A música está presente no dia a dia das pessoas e
entre os ouvintes de rádios é quase uma unanimidade: 93% deles dizem escutar
música, segundo dados do Target Group Index. Mas quais os hits musicais mais
sintonizados no rádio? Para entender os gêneros de música consumido nas rádios
brasileiras, a Kantar IBOPE Media e a Crowley, empresa especializada em
monitoramento eletrônico de broadcast de áudio, realizaram estudo que combina a
medição de audiência do meio e a execução de músicas em 13 regiões metropolitanas,
levando em conta dados de 150 emissoras, de janeiro a abril deste ano.
"A música está presente na jornada do
consumidor, no trânsito, no trabalho e em casa. Entender quais gêneros,
artistas e músicas engajam o maior número de ouvintes é essencial para a
estratégia de programação das emissoras de rádio", afirma Adriana Favaro, Diretora Comercial de Veículos da Kantar IBOPE Media.
Foram identificados 62,9 bilhões de impactos, sendo
que, destes, 72% correspondem a músicas nacionais. O gênero sertanejo,
representado por 7 dos 10 artistas mais escutados nas rádios, lidera com mais
de 18 bilhões de impactos, 67% maior que o pop internacional, segundo colocado,
e o gospel, impulsionado pela liderança local no Rio de Janeiro, ocupa o
terceiro lugar superando gêneros como MPB, Pagode e Pop Rock.
Gêneros na Rádio
O estudo mostra que as músicas nacionais são as
queridinhas: Atrasadinha, de Felipe Araújo com participação de Ferrugem, foi a
mais ouvida no período. A música internacional mais ouvida, Havanna de Camila
Cabello, ficou na 28ª colocação geral, atrás dos gêneros nacionais: sertanejos,
pop e pagode.
RK
|
Artista
|
Música
|
Impactos
|
1
|
FELIPE ARAUJO
|
ATRASADINHA
|
486.149.606
|
2
|
LUAN SANTANA
|
VINGANÇA
|
360.942.877
|
3
|
WESLEY SAFADÃO
|
SÓ PRA CASTIGAR
|
308.812.106
|
4
|
GABRIEL DINIZ
|
JENIFER
|
295.746.735
|
5
|
ZÉ NETO & CRISTIANO
|
NOTIFICAÇÃO PREFERIDA
|
290.702.476
|
6
|
DILSINHO
|
PÉSSIMO NEGÓCIO
|
288.044.474
|
7
|
MARCIA FELLIPE
|
QUEM ME DERA
|
283.720.974
|
8
|
GUSTAVO MIOTO
|
SOLTEIRO NAO TRAI
|
279.036.215
|
9
|
GUSTTAVO LIMA
|
ZÉ DA RECAÍDA
|
269.929.663
|
10
|
DIEGO & VICTOR HUGO
|
INFARTO
|
265.355.372
|
11
|
HENRIQUE & JULIANO
|
QUEM PEGOU, PEGOU
|
245.670.967
|
12
|
MAIARA & MARAISA
|
NÃO ABRO MÃO
|
244.887.562
|
13
|
GUSTTAVO LIMA
|
APELIDO CARINHOSO
|
243.829.476
|
14
|
LUDMILLA
|
CLICHE
|
237.337.356
|
15
|
MARILIA MENDONÇA
|
CIUMEIRA
|
228.325.145
|
16
|
FERRUGEM
|
CHOPP GAROTINHO
|
221.266.710
|
17
|
ZÉ NETO & CRISTIANO
|
ESTADO DECADENTE
|
219.579.166
|
18
|
MELIM
|
OUVI DIZER
|
219.299.451
|
19
|
GUSTTAVO LIMA
|
CEM MIL
|
207.723.875
|
20
|
MATHEUS & KAUAN
|
CERVEJA, SAL E LIMÃO
|
204.966.710
|
21
|
VITOR KLEY
|
O SOL
|
200.873.480
|
22
|
MARILIA MENDONÇA
|
BEM PIOR QUE EU
|
198.506.926
|
23
|
ZÉ NETO & CRISTIANO
|
LARGADO AS TRAÇAS
|
196.754.809
|
24
|
LUCAS LUCCO
|
POSTO 24 HORAS
|
187.202.447
|
25
|
LUAN SANTANA
|
SOFAZINHO
|
186.420.502
|
26
|
JORGE & MATEUS
|
TRINCADINHO
|
184.043.812
|
27
|
TURMA DO PAGODE
|
PESQUISA NO GOOGLE
|
182.832.217
|
28
|
CAMILA CABELLO
|
HAVANA
|
173.036.000
|
29
|
JORGE & MATEUS
|
PROPAGANDA
|
170.183.887
|
30
|
YASMIN SANTOS
|
PRONTA PRA TRAIR
|
168.374.864
|
"Compreender o panorama de consumo de músicas
e artistas permite que a indústria de mídia e entretenimento refine a oferta de
conteúdos e em seus planejamentos de comunicação e de atuação dos mais diversos
artistas", salienta Eduardo Bonadio, diretor corporativo Brasil da
Crowley.
-------
Fontes dos dados: GRP Música | Kantar IBOPE
Media e Crowley | jan-abr/2019 | cobertura: 150 emissoras | 11 regiões
metropolitanas Kantar IBOPE media + Distrito Federal + Campinas | segunda a
sexta | 7h-19h.
Target Group Index (BR TG 2019 I (2018 1s + 2018 2s) - Filtro: Ouvintes Rádio U30d - Ouviu Música no Rádio U30d
Target Group Index (BR TG 2019 I (2018 1s + 2018 2s) - Filtro: Ouvintes Rádio U30d - Ouviu Música no Rádio U30d
Sobre
Kantar IBOPE Media
Kantar IBOPE Media
A Kantar IBOPE Media faz parte da Kantar, líder
global em dados, insights e consultoria. Oferecemos as mais abrangentes e
precisas informações sobre consumo, desempenho e investimento de mídia,
provendo aos clientes da América Latina dados para a melhor tomada de decisão.
A Kantar IBOPE Media conta com aproximadamente 3.500 colaboradores e possui
operações em 15 países latino-americanos.
Kantar
A Kantar é líder global em dados, insights e
consultoria. Somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem,
compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o
conhecimento humano com tecnologias avançadas, as 30.000 pessoas que trabalham
na Kantar contribuem para o sucesso e crescimento das principais organizações
do mundo.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Postar um comentário