No Brasil,
o cotidiano dos mais de 30 milhões de idosos é marcado pelo desafio de vencer o
preconceito etário. Embora estejam vivendo intensamente e ocupando espaços
significativos nas cidades, a sociedade consome e propaga uma visão
estereotipada de que os maduros só vivem as perdas da idade; acreditam que os
60+ param de produzir, de ter satisfação em aprender e em viver experiências
incríveis. Para produzir um novo repertório sobre o envelhecimento, surgiu
o Prêmio Bem Envelhecer – um concurso intergeracional
de fotografia e vídeo. No cerne da iniciativa, a construção de pontes entre
jovens e maduros para que as novas gerações passem a enxergar a maturidade
pulsante que ocupa os quatro cantos do país. A segunda edição do concurso
acontecerá com o apoio do @instamission, um projeto sobre conexão – com você
mesmo, com o outro e com o mundo – que acontece por meio de missões e jornadas
no aplicativo Instagram. Mais informações podem ser obtidas no site: https://www.facebook.com/ premiobemenvelhecer/
Para se engajar, basta seguir o perfil do Instamission no Instagram
(@instamission) e participar da Jornada Bem Envelhecer, que
acontece de 26 de março a 4 de abril de 2019. Todos serão convidados a mostrar
em posts quem são os 60+ que nos inspiram a ser a nossa melhor versão em
qualquer idade. As fotos e os vídeos podem ser postados na própria conta do
participante, usando a hashtag #jornadabemenvelhecer. A hashtag poderá ser
adicionada em fotos novas ou antigas. A curadoria irá classificar os vídeos e
as fotos que estiverem de acordo com a proposta do concurso.
As fotos e vídeos selecionados estarão disponíveis no site do Prêmio
Bem Envelhecer. Sobre o conteúdo, o fio condutor deve ser a quebra de
estereótipos negativos associados aos idosos (inutilidade, improdutividade,
incapacidade, passividade e falta de interesse), ou seja, construir uma
narrativa que favoreça a redução da discriminação etária e mostre o potencial
dos 60+. Entre os prêmios do concurso, destaque para cursos online da escola
Perestroika.
Representatividade
De acordo com Regina Helou, vice-presidente do Projeto Velho Amigo e uma
das idealizadoras do Prêmio Bem Envelhecer, a qualidade de vida da
terceira idade pode depender diretamente da visão que a juventude tem dessa
população. "A interrelação das duas gerações vai contribuir
significativamente para o bem envelhecer, tanto de quem já é idoso quanto do
próprio jovem que um dia chegará à mesma condição”, conta a filantropa. Para
Fernanda Gouveia, uma das idealizadoras do concurso, discente do curso de
graduação em psicologia da PUC-SP e idealizadora da Virada da Maturidade, a
sociedade carece de iniciativas intergeracionais que permitam uma reflexão
aprofundada sobre a relação que se estabelece com os idosos. "Estamos
vivendo uma revolução do envelhecer, momento ideal para mostrar todo o
potencial da maturidade e a importância de todos se prepararem para a etapa
tardia da vida”, explica a especialista em envelhecimento.
Os maduros estão sendo protagonistas de uma grande revolução que não está
sendo percebida, porque envelhecer é uma novidade. Segundo Layla Vallias,
cofundadora da Hype60+ e coordenadora da pesquisa Tsunami Prateado, por mais
que pareça uma contradição classificar a longevidade como uma novidade, o fato
é que estamos vivendo mais e nos deparando com os desafios e paradigmas antigos
sobre a idade. "Hoje, a economia prateada movimenta globalmente US$ 7
trilhões, sendo a terceira maior atividade econômica do mundo. É notório que a
sociedade tem que passar a enxergar a longevidade como oportunidade para
fortalecer as sociedades e as econômicas, também. Nesse contexto,
representatividade importa muito. Temos que ampliar e oxigenar o nosso
repertório sobre o cidadão maduro; lançar um novo olhar e enxergar para além
dos estereótipos. Por isso, o Prêmio Bem Envelhecer é tão
relevante e repleto de significado", afirma Layla, que também coordena a
premiação.
O Prêmio Bem Envelhecerconta com a adesão micro
influenciadores como Maya Santana, fundadora da página 50 e mais com mais de
100.000 seguidores no Facebook (http://www.50emais.com.br); Avós da
Razão – programa no YouTube apresentado por Gilda, 76 anos, Sonia, 80
anos e Helena, 90 anos que respondem perguntas enviadas pelos internautas por
meio de vídeos, áudios e mensagens mandados pelo WhatsApp
(https://www.youtube.com/ channel/UCPaLH- 5sjIoxe6Cm1llYtjA);
Rosangela Carvalho Marcondes, fundadora e blogueira da página Domingo
Açucarado, no Facebook, com mais de 150.000 seguidores e It Avós, no
Instagram; e Silvia Fernandes, fundadora e instagrammer do perfil
@silviarumoaos60, com quase 40 mil seguidores (https://www.instagram.com/ silviarumoaos60/).
O Prêmio Bem Envelheceré organizado pelo Projeto Velho
Amigo, Intemsa e Hype60+. A segunda edição do concurso acontecerá com o apoio
do @instamission, um projeto sobre conexão - com você mesmo, com o outro e com
o mundo - que acontece por meio de missões e jornadas no aplicativo Instagram.
A iniciativa conta com o apoio da Virada da Maturidade, Instituto Jatobás e São
Joaquim Apoio à Maturidade e Rede-Comunidade.
SOBRE:
PROJETO
VELHO AMIGO |O Projeto Velho Amigo é uma associação sem fins
lucrativos que desde 1999 contribui para inclusão social do idoso, realizando
ações de assistência, engajamento para valorização e inclusão dos idosos na
sociedade e campanhas que protagonizam a causa da discriminação etária. A ONG
atende 18 instituições filantrópicas e gerencia 1 núcleo de convivência de
idosos na comunidade de Heliópolis atendendo 1700 idosos. http://www.velhoamigo.org.br
HYPE60+ | Consultoria de marketing especializada no
consumidor sênior que ajuda empresas, marcas e organizações a criar melhores
produtos, serviços e experiências, sempre pelo ponto de vista dos maduros. A
trajetória da empresa começou com o Amo Minha Idade, uma comunidade digital com
cerca de 9 mil seguidores seniores. Dessa vivência, nasceu o Hype60+,
oferecendo serviços que vão da estratégia de comunicação ao desenvolvimento de
produtos para empresas que desejam se relacionar melhor com o público sênior.
Entre os projetos já realizados estão clientes como o grupo Drogaria São Paulo
e Pacheco, Nestlé, Kimberly Clark e SulAmérica. Mais informações: http://hype60mais.com.br/.
@INSTAMISSION |O @instamission é pioneiro na criação de
missões fotográficas e de promoções comerciais no Instagram. Seu nome e marca
registrados se transformaram em um sinônimo de ações em sua categoria e um case
de sucesso nacional. Desde 2011, já foi patrocinado por mais de 200 das maiores
marcas do Brasil e do mundo e já impactou positivamente a vida de milhares de
pessoas. É um projeto da Contente, empresa que trabalha a serviço da conexão
entre as pessoas e marcas, sempre com o objetivo de construir a #ainternetqueagentequer.
Fonte:
Assessoria de Imprensa
Postar um comentário