da primeira edição foi tão positiva que nos motivou a fazer em 2019 um evento ainda maior e cheio de novidades, com a criação novos espaços: a Casa das Marcas, dedicada a discussões na área de conteúdo para marcas, o BrainSpace, voltado à neurociência e a sua interseção com a criatividade. E para fechar cada dia, quando o sol se pôr, teremos uma programação especial com o Rio2Night, que permitirá uma troca ainda maior entre os participantes. Sem sombra de dúvidas, o Rio2C 2019 será imperdível”, aposta Rafael Lazarini, criador e CEO do evento.
“Depois do enorme salto que demos entre o RioContentMarket e o Rio2C, ampliando o escopo do evento, neste ano a divisão entre Conferência, Mercado e Festival oferece conteúdos para diferentes públicos e seus interesses no evento, além de conectar todos num mesmo espaço para convivências criativas e de negócios”, conta Carla Esmeralda, responsável pela curadoria do audiovisual e a direção geral de conteúdo do projeto.

AUDIOVISUAL

Um dos pilares do Rio2C, o audiovisual reunirá alguns dos maiores nomes do setor no Brasil e no mundo. Além de Charlie Brooker e Annabel Jones, da série Black Mirror – que serão entrevistados no PrimeTime da primeira noite do evento por Peter Friedlander, VP Original Series da Netflix –, Ted Sarandos, Chief Content Officer (CCO) da Netflix, e responsável pelas produções originais da plataforma, fará o Rio2C Opening Keynote. Também confirmaram presença o vencedor do Oscar® Aron Warner, produtor e produtor executivo dos 4 filmes que compõem a franquia Shrek; a diretora e produtora Betsy West, vencedora de 21 Emmys e nomeada esse ano ao Oscar® de melhor documentário com RBG;Roberto Rios, Vice-Presidente Corporativo, Produções Originais da HBO Latin AmericaNina Hahn, SVP Production & Development, da Nickelodeon InternationalGlória Perez, Fernando Coimbra e Bráulio Mantovani, no painel “O Cérebro no Centro da Narrativa”, e João Mesquita, CEO da Globoplay, para citar alguns dos nomes que participam dos 61 painéis.

Em pauta, assuntos como narrativas para diversos tipos de plataforma, criação e desenvolvimento, direção, fotografia, o gênero comédia, VOD, inteligência artificial, big data, blockchain, políticas públicas para o audiovisual, leis de incentivo e comercialização do audiovisual para o mercado internacional. Uma novidade do Rio2C 2019 é o Business Hall, espaço exclusivo profissionais do audiovisual, em uma área privilegiada da Cidade das Artes. Com acesso apenas para credenciais Industry e Industry+, a nova área oferece amplos lounges para networking, com objetivo de promover a maior interação entre produtores de conteúdo e os executivos da indústria. No Business Hall também serão realizadas as Rodadas de Negócios, o Pitching do Audiovisual e completam o espaço salas privativas para patrocinadores e expositores.
Produtores, realizadores e criadores do audiovisual defendem projetos de séries, programas ou filmes – documentais, factuais, ficcionais ou infantis – em pitchings perante uma banca composta por importantes nomes do mercado, bem como uma plateia de compradores do mundo inteiro, ou em rodadas de negócios individuais previamente agendadas pela organização do Rio2C
Este ano, são mais de 400 players confirmados, dentre eles 34 empresas internacionais que estarão pela primeira vez no evento, como os executivos da BBCBlue Spirit, Canal+/Studio CanalCaracol TelevisionChannel 4RAI - FictionSony Music EntertainmentTelevisaURTOEI Company.

INOVAÇÃO

Serão ao todo 24 painéis com 86 participantes para falar sobre as inovações revolucionárias nas áreas de transporte, alimentação, saúde, agricultura, mobilidade, comércio, educação, finanças, bem-estar e entretenimento. Eletrodomésticos inteligentes, digitalização do dinheiro, carne produzida diretamente das células animais (dispensando a criação e abate de rebanhos) e inteligência artificial serão alguns dos temas abordados. Já estão confirmados na grade de palestras Ricardo PenzinDiretor de Desenvolvimento de Negócios da Hyperloop Transportation Technologies (HTT), empresa que está desenvolvendo um sistema de transporte de carga e passageiros de alta velocidade, em cápsulas dentro de tubos a vácuo; Maria Occarina, Diretora de Marca e Criação da Memphis Meat, que recebe investimentos de Bill Gates, Richard Branson e Cargill para lançar em breve no mercado a carne produzida a partir de células animais; e Yael Djemal, Diretora de Produto da BrainQ, que está desenvolvendo um software para tratar desordens neurológicas de forma inovadora e não-invasiva.

Haverá um debate aberto sobre as macrotendências de inovação, seus principais temas e seus possíveis impactos em diferentes setores. No futuro, quais tecnologias serão parte de nosso dia-a-dia de tal forma que não seremos capazes de imaginar a vida sem elas? Misture inteligência artificial, nanotech, biotech, blockchain, big data, internet das coisas, e mídias imersivas numa previsão de cinco anos no futuro. Vamos conversar sobre como poderemos e deveremos nos moldar às transformações que virão e como grandes empresas poderão colaborar de forma positiva com esse futuro que está emergindo.
“Nossa curadoria quer provar a tese de que no futuro todas as empresas serão empresas de tecnologia”, resume Bernardo Zamijovsky, curador da área de inovação. “Tudo estará cada vez mais interligado. O coração dessa mudança é a conectividade, os produtos virando serviço, como os eletrodomésticos inteligentes, as empresas se tornando digitais, com as facilidades de armazenamento na nuvem. São mudanças muito grandes, como a computação quântica e o 5G, que irão gerar transformações drásticas e impactar a todos de alguma forma, afetando inclusive a geração de empregos. É um assunto que, havendo ou não essa consciência, interessa rigorosamente todo mundo”.
MÚSICA
O guitarrista, compositor e arranjador brasileiro Heitor TP ficou conhecido internacionalmente quando integrou a banda inglesa Simply Red de 1988 a 1996. De lá para cá, o músico se tornou um respeitado compositor de trilhas sonoras em Hollywood, assinando trabalhos como Meu malvado favoritoMinions 1 e 2, Os SmurfsOs Garotos da minha vidaSimplesmente Complicado, entre muitos outros. Vencedor de um Grammy, como arranjador em um trabalho do astro inglês Sting, Heitor falará sobre suas trilhas pela primeira vez no Brasil.
O produtor e diretor KondZilla é outro nome de destaque no evento. Fundador do maior canal brasileiro do YouTube e o terceiro do mundo, com 22 bilhões de views e 45 milhões de inscritos, Konrad Dantas nasceu em uma favela no litoral paulista e hoje coordena uma holding de comunicação que inclui o selo KondZilla Records – responsável pelas carreiras de músicos famosos como Kevinho, MC Kekel, Dani Russo e MC Guimê –, a KondZilla FilmesKondZilla Wear, e ainda criou, ao lado de Guilherme Quintella e Felipe Braga, Sintonia, série original da Netflix, que tem previsão de estreia para este ano. Ele fala sobre sua trajetória, sua visão de negócios e a música na internet.

Nos painéis sobre o assunto serão abordados temas que vão do Rock in Rio, ao negócio dos musicais no Brasil, passando por aspectos jurídicos do entretenimento ao vivo no país, a importância das rádios no desenvolvimento das carreiras dos novos artistas e a potência da música urbana, através das favelas e periferias.
Na parte dedicada a profissionais da música, artistas e bandas selecionados previamente pela curadoria do Rio2C se apresentarão ao vivo diante de uma comissão formada por 20 nomes – entre especialistas, produtores, jornalistas e programadores de rádio e TV do setor –, além de uma plateia de executivos do mercado fonográfico e do show business. Os projetos escolhidos ainda serão contemplados com a exibição de videoclipes e inclusão de músicas na playlist do evento.  
“O Pitching Show do Rio2C pretende ser uma grande porta para novos artistas. Na Comissão da Música temos grandes profissionais do meio musical com cargos hoje capazes de mudar a vida de um artista”, explica o músico e compositor Zé Ricardo, responsável pela curadoria musical do evento. “Acho que esse é o grande destaque da parte de música do Rio2C, porque não há no Brasil um lugar onde o artista possa fazer um pocket show em ótimas condições de som e palco para os profissionais do setor que precisam saber que ele existe”, continua.
NEUROCIÊNCIA
Uma das grandes novidades desta edição fica por conta do BrainSpace, área dedicada a novas percepções sobre o funcionamento do cérebro humano e novas oportunidades de se entender um grande conjunto de funções mentais - da tomada de decisões à criatividade expressa nas artes, ciências e tecnologia.
 “A expectativa do BrainSpace é proporcionar ao público uma imersão no que há de mais fascinante nas pesquisas sobre o funcionamento do cérebro humano e como as tecnologias vigentes são capazes de potencializar a percepção e interação entre os indivíduos e entre humanos e máquinas”, explica o neurocientista Stevens Rehen, curador do espaço e uma das maiores autoridades do país em pesquisas com células-tronco.
Entre os confirmados, estão o designer biomédico e artista Alan Macy, fundador da Biopac SystemsSidarta Ribeiro, diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do NorteFernanda Moll, presidente do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino; Ronald Fischer, diretor do Laboratório de Evolução da Mente, Corpo e Cultura da Universidade de Victoria, na Nova Zelândia, entre outros. 
MARCAS
As marcas por sua vez terão uma participação ampliada na edição de 2019 do Rio2C. Além do Summit, realizado no primeiro dia da Conferência em parceria e co-curadoria com o Meio &  Mensagem, o evento passará a contar, durante toda a sua extensão, como uma nova área de conteúdo dedicada exclusivamente as temáticas e tendências relacionadas as marcas e ao mercado publicitário, a Casa das Marcas.
A definição dos temas do Summit leva em conta também todo o espírito do tempo em que vivemos, uma vez que as marcas, como influenciadoras e difusoras culturais, precisam saber a hora e, principalmente, o tom adequado para entrar nas conversas que sejam pertinentes ao seu posicionamento e à expectativa da sociedade. Na lista de convidados, estão líderes da indústria da comunicação, executivos-chefes de marketing das principais empresas do país e, principalmente, os profissionais que estão fazendo a diferença colocando a mão na massa para valer no dia a dia de suas empresas.
“Não nos interessa divagar em torno de buzzwords, palavras e tendências da moda. Queremos levar para os palcos do Summit o que realmente está acontecendo no dia a dia das agências, veículos, marcas e empresas inovadoras, com soluções. Mais verdade, menos bullshit”, comenta Jonas Furtado, Diretor de Conteúdo do Meio & Mensagem.
Casa das Marcas aprofunda e explora a intersecção entre a publicidade, o marketing e o entretenimento, explora o futuro do marketing e da comunicação, trazendo para o Rio2C os maiores especialistas, criativos e executivos do mercado. Keynotes e palestras fazem um mergulho no promissor universo de conteúdo para marcas, num ambiente propício para negócios, conhecimento e relacionamento. E inicia a programação de cada dia com sessões sobre o Futuro, onde especialistas falam sobre internet das coisas, hiperconexão, big data, realidade estendida, inteligência artificial, blockchain e muito mais. Nesses slots, os participantes descobrem por que a inovação se tornou vital e são levados por uma jornada que mostra os impactos da tecnologia nos modelos de negócios, sociedades e pessoas. Entre os grandes nomes confirmados para a Casa das Marcas destacam-se Pj Pereira, top CCO na Adweek's Creative 100, reconhecido pelo "Creativity 50," e nos 4A's 100 Pessoas que Tornam a Publicidade Incrível; Joanna Monteiro, ganhadora de 40 Leões no Festival de Cannes, incluindo um Grand Prix na categoria Mobile. Integra o seleto grupo dos 10 diretores de criação mais premiados do mundo, e foi considerada a mulher mais criativa na publicidade mundial pela Business InsiderLouis Black, co-idealizador e diretor do SXSW – maior festival de inovação e criatividade do mundo, e cofundador do jornal The Austin Chronicle, e Magoz, designer e ilustrador de marcas como Apple, The New York Times, We Transfer, Vodafone, SEAT, El País, El Mundo, Billboard, entre outros. Recebeu prêmios em todo o mundo, incluindo o Society of Illustrators of NY e o American Illustration Awards.
O espaço recebe ainda executivos de algumas das empresas mais inovadoras do mercado para falar sobre temas como Marketing Experience, Real Time, Diversidade criativa, Comunidades Criativas, Dados, Influenciadores, eSports e muito mais, entre eles Ricardo Dias, VP de Marketing da AmbevBárbara Bono, Head de Conteúdo e Criação da FCA Fiat Chrysler Automobiles LatamBeatriz Botessi, Diretora de Marketing e Comunicação da Coca-ColaAnna Carolina Teixeira, Diretora de Marketing de Snacks da PepsiCoEduardo Picarelli, Marketing Director – Mainstream Brands, Brand experience and Sponsorship da Heineken e Sandra Jimenez, Head de Música da LATAMYouTube e Google Play Music.
FESTIVAL
Nos fins de semana, o Rio2C abre suas portas para o público em geral com uma série de atrações. A programação, batizada de Festivalia, inclui shows de música, experiência de realidade virtual, palestras, bate-papos, oficinas com profissionais da indústria criativa e encontros nos bastidores dos fãs com seus ídolos. O Porta dos Fundos fará um Writer’s Room ao vivo, com Fábio PorchatAntonio Tabet e Ian SBF; profissionais do audiovisual falam sobre a arte da fotografia, da edição e da trilha sonora. Amora Mautner e Maria Camargo estarão presentes para discutir a Arte da Narrativa – da escrita à construção da obra audiovisual.
No âmbito musical, o Rio2C abre suas portas para os novos talentos da cena musical com shows em três diferentes palcos.
Orquestra Petrobras Sinfônica interpreta um repertório de bandas indies que participaram do Queremos! Festival: MGMT, Franz Ferdinand, Tame Impala, Belle and Sebastian, Wilco, Vampire Weekends, Phoenix, XX, Two Door, Jose Gonzales, Edward Sharpe e Vance Joy.
Festivalia inclui ainda o XR Arcade, uma imersão no mundo da realidade virtual em que serão exibidos conteúdos produzidos pelos mais importantes estúdios do Brasil e do mundo.
EXPO
Mais nova área do Rio2C, a EXPO é um espaço de conteúdo e ativações de marcas e parceiros que ocupa o térreo da Cidade das Artes com temas fundamentais sobre Audiovisual, Inovação e Música.
Nesta primeira edição, o espaço conta com uma programação exclusiva de XR e Games – com curadoria do XRBR e Ring – workshops, painéis e keynotes, que dissecam o mercado desde a concepção de um game design document até desafios de pós-produção e entretenimento imersivo. Nomes como Doede Holtkamp, head do VR Days, e Elbert Perez, Co-Founder e CTO da Doghead Simulations, marcam presença no espaço, assim como as empresas Unity e Unreal. Além de conteúdo, o espaço XRBR oferece quatro domos com experiências de realidade virtual e aumentada, sendo um deles com curadoria da VR Days, trazendo as melhores experiências em realidade virtual da empresa holandesa.
EXPO recebe também o Grupo Globo – que reúne GloboGlobosatGlobo EsporteGloboPlay e Som Livre – em um único espaço, para experiências e programação com roteiristas, diretores, cenógrafos, figurinistas, além de pocket shows com artistas da Som Livre. Destaque para A arte de... improviso com Fernando Caruso, Figurino com Marie Salles, Cenografia com May Martins e Narrativa e Música com Marcel Kein.
Espaço Sebrae aproxima o mercado audiovisual dos players em encontros com os canais e traz importantes debates de inovação como Economia Criativa na Periferia, IP de Games e TI, Transformação Digital e o DNA Vuca. Entre os presentes, estão Lucas Foster, fundador e Diretor Executivo do Project HubMarcello Coltro, VP Sênior de Marketing, Digital e Criação da E! Entertainment TelevisionZico Goes, VP, Conteúdo e Desenvolvimento da Fox Networks Group; e German Carmona, Marketing Manager da GOL Airlines.
BNDES oferece painéis voltados a investidores e empresários com apresentação de case studies e modelos de sucesso e apresenta o projeto Garagem, programa de aceleração de startups do Banco, além de atendimento e demonstração de produtos e programas destinados ao setor de economia criativa.
Semp TCL, Firjan, SPCine, Grupo Band, SBT e Canal Like compõe o espaço com experiência e ativações.
Sobre o Rio2C
Após causar impacto econômico de R$ 200 milhões e atingir marcas expressivas em sua edição de estreia – foram 287 painéis, 1000 empresas participantes, 500 keynotes e palestrantes, 18 mil visitantes, 38 shows, 24 horas de games e eSports e mais de 100 experiências AR/VR –, o Rio2C - Rio Creative Conference voltará ainda mais forte este ano. Além de ampliar a atuação nos segmentos de audiovisual, inovação e música, a segunda edição do evento proporcionará novos espaços dedicados às áreas de neurociência e criatividade e de conteúdo e marcas, com a participação de alguns dos mais prestigiados nomes dos respectivos setores.
BIOGRAFIAS
Rafael Lazarini - Criador do Rio2C
Executivo, empreendedor e entusiasta das áreas de criatividade e inovação. Rafael conta com uma longa trajetória no mercado de mídia e entretenimento e vasta experiência internacional. Ao longo de seus 25 anos de mercado, acumulou realizações como a estruturação da afiliada da IMG no Brasil, a joint venture do Cirque du Soleil na América do Sul, a estruturação e aquisição de participação na Rock City, holding controladora do Rock in Rio e mais recentemente a entrada da Live Nation Entertainment no mercado sul-americano. Como empreendedor, Rafael fundou em 2017 a Rio Creative Conferences, empresa responsável pelo Rio2C e tem investimentos em diversos projetos na área de conteúdo e mídia. Lazarini tem formação em engenharia e marketing, especialização em gestão de mídia e entretenimento pela UCLA e mestrado em gestão de entretenimento pela USC.
Carla Esmeralda - Curadora Geral
Especialista em consultoria para o desenvolvimento de projetos culturais e de programas audiovisuais. Em 1997, começou uma parceria com o Sundance Institute para desenvolver laboratórios de roteiros no Brasil. Foram realizadas mais de 22 edições, sendo que oito em parceria com o SESC e SENAC SP, os Laboratórios Novas Histórias. Dentre os vários eventos que organizou também se destacam o I Seminário Sundance/Rio Filme de Marketing, Distribuição e Exibição no Fórum de Produtores no Mercosul (1999), as edições do Brasil Documenta – Fórum Internacional de Documentários (2001/2003), para o canal GNT, e o I Programa da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura para o Desenvolvimento do Roteiro Cinematográfico (2001). Desde 2003 dirige, em parceria com Carla Camurati, o Festival Internacional de Cinema Infantil. Em 2011, Carla desenvolveu e produziu o RioContentMarket, o maior mercado de conteúdo audiovisual multiplataforma da América Latina, em parceria com a BRAVI. O evento, hoje incorporado ao Rio2C, com a ampliação de novas disciplinas, terá a sua nona edição em 2019.
Zé Ricardo – Curador de Música
O cantor, compositor, violonista, guitarrista e produtor musical, Zé Ricardo lançou seu primeiro CD em 1998, seguidos de mais 4 CDs e 1 DVD, todos elogiados pela crítica especializada. Zé Ricardo já dividiu o palco com grandes nomes da música como Djavan, Al Jareau, Angelique Kidjo, Sandra de Sá, Ed Motta, entre outros. Promoveu artistas nos palcos que criou e/ou comandou por mais de 20 anos, tendo realizado a curadoria e direção artística de 15 eventos internacionais, com destaque para o Palco Sunset do Rock in Rio desde 2007 em diversas cidades como Madri, Rio de Janeiro, Las Vegas e Lisboa, onde já prepara a programação de 2018.  Em 2014 assinou a direção musical do programa Música Boa ao Vivo, do canal Multishow, série de 36 programas, reunindo alguns dos maiores nomes da Música Brasileira.
Stevens Rehen – Curador do Brain Space
Stevens Rehen é um neurocientista brasileiro especializado em pesquisas com células-tronco. Diretor de pesquisa do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e professor titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Também é Membro do Comitê Científico do Museu do Amanhã, Membro do Conselho Científico do Instituto Serrapilheira, Membro da Câmara Técnica para Terapias Avançadas da ANVISA, Embaixador ASAPbio, Chair do Comitê Brasileiro da Pew Charitable Trust Latin American Program in the Biomedical Sciences, Membro da Academia de Ciências da América Latina e Membro Afiliado da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS).
Bernardo Zamijovsky – Curador de Inovação
Bernardo é Bacharel em Mercadologia pela ESPM desde 1992. A carreira de Bernardo há muito tempo está ligada ao mundo da inovação e Venture Capital. Nos anos 90 era responsável pela Reengenharia (fazendo propostas disruptivas de inovação) do Grupo VR. Foi responsável pela área de novos Negócios da empresa, sempre em busca de INOVAÇĀO. Em 1999 mudou-se para Nova York para participar de uma Startup chamada IPING, um robot de notificações telefônicas. Em 2000, lançou no Brasil um Fantasy Game de Futebol chamado FFC (Fanáticos Futebol Clube), sucesso premiado na época com 500.000 usuários.
Mais informações sobre o eventowww.rio2c.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem