A segunda edição do Rio2C, sucessor do
RioContentMarket – o mais importante encontro de negócios do setor audiovisual
no Hemisfério Sul ao longo de sete edições –, anuncia sua programação, com a
participação de mais de mil convidados, entre palestrantes,
executivos e artistas. Os destaques da conferência incluem Charlie
Brooker e Annabel Jones, criador e produtora da premiada
série britânica Black Mirror, ganhadora de 7
Emmys (2012, 2017 e 2018); o guitarrista, compositor e arranjador Heitor
TP, ganhador do Emmy e do Grammy, e autor de diversas trilhas sonoras de
sucessos; Louis Black, co-fundador do jornal “The Austin Chronicle”
e co-idealizador e diretor do SXSW, maior festival de inovação
e criatividade do mundo; além de apresentações de startups como Memphis
Meats, BrainQ e Hyperloop TT, que prometem revolucionar os setores de
alimentação, saúde e transporte.
Nesta edição, o evento se divide em
três campos – Mercado, Conferência e Festival.
Enquanto os dois primeiros são voltados primordialmente para profissionais da
indústria criativa, o último oferece uma série de experiências destinadas a
estudantes, universitários e jovens recém-formados ávidos por inspiração,
informação e relacionamento.
“A
repercussão da primeira edição foi tão positiva que nos motivou a fazer em 2019
um evento ainda maior e cheio de novidades, com a criação novos espaços:
a Casa das Marcas, dedicada a discussões na área de conteúdo para
marcas, o BrainSpace, voltado à neurociência e a sua interseção com
a criatividade. E para fechar cada dia, quando o sol se pôr, teremos uma
programação especial com o Rio2Night, que permitirá uma troca ainda
maior entre os participantes. Sem sombra de dúvidas, o Rio2C 2019 será
imperdível”, aposta Rafael Lazarini, criador e CEO do evento.
“Depois
do enorme salto que demos entre o RioContentMarket e o Rio2C,
ampliando o escopo do evento, neste ano a divisão entre Conferência, Mercado e
Festival oferece conteúdos para diferentes públicos e seus interesses no
evento, além de conectar todos num mesmo espaço para convivências criativas e
de negócios”, conta Carla Esmeralda, responsável pela
curadoria do audiovisual e a direção geral de conteúdo do projeto.
AUDIOVISUAL
Um
dos pilares do Rio2C, o audiovisual reunirá alguns dos maiores
nomes do setor no Brasil e no mundo. Além de Charlie Brooker e Annabel
Jones, da série Black Mirror – que serão
entrevistados no PrimeTime da primeira noite do evento por Peter
Friedlander, VP Original Series da Netflix –, Ted Sarandos,
Chief Content Officer (CCO) da Netflix, e responsável pelas
produções originais da plataforma, fará o Rio2C Opening
Keynote. Também confirmaram presença o vencedor do Oscar® Aron
Warner, produtor e produtor executivo dos 4 filmes que compõem a
franquia Shrek; a diretora e produtora Betsy West,
vencedora de 21 Emmys e nomeada esse ano ao Oscar® de melhor documentário
com RBG;Roberto Rios, Vice-Presidente Corporativo, Produções
Originais da HBO Latin America; Nina Hahn, SVP
Production & Development, da Nickelodeon International; Glória
Perez, Fernando Coimbra e Bráulio Mantovani, no painel “O
Cérebro no Centro da Narrativa”, e João Mesquita, CEO da Globoplay,
para citar alguns dos nomes que participam dos 61 painéis.
Em pauta, assuntos como narrativas para diversos
tipos de plataforma, criação e desenvolvimento, direção, fotografia, o gênero
comédia, VOD, inteligência artificial, big data, blockchain, políticas públicas
para o audiovisual, leis de incentivo e comercialização do audiovisual para o
mercado internacional. Uma novidade do Rio2C 2019 é
o Business Hall, espaço exclusivo profissionais do audiovisual, em
uma área privilegiada da Cidade das Artes. Com acesso apenas para credenciais
Industry e Industry+, a nova área oferece amplos lounges para networking, com
objetivo de promover a maior interação entre produtores de conteúdo e os
executivos da indústria. No Business Hall também serão
realizadas as Rodadas de Negócios, o Pitching do
Audiovisual e completam o espaço salas privativas para patrocinadores
e expositores.
Produtores, realizadores e criadores
do audiovisual defendem projetos de séries, programas ou filmes – documentais,
factuais, ficcionais ou infantis – em pitchings perante uma
banca composta por importantes nomes do mercado, bem como uma plateia de
compradores do mundo inteiro, ou em rodadas de negócios individuais previamente
agendadas pela organização do Rio2C.
Este
ano, são mais de 400 players confirmados, dentre eles 34 empresas
internacionais que estarão pela primeira vez no evento, como os executivos
da BBC, Blue Spirit, Canal+/Studio Canal, Caracol
Television, Channel 4, RAI - Fiction, Sony
Music Entertainment, Televisa, UR, TOEI
Company.
INOVAÇÃO
Serão
ao todo 24 painéis com 86 participantes para
falar sobre as inovações revolucionárias nas áreas de transporte,
alimentação, saúde, agricultura, mobilidade, comércio, educação, finanças,
bem-estar e entretenimento. Eletrodomésticos inteligentes, digitalização do
dinheiro, carne produzida diretamente das células animais (dispensando a
criação e abate de rebanhos) e inteligência artificial serão alguns dos temas
abordados. Já estão confirmados na grade de palestras Ricardo
Penzin, Diretor de
Desenvolvimento de Negócios da Hyperloop Transportation Technologies (HTT),
empresa que está desenvolvendo um sistema de transporte de carga e passageiros
de alta velocidade, em cápsulas dentro de tubos a vácuo; Maria
Occarina, Diretora de Marca e Criação da Memphis Meat, que
recebe investimentos de Bill Gates, Richard Branson e Cargill para lançar em
breve no mercado a carne produzida a partir de células animais; e Yael
Djemal, Diretora de Produto da BrainQ, que está desenvolvendo
um software para tratar desordens neurológicas de forma inovadora e
não-invasiva.
Haverá
um debate aberto sobre as macrotendências de inovação, seus principais temas
e seus possíveis impactos em diferentes setores. No futuro, quais tecnologias
serão parte de nosso dia-a-dia de tal forma que não seremos capazes de
imaginar a vida sem elas? Misture inteligência artificial, nanotech, biotech,
blockchain, big data, internet das coisas, e mídias imersivas numa previsão
de cinco anos no futuro. Vamos conversar sobre como poderemos e deveremos nos
moldar às transformações que virão e como grandes empresas poderão colaborar
de forma positiva com esse futuro que está emergindo.
“Nossa curadoria quer provar a tese de
que no futuro todas as empresas serão empresas de tecnologia”, resume Bernardo
Zamijovsky, curador da área de inovação. “Tudo estará cada vez mais
interligado. O coração dessa mudança é a conectividade, os produtos virando
serviço, como os eletrodomésticos inteligentes, as empresas se tornando
digitais, com as facilidades de armazenamento na nuvem. São mudanças muito
grandes, como a computação quântica e o 5G, que irão gerar transformações
drásticas e impactar a todos de alguma forma, afetando inclusive a geração de
empregos. É um assunto que, havendo ou não essa consciência, interessa
rigorosamente todo mundo”.
MÚSICA
O
guitarrista, compositor e arranjador brasileiro Heitor TP ficou
conhecido internacionalmente quando integrou a banda inglesa Simply Red de 1988
a 1996. De lá para cá, o músico se tornou um respeitado compositor de trilhas
sonoras em Hollywood, assinando trabalhos como Meu malvado favorito, Minions
1 e 2, Os Smurfs, Os Garotos da minha
vida, Simplesmente Complicado, entre muitos outros. Vencedor de
um Grammy, como arranjador em um trabalho do astro inglês Sting, Heitor falará
sobre suas trilhas pela primeira vez no Brasil.
O
produtor e diretor KondZilla é outro nome de destaque no
evento. Fundador do maior canal brasileiro do YouTube e o terceiro do mundo,
com 22 bilhões de views e 45 milhões de inscritos, Konrad Dantas nasceu em uma
favela no litoral paulista e hoje coordena uma holding de comunicação que
inclui o selo KondZilla Records – responsável pelas carreiras
de músicos famosos como Kevinho, MC Kekel, Dani Russo e MC Guimê –, a KondZilla
Filmes, KondZilla Wear, e ainda criou, ao lado de Guilherme
Quintella e Felipe Braga, Sintonia, série original da Netflix, que
tem previsão de estreia para este ano. Ele fala sobre sua trajetória, sua visão
de negócios e a música na internet.
Nos painéis sobre
o assunto serão abordados temas que vão do Rock in Rio, ao negócio
dos musicais no Brasil, passando por aspectos jurídicos do entretenimento ao
vivo no país, a importância das rádios no desenvolvimento das carreiras dos
novos artistas e a potência da música urbana, através das favelas e periferias.
Na parte dedicada a profissionais da
música, artistas e bandas selecionados previamente pela curadoria do Rio2C se
apresentarão ao vivo diante de uma comissão formada por 20 nomes – entre
especialistas, produtores, jornalistas e programadores de rádio e TV do setor
–, além de uma plateia de executivos do mercado fonográfico e do show
business. Os projetos escolhidos ainda serão contemplados com a exibição de
videoclipes e inclusão de músicas na playlist do
evento.
“O Pitching Show do Rio2C pretende
ser uma grande porta para novos artistas. Na Comissão da Música temos grandes
profissionais do meio musical com cargos hoje capazes de mudar a vida de um
artista”, explica o músico e compositor Zé Ricardo, responsável
pela curadoria musical do evento. “Acho que esse é o grande destaque da parte
de música do Rio2C, porque não há no Brasil um lugar onde o artista possa
fazer um pocket show em ótimas condições de som e palco para
os profissionais do setor que precisam saber que ele existe”, continua.
NEUROCIÊNCIA
Uma das grandes novidades desta edição
fica por conta do BrainSpace, área dedicada a novas percepções
sobre o funcionamento do cérebro humano e novas oportunidades de se entender um
grande conjunto de funções mentais - da tomada de decisões à criatividade
expressa nas artes, ciências e tecnologia.
“A expectativa do BrainSpace é
proporcionar ao público uma imersão no que há de mais fascinante nas pesquisas
sobre o funcionamento do cérebro humano e como as tecnologias vigentes são
capazes de potencializar a percepção e interação entre os indivíduos e entre
humanos e máquinas”, explica o neurocientista Stevens Rehen,
curador do espaço e uma das maiores autoridades do país em pesquisas com
células-tronco.
Entre os confirmados, estão o designer biomédico e
artista Alan Macy, fundador da Biopac Systems; Sidarta
Ribeiro, diretor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do
Rio Grande do Norte; Fernanda Moll, presidente do Instituto
D’Or de Pesquisa e Ensino; e Ronald Fischer, diretor
do Laboratório de Evolução da Mente, Corpo e Cultura da Universidade de
Victoria, na Nova Zelândia, entre outros.
MARCAS
As marcas por sua vez terão uma
participação ampliada na edição de 2019 do Rio2C. Além do Summit,
realizado no primeiro dia da Conferência em parceria e co-curadoria com o Meio
& Mensagem, o evento passará a contar, durante toda a sua extensão,
como uma nova área de conteúdo dedicada exclusivamente as temáticas e
tendências relacionadas as marcas e ao mercado publicitário, a Casa das
Marcas.
A
definição dos temas do Summit leva em conta também todo o
espírito do tempo em que vivemos, uma vez que as marcas, como influenciadoras e
difusoras culturais, precisam saber a hora e, principalmente, o tom adequado
para entrar nas conversas que sejam pertinentes ao seu posicionamento e à
expectativa da sociedade. Na lista de convidados, estão líderes da indústria da
comunicação, executivos-chefes de marketing das principais empresas do país e,
principalmente, os profissionais que estão fazendo a diferença colocando a mão
na massa para valer no dia a dia de suas empresas.
“Não
nos interessa divagar em torno de buzzwords, palavras e tendências da moda.
Queremos levar para os palcos do Summit o que realmente está
acontecendo no dia a dia das agências, veículos, marcas e empresas inovadoras,
com soluções. Mais verdade, menos bullshit”, comenta Jonas Furtado,
Diretor de Conteúdo do Meio & Mensagem.
A Casa das Marcas aprofunda
e explora a intersecção entre a publicidade, o marketing e o entretenimento,
explora o futuro do marketing e da comunicação, trazendo para o Rio2C os
maiores especialistas, criativos e executivos do mercado. Keynotes e palestras
fazem um mergulho no promissor universo de conteúdo para marcas, num ambiente
propício para negócios, conhecimento e relacionamento. E inicia a programação
de cada dia com sessões sobre o Futuro, onde especialistas falam sobre internet
das coisas, hiperconexão, big data, realidade estendida, inteligência
artificial, blockchain e muito mais. Nesses slots, os participantes
descobrem por que a inovação se tornou vital e são levados por uma jornada que
mostra os impactos da tecnologia nos modelos de negócios, sociedades e
pessoas. Entre os grandes nomes confirmados para a Casa das Marcas destacam-se Pj
Pereira, top CCO na Adweek's Creative 100, reconhecido pelo "Creativity
50," e nos 4A's 100 Pessoas que Tornam a Publicidade Incrível; Joanna
Monteiro, ganhadora de 40 Leões no Festival de Cannes, incluindo um
Grand Prix na categoria Mobile. Integra o seleto grupo dos 10 diretores de
criação mais premiados do mundo, e foi considerada a mulher mais criativa na
publicidade mundial pela Business Insider; Louis
Black, co-idealizador e diretor do SXSW – maior festival
de inovação e criatividade do mundo, e cofundador do jornal The Austin
Chronicle, e Magoz, designer e ilustrador de marcas como Apple, The
New York Times, We Transfer, Vodafone, SEAT, El País, El Mundo, Billboard,
entre outros. Recebeu prêmios em todo o mundo, incluindo o Society of
Illustrators of NY e o American Illustration Awards.
O espaço recebe ainda executivos de
algumas das empresas mais inovadoras do mercado para falar sobre temas como
Marketing Experience, Real Time, Diversidade criativa, Comunidades Criativas,
Dados, Influenciadores, eSports e muito mais, entre eles Ricardo Dias,
VP de Marketing da Ambev; Bárbara Bono, Head de
Conteúdo e Criação da FCA Fiat Chrysler Automobiles Latam; Beatriz
Botessi, Diretora de Marketing e Comunicação da Coca-Cola; Anna
Carolina Teixeira, Diretora de Marketing de Snacks da PepsiCo; Eduardo
Picarelli, Marketing Director – Mainstream Brands, Brand experience and
Sponsorship da Heineken e Sandra Jimenez, Head de
Música da LATAM, YouTube e Google Play
Music.
FESTIVAL
Nos fins de semana, o Rio2C abre
suas portas para o público em geral com uma série de atrações. A programação,
batizada de Festivalia, inclui shows de música, experiência de
realidade virtual, palestras, bate-papos, oficinas com profissionais da
indústria criativa e encontros nos bastidores dos fãs com seus ídolos. O Porta
dos Fundos fará um Writer’s Room ao vivo, com Fábio Porchat, Antonio
Tabet e Ian SBF; profissionais do audiovisual falam sobre
a arte da fotografia, da edição e da trilha sonora. Amora Mautner e Maria
Camargo estarão presentes para discutir a Arte da Narrativa – da escrita à
construção da obra audiovisual.
No âmbito musical, o Rio2C abre
suas portas para os novos talentos da cena musical com shows em três diferentes
palcos.
A Orquestra Petrobras
Sinfônica interpreta um repertório de bandas indies que participaram
do Queremos! Festival:
MGMT, Franz Ferdinand, Tame Impala, Belle and Sebastian, Wilco, Vampire
Weekends, Phoenix, XX, Two Door, Jose Gonzales, Edward Sharpe e Vance Joy.
O Festivalia inclui
ainda o XR Arcade, uma imersão no mundo da realidade virtual em que
serão exibidos conteúdos produzidos pelos mais importantes estúdios do Brasil e
do mundo.
EXPO
Mais
nova área do Rio2C, a EXPO é um espaço de conteúdo
e ativações de marcas e parceiros que ocupa o térreo da Cidade das
Artes com temas fundamentais sobre Audiovisual, Inovação e Música.
Nesta
primeira edição, o espaço conta com uma programação exclusiva de XR e Games –
com curadoria do XRBR e Ring – workshops,
painéis e keynotes, que dissecam o mercado desde a concepção de um game
design document até desafios de pós-produção e entretenimento
imersivo. Nomes como Doede Holtkamp, head do VR Days,
e Elbert Perez, Co-Founder e CTO da Doghead Simulations,
marcam presença no espaço, assim como as empresas Unity e Unreal.
Além de conteúdo, o espaço XRBR oferece quatro domos com
experiências de realidade virtual e aumentada, sendo um deles com curadoria
da VR Days, trazendo as melhores experiências em realidade virtual
da empresa holandesa.
A EXPO recebe
também o Grupo Globo – que reúne Globo, Globosat, Globo
Esporte, GloboPlay e Som Livre – em um
único espaço, para experiências e programação com roteiristas, diretores,
cenógrafos, figurinistas, além de pocket shows com artistas
da Som Livre. Destaque para A arte de... improviso com Fernando
Caruso, Figurino com Marie Salles, Cenografia com May
Martins e Narrativa e Música com Marcel Kein.
O Espaço
Sebrae aproxima o mercado audiovisual dos players em encontros com os
canais e traz importantes debates de inovação como Economia Criativa na
Periferia, IP de Games e TI, Transformação Digital e o DNA Vuca. Entre os
presentes, estão Lucas Foster, fundador e Diretor Executivo
do Project Hub; Marcello Coltro, VP Sênior de
Marketing, Digital e Criação da E! Entertainment Television; Zico
Goes, VP, Conteúdo e Desenvolvimento da Fox Networks Group;
e German Carmona, Marketing Manager da GOL Airlines.
O BNDES oferece
painéis voltados a investidores e empresários com apresentação de case
studies e modelos de sucesso e apresenta o projeto Garagem,
programa de aceleração de startups do Banco, além de atendimento e demonstração
de produtos e programas destinados ao setor de economia criativa.
Semp TCL,
Firjan, SPCine, Grupo Band, SBT e Canal Like compõe o espaço com
experiência e ativações.
Sobre o Rio2C
Após causar impacto econômico de R$
200 milhões e atingir marcas expressivas em sua edição de estreia – foram 287
painéis, 1000 empresas participantes, 500 keynotes e
palestrantes, 18 mil visitantes, 38 shows, 24 horas de games e eSports e mais
de 100 experiências AR/VR –, o Rio2C - Rio Creative
Conference voltará ainda mais forte este ano. Além de ampliar a
atuação nos segmentos de audiovisual, inovação e música, a segunda edição do
evento proporcionará novos espaços dedicados às áreas de neurociência e
criatividade e de conteúdo e marcas, com a participação de alguns dos mais
prestigiados nomes dos respectivos setores.
BIOGRAFIAS
Rafael
Lazarini - Criador do Rio2C
Executivo,
empreendedor e entusiasta das áreas de criatividade e inovação. Rafael conta
com uma longa trajetória no mercado de mídia e entretenimento e vasta
experiência internacional. Ao longo de seus 25 anos de mercado, acumulou
realizações como a estruturação da afiliada da IMG no Brasil, a joint venture
do Cirque du Soleil na América do Sul, a estruturação e aquisição de participação
na Rock City, holding controladora do Rock in Rio e mais recentemente a entrada
da Live Nation Entertainment no mercado sul-americano. Como empreendedor,
Rafael fundou em 2017 a Rio Creative Conferences, empresa responsável
pelo Rio2C e tem investimentos em diversos projetos na área de
conteúdo e mídia. Lazarini tem formação em engenharia e marketing,
especialização em gestão de mídia e entretenimento pela UCLA e mestrado em
gestão de entretenimento pela USC.
Carla
Esmeralda - Curadora Geral
Especialista em consultoria para o
desenvolvimento de projetos culturais e de programas audiovisuais. Em 1997,
começou uma parceria com o Sundance Institute para desenvolver laboratórios de
roteiros no Brasil. Foram realizadas mais de 22 edições, sendo que oito em
parceria com o SESC e SENAC SP, os Laboratórios Novas Histórias. Dentre os
vários eventos que organizou também se destacam o I Seminário Sundance/Rio
Filme de Marketing, Distribuição e Exibição no Fórum de Produtores no Mercosul
(1999), as edições do Brasil Documenta – Fórum Internacional de Documentários
(2001/2003), para o canal GNT, e o I Programa da Secretaria do Audiovisual do
Ministério da Cultura para o Desenvolvimento do Roteiro Cinematográfico (2001).
Desde 2003 dirige, em parceria com Carla Camurati, o Festival Internacional de
Cinema Infantil. Em 2011, Carla desenvolveu e produziu o RioContentMarket, o
maior mercado de conteúdo audiovisual multiplataforma da América Latina, em
parceria com a BRAVI. O evento, hoje incorporado ao Rio2C, com a ampliação
de novas disciplinas, terá a sua nona edição em 2019.
Zé
Ricardo – Curador de Música
O
cantor, compositor, violonista, guitarrista e produtor musical, Zé Ricardo
lançou seu primeiro CD em 1998, seguidos de mais 4 CDs e 1 DVD, todos elogiados
pela crítica especializada. Zé Ricardo já dividiu o palco com grandes nomes da
música como Djavan, Al Jareau, Angelique Kidjo, Sandra de Sá, Ed Motta, entre
outros. Promoveu artistas nos palcos que criou e/ou comandou por mais de 20
anos, tendo realizado a curadoria e direção artística de 15 eventos
internacionais, com destaque para o Palco Sunset do Rock in Rio desde 2007 em
diversas cidades como Madri, Rio de Janeiro, Las Vegas e Lisboa, onde já
prepara a programação de 2018. Em 2014 assinou a direção musical do
programa Música Boa ao Vivo, do canal Multishow, série de 36 programas,
reunindo alguns dos maiores nomes da Música Brasileira.
Stevens
Rehen – Curador do Brain Space
Stevens
Rehen é um neurocientista brasileiro especializado em pesquisas com células-tronco.
Diretor de pesquisa do Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino (IDOR) e professor
titular do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ. Também é Membro do Comitê
Científico do Museu do Amanhã, Membro do Conselho Científico do Instituto
Serrapilheira, Membro da Câmara Técnica para Terapias Avançadas da ANVISA,
Embaixador ASAPbio, Chair do Comitê Brasileiro da Pew Charitable Trust Latin
American Program in the Biomedical Sciences, Membro da Academia de Ciências da
América Latina e Membro Afiliado da Academia de Ciências do Mundo em
Desenvolvimento (TWAS).
Bernardo Zamijovsky – Curador de Inovação
Bernardo é Bacharel em Mercadologia
pela ESPM desde 1992. A carreira de Bernardo há muito tempo está ligada ao
mundo da inovação e Venture Capital. Nos anos 90 era responsável pela
Reengenharia (fazendo propostas disruptivas de inovação) do Grupo VR. Foi
responsável pela área de novos Negócios da empresa, sempre em busca de
INOVAÇĀO. Em 1999 mudou-se para Nova York para participar de uma Startup
chamada IPING, um robot de notificações telefônicas. Em 2000, lançou no
Brasil um Fantasy Game de Futebol chamado FFC (Fanáticos Futebol Clube),
sucesso premiado na época com 500.000 usuários.
Mais informações sobre o evento: www.rio2c.com.br
Fonte: Assessoria de
Imprensa
Postar um comentário