SESC INICIA TEMPORADA 2019 DO ARTE DA PALAVRA


O Arte da Palavra – Rede Sesc de Leituras chega a sua terceira edição em março. Até dezembro, 84 artistas – como escritores, poetas, rappers, slammers, contadores de histórias, entre outros – percorrerão 93 cidades. Promovido pelo Sesc, o circuito nacional promoverá diferentes ações da cadeia da literatura, desde a formação e divulgação de novos autores, até a valorização das obras e escritores brasileiros e formas de produção literária. A programação inclui bate-papos, oficinas e apresentações poéticas.

Entre os destaques deste ano estão: o carioca Raphael Montes, autor de livros policiais; a escritora gaúcha Luisa Geisler, revelada pelo Prêmio Sesc de Literatura; a jovem poeta e slammer de Brasília Meimei Bastos; a autora paraense de literatura indígena Marcia Kambeba; o poeta paulista multifacetado André Vallias; e o contador de histórias Francisco Gregório Filho.

 Sempre buscando evidenciar a literatura nacional, o Arte da Palavra é dividido em três Circuitos: Autores, voltado para divulgação de escritores; Oralidades, para contadores de histórias, saraus e apresentações que mesclam poesia com outras manifestações artísticas; e Criação Literária, que será composto por oficinas variadas, com o objetivo de exercitar a prática da escrita nas suas diferentes manifestações e também criar leitores com maior bagagem.

Lançado em 2017, o Arte da Palavra conta com uma curadoria coletiva, realizada por especialistas do Sesc de todo o país, que selecionam os escritores de Norte a Sul para participarem do circuito. No ano passado, cerca de 30 mil pessoas foram contempladas diretamente.

Números da falta de leitura

De acordo com, a pesquisa do IBOPE, a leitura ficou em 10º lugar quando o assunto é o que gosta de fazer no tempo livre. Perdeu para assistir televisão (73%).

Em segundo lugar, a preferência é por ouvir música (60%). Depois aparecem usar a internet (47%), reunir-se com amigos ou família ou sair com amigos (45%), assistir vídeos ou filmes em casa (44%), usar WhatsApp outros anos da pesquisa: 2007 (77%) e 2011 (85%). (43%), escrever (40%), usar Facebook, Twitter ou Instagram (35%), ler jornais, revistas ou notícias (24%), ler livros em papel ou livros digitais (24%) – mesmo índice de praticar esporte.

Perdem para a leitura de um livro: desenhar, pintar, fazer artesanato ou trabalhos manuais (15%), ir a bares, restaurantes ou shows (14%), jogar games ou videogames (12%), ir ao cinema, teatro, concertos, museus ou exposições (6%), não fazer nada, descansar ou dormir (15%).

Fonte/Foto-reprodução/divulgação: Assessoria de Imprensa – Legenda: Ruberval Cunha - arte da palavra 2018.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem