JAIR OLIVEIRA PROPÕE A BUSCA DA LUZ INTERIOR POR MEIO DA FOTOGRAFIA EM DISCO INÉDITO GRAVADO NOS EUA


A metáfora do hábito de fotografar a si mesmo como forma de projetar a sua luz interior é o conceito do novo álbum de Jair Oliveira. Primeiro disco autoral e inédito do cantor, compositor e produtor musical em oito anos, ‘Selfie’ reúne treze faixas compostas e produzidas em Nova Iorque (EUA), cidade onde o artista mora com a esposa e as duas filhas desde 2018. O trabalho chega às plataformas de streaming e lojas digitais de música.

De acordo com o artista, ‘Selfie’ é o álbum mais íntimo com canções que revelam detalhes de sua personalidade, dentre os setes trabalhos anteriores lançados em carreira solo. “Obviamente, algumas das minhas composições anteriores abordaram algo sobre mim. Mas neste novo projeto, eu quis dividir propositalmente o que aprendo no dia a dia com auxílio da reflexão, da terapia e da meditação sobre conquistas, perdas e a existência individual e coletiva, por meio da observação de personagens e de mim mesmo”, conta.

A reflexão proposta pelo artista tem como objetivo a busca pela luz. Esse conceito está presente em todas as composições que formam o disco. “São músicas que se conectam entre si, com referências ao roteiro cinematográfico que imaginei para o álbum e à fotografia, por uma viagem ao universo das luzes em um mundo iluminado, mas que a gente não enxerga muito bem”, explica. Jair acrescenta: “Costumamos contemplar a luzes externas, mas não olhamos a nossa claridade interior que tende a ficar trancafiada e escondida”.

A primeira faixa do projeto, ‘Seres Incríveis’, que chegou a ser cogitada para batizar o álbum, alerta para o cotidiano comum às pessoas, jogando luz em suas extraordinariedades mundanas. “Escrevi a letra ao presenciar a atriz Morena Baccarin, conhecida pela atuação na franquia Deadpool, caminhando com sua filha pequena pelas ruas de Nova Iorque. Quero mostrar como todos nós, famosos ou não, temos de batalhar no dia a dia e por isso mesmo nos tornamos estes seres incríveis”, afirma Jair.

Em ‘Vida Divina’ composta para o projeto “Músicas para Sempre”, Jair Oliveira inspirou-se nos fatos vividos por Dona Divina que apresentava sintomas da síndrome de Alzheimer. “Extraí alguns momentos importantes da vida dessa pessoa em uma letra que busca estimular lembranças depositadas em sua memória afetiva. Alguns desses temas são o nascimento em Nova Lima (MG), o gosto pela cozinha e por temperos, o encontro inusitado com o marido e o nascimento de suas filhas”, conta.

O cantor afirma que ‘When I’m All Alone’ e ‘Luzes’ são as músicas do disco que mais simbolizam a desatenção de nossa sociedade com as questões interiores; as luzes que iluminam nossas decisões e sentimentos. A faixa ‘Agora’ trata do poder de viver o presente, trazendo luz para o momento atual. ‘Labirinto’ apresenta uma visão bastante otimista de como encontrar luz no fim do túnel em tempos em que ansiedades e angústias estão constantemente presentes em centenas de milhares de mentes e corações.

A canção ‘O Sorriso’ foi composta na madrugada do velório do pai do artista, Jair Rodrigues, em 9 de maio de 2014. A letra eterniza um dos principais legados e marca registrada de Jairzão. “Homenageio as pessoas que decidem sorrir para a vida e vivê-la em sua plenitude, assim como fez Jair Rodrigues que, recorrentemente, afirmava que se não era o homem mais feliz do mundo, era certamente um deles”, conta Jair Oliveira.

‘Selfie’ é o primeiro disco da carreira de Jair Oliveira gravado fora do Brasil e feito por meio de coprodução. O guitarrista Rogério Leão é quem assina os arranjos musicais e a produção em parceria com o cantor. O estilo do álbum transita entre a MPB e a sonoridade urbana de Nova Iorque, com participações de músicos de várias cidades do mundo radicados nos EUA: O argentino vencedor do Grammy Latino Marcelo Woloski (percussionista da famosa banda Snarky Puppy), os brasileiros Romero Lubambo (guitarra e violão), Chico Pinheiro (guitarra) e Zé Luiz (saxofone tenor), entre outros.

O trabalho foi gravado e mixado no Flux Studios, estúdio pelo qual já passaram astros da música internacional, como Shakira, Jennifer Lopez e David Crosby. O disco ‘Selfie’ é um lançamento da S de Samba, gravadora e produtora musical de Jair Oliveira, com distribuição digital da Ditto Music.

Projetos paralelos

Jair Oliveira segue com projetos paralelos direcionados ao público infantil e aos fãs do trabalho de seu pai. Ele é responsável pela composição e produção das músicas de ‘Grandes Pequeninos’, projeto infantil com temática sobre paternidade e maternidade liderado pelo artista junto com sua esposa Tania Khalil e as duas filhas pequenas do casal. O projeto que já foi nomeado ao Grammy Latino envolve discos, livros, espetáculos músico-teatrais, programa de TV, conteúdo para internet e produtos licenciados.

O músico está envolvido na produção de dois documentários inéditos que vão retratar a trajetória do pai Jair Rodrigues, cujo aniversário de 80 anos de nascimento foi celebrado no último dia 6 de fevereiro. Tratam-se de ‘Deixa que Digam’, produzido pela Confeitaria de Cinema e com direção de Rubens Rewald, e ‘Jairzão – O Documentário’ da Santa Rita Filme e Cantarolar Produções com direção de Alexandre Sorriso. Ambos os projetos estão previstos para serem lançados no segundo semestre do ano em cinema, TV por assinatura e plataformas de streaming.

Jair Oliveira também se prepara para gravação de registro em DVD de show comemorativo do projeto ‘Os Filhos dos Caras’. Trata-se de um encontro de filhos de ícones da música popular brasileira com o objetivo de homenagear a obra de seus respectivos pais com releituras de canções. Além de Jair Oliveira, o projeto tem as participações de Luciana Mello, Wilson Simoninha, Max de Castro e Léo Maia.

FAIXAS ‘SELFIE’

1. Seres Incríveis
Composição, voz, violão, snaps: Jair Oliveira; Guitarras: Rogério Leão; Baixo: Robinho Tavares; Bateria: Lúcio Vieira; Percussão: Marcelo Woloski e Arranjo: Jair Oliveira e Rogério Leão.

2. Desejos e Fatos
Composição, Voz, violão, assobio: Jair Oliveira; Violão Aço, Guitarra, Glockenspiel: Rogério Leão; Baixo: Robinho Tavares; Bateria: Lúcio Vieira e Arranjo: Jair Oliveira e Rogério Leão.

3. Luz e Paz
Composição, Voz, violão: Jair Oliveira; Guitarras e programação: Rogério Leão; Baixo: Guto Wirth; Bateria: Lúcio Vieira; Percussão: Jotaerre e Arranjo: Jair Oliveira e Rogério Leão.

4. Labirinto
Composição, Voz, violão aço: Jair Oliveira; Bow guitar, guitarras, programação: Rogério Leão; Baixo: Robinho Tavares; Bateria: Lúcio Vieira; Percussão: Marcelo Woloski e Arranjo: Jair Oliveira e Rogério Leão.

5. Agora
Composição, Voz, violão: Jair Oliveira; Guitarras, programação: Rogério Leão; Piano e teclados: Ivo Senra e Arranjo: Jair Oliveira e Rogério Leão.

6. Luzes – participação especial Zé Luis
Composição, Voz, violão e programação: Jair Oliveira; Guitarras: Rogério Leão; Baixo: Robinho Tavares; Percussão: Marcelo Woloski; Saxofone e participação especial: Zé Luis e Arranjo: Jair Oliveira e Rogério Leão.

7. Vai Dar Praia – participação especial Chico Pinheiro
Composição, Voz, violão de aço e programação: Jair Oliveira; Baixo: Guto Wirth; Bateria: Lúcio Vieira; Guitarra solo e participação especial: Chico Pinheiro; Arranjo: Jair Oliveira e Rogério Leão.

8. Se Joga
Composição, Voz, violão: Jair Oliveira; Baixo: Robinho Tavares; Bateria, percussão: Jotaerre; Vocais: Lisa Kalil, Rogério Leão, Jamile Staevie, Jones Krahl e Arranjo: Jair Oliveira.

9. Vida Divina – participação especial: Jorge Continentino
Composição, Voz, programação: Jair Oliveira; Violão e programação: Rodrigo Monteiro; Guitarras e baixo: Rogério Leão; Percussão: Marcelo Woloski; Pífano e participação esp: Jorge Continentino e Arranjo: Rodrigo Monteiro, Jair Oliveira e Rogério Leão.

10. Boa Praça
Composição, Voz, violão: Jair Oliveira; Cavaquinho e Violão 7: Wesley Amorim; Percussão: Marcelo Woloski e Jotaerre e Arranjo: Jair Oliveira e Rogério Leão.

11. O Sorriso – participação especial: Romero Lubambo
Composição, Voz: Jair Oliveira; Violões e participação especial: Romero Lubambo e Arranjo: Jair Oliveira e Romero Lubambo.

12. St. Anthony – participação especial: Sylvie Lewis
Composição, Vozes e violões: Jair Oliveira e Sylvie Lewis; Gravação e mixagem: Tileyard Studios (Londres UK) por Andreas Eide Larsen; Arranjos e produção: Sylvie Lewis e Andreas Eide Larsen

13. When I’m All Alone – Stay tuned
Composição, Voz, violão e arranjo: Jair Oliveira

FICHA TÉCNICA ‘SELFIE’

Produção: Jair Oliveira (S de Samba) e Rogério Leão (7csny)

Gravação: Flux Studios (NYC) e S de Samba (SP)

Técnicos de gravação: Rogério Leão, Joey Wunsch, Antônio Kbrência, Edu Barbosa

Mixagem: Guilherme Tettamanti (Studio 94 – Windermere EUA)

Masterização: André Dias na Post Modern Mastering (RJ)

Design Gráfico: Felipe Bauer

Fotos: Carol Biazotto

Produção Executiva: Jair Oliveira

Coordenação financeira: Simone Rodrigues

Coordenação de produção: Thomaz Cardoso e Cida Rodrigues

Foto ‘Selfie’ | Crédito: Carol Biazotto

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem