MÚSICA NACIONAL É A MAIS OUVIDA NAS RÁDIOS BRASILEIRAS EM 2019


A música está presente no dia a dia das pessoas e entre os ouvintes de rádios é quase uma unanimidade: 93% deles dizem escutar música, segundo dados do Target Group Index. Mas quais os hits musicais mais sintonizados no rádio? Para entender os gêneros de música consumido nas rádios brasileiras, a Kantar IBOPE Media e a Crowley, empresa especializada em monitoramento eletrônico de broadcast de áudio, realizaram estudo que combina a medição de audiência do meio e a execução de músicas em 13 regiões metropolitanas, levando em conta dados de 150 emissoras, de janeiro a abril deste ano.

"A música está presente na jornada do consumidor, no trânsito, no trabalho e em casa. Entender quais gêneros, artistas e músicas engajam o maior número de ouvintes é essencial para a estratégia de programação das emissoras de rádio", afirma Adriana Favaro, Diretora Comercial de Veículos da Kantar IBOPE Media.

Foram identificados 62,9 bilhões de impactos, sendo que, destes, 72% correspondem a músicas nacionais. O gênero sertanejo, representado por 7 dos 10 artistas mais escutados nas rádios, lidera com mais de 18 bilhões de impactos, 67% maior que o pop internacional, segundo colocado, e o gospel, impulsionado pela liderança local no Rio de Janeiro, ocupa o terceiro lugar superando gêneros como MPB, Pagode e Pop Rock.

Gêneros na Rádio

O estudo mostra que as músicas nacionais são as queridinhas: Atrasadinha, de Felipe Araújo com participação de Ferrugem, foi a mais ouvida no período. A música internacional mais ouvida, Havanna de Camila Cabello, ficou na 28ª colocação geral, atrás dos gêneros nacionais: sertanejos, pop e pagode.


RK
Artista
Música
Impactos
1
FELIPE ARAUJO
ATRASADINHA
486.149.606
2
LUAN SANTANA
VINGANÇA
360.942.877
3
WESLEY SAFADÃO
SÓ PRA CASTIGAR
308.812.106
4
GABRIEL DINIZ
JENIFER
295.746.735
5
ZÉ NETO & CRISTIANO
NOTIFICAÇÃO PREFERIDA
290.702.476
6
DILSINHO
PÉSSIMO NEGÓCIO
288.044.474
7
MARCIA FELLIPE
QUEM ME DERA
283.720.974
8
GUSTAVO MIOTO
SOLTEIRO NAO TRAI
279.036.215
9
GUSTTAVO LIMA
ZÉ DA RECAÍDA
269.929.663
10
DIEGO & VICTOR HUGO
INFARTO
265.355.372
11
HENRIQUE & JULIANO
QUEM PEGOU, PEGOU
245.670.967
12
MAIARA & MARAISA
NÃO ABRO MÃO
244.887.562
13
GUSTTAVO LIMA
APELIDO CARINHOSO
243.829.476
14
LUDMILLA
CLICHE
237.337.356
15
MARILIA MENDONÇA
CIUMEIRA
228.325.145
16
FERRUGEM
CHOPP GAROTINHO
221.266.710
17
ZÉ NETO & CRISTIANO
ESTADO DECADENTE
219.579.166
18
MELIM
OUVI DIZER
219.299.451
19
GUSTTAVO LIMA
CEM MIL
207.723.875
20
MATHEUS & KAUAN
CERVEJA, SAL E LIMÃO
204.966.710
21
VITOR KLEY
O SOL
200.873.480
22
MARILIA MENDONÇA
BEM PIOR QUE EU
198.506.926
23
ZÉ NETO & CRISTIANO
LARGADO AS TRAÇAS
196.754.809
24
LUCAS LUCCO
POSTO 24 HORAS
187.202.447
25
LUAN SANTANA
SOFAZINHO
186.420.502
26
JORGE & MATEUS
TRINCADINHO
184.043.812
27
TURMA DO PAGODE
PESQUISA NO GOOGLE
182.832.217
28
CAMILA CABELLO
HAVANA
173.036.000
29
JORGE & MATEUS
PROPAGANDA
170.183.887
30
YASMIN SANTOS
PRONTA PRA TRAIR
168.374.864

"Compreender o panorama de consumo de músicas e artistas permite que a indústria de mídia e entretenimento refine a oferta de conteúdos e em seus planejamentos de comunicação e de atuação dos mais diversos artistas", salienta Eduardo Bonadio, diretor corporativo Brasil da Crowley.
-------
Fontes dos dados: GRP Música | Kantar IBOPE Media e Crowley | jan-abr/2019 | cobertura: 150 emissoras | 11 regiões metropolitanas Kantar IBOPE media + Distrito Federal + Campinas | segunda a sexta | 7h-19h.

Target Group Index (BR TG 2019 I (2018 1s + 2018 2s) - Filtro: Ouvintes Rádio U30d - Ouviu Música no Rádio U30d

Sobre

Kantar IBOPE Media

A Kantar IBOPE Media faz parte da Kantar, líder global em dados, insights e consultoria. Oferecemos as mais abrangentes e precisas informações sobre consumo, desempenho e investimento de mídia, provendo aos clientes da América Latina dados para a melhor tomada de decisão. A Kantar IBOPE Media conta com aproximadamente 3.500 colaboradores e possui operações em 15 países latino-americanos.

Kantar

A Kantar é líder global em dados, insights e consultoria. Somos a empresa que mais entende como as pessoas pensam, sentem, compram, compartilham, escolhem e veem. Ao combinar nossa experiência sobre o conhecimento humano com tecnologias avançadas, as 30.000 pessoas que trabalham na Kantar contribuem para o sucesso e crescimento das principais organizações do mundo.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem