ARTE EM NY - HOUSSEIN JAROUCHE EXPÕE EM MOSTRA INDIVIDUAL NA TAGLIALATELLA GALLERY


Entre os dias 27 de junho e 15 de julho, o artista Houssein Jarouche apresenta a mostra individual"Life Signs" na Taglialatella Gallery no Chelsea, em Nova Iorque. A nova série de Jarouche é o ápice de um vocabulário semântico que ele vem construindo nos últimos anos. Nela a sua obsessão por fitas adesivas, elemento principal que o conecta ao universo pop, a comunicação direta e o caráter semiótico demonstram um claro questionamento sobre conflitos atuais e questões históricas no Oriente Médio, sua terra de origem e outras regiões.

Neste trabalho, o artista vincula uma pesquisa de arabescos associados a palavras de ordem e paz. São colagens que remetem à serigrafias panfletárias de teor político, muito comuns da vanguarda figurativa na América Latina da década de 1960, mas que neste momento mostra fatos atuais da sociedade global e sua complexidade.

O elemento hexagonal é o foco dessa série, que ao ser abstraído e deslocado de sua função como base do decorativismo, se torna elemento primário de sinalização universal. Com palavras de ordem, o artista chama a atenção para a conscientização da realidade que vivemos hoje. Fundindo a geometria oriental com uma construção imagética da pop art ocidental, há uma forte demarcação do pensamento geopolítico e crítico de Jarouche nas obras, que tem na sua origem o alicerce e ao mesmo tempo o contraponto de sua visão estética.

Arte islâmica

Bebendo da fonte da arte islâmica com sua tendência para o abstracionismo, o artista originou-se como uma transgressão sutil, quebrando paradigmas e abrindo vertentes, o que não tardou para se tornar o ponto fundamental estilístico de seu trabalho.

Sua arte sintetiza sua biografia, na qual suas origens convivem ativamente e em harmonia com o mundo ocidental. Segundo o historiador Ibn Rashek "os árabes reservam para si a arte do verbo" e é exatamente esse ponto que liga os dois universos, a palavra, seus símbolos e signos. A arte de Jarouche privilegia o léxico, seja nas fitas adesivas com palavras impressas, seja nas serigrafias ou nas colagens. A mensagem é de um homem contemporâneo atento ao seu tempo.

Sobre:

Artista

Houssein Jarouche (São Paulo, 1973) iniciou essa vertente de seu trabalho explorando o uso de fitas adesivas para reparos. Aplicava-as em diferentes suportes, desde coberturas desgastadas, que precisavam de conserto, pisos rachados e até mesmo em buracos nas paredes. Chegou a fazer intervenções em mobiliários como mesas e cadeiras. Percebendo que o material se funde naturalmente com qualquer superfície, começou a experimentar em diversas plataformas como papel, formica, alumínio, entre outras. Fazendo um trabalho totalmente manual, os arranjos geométricos, notáveis em sua produção, foram aprimorados por meio de estudos de perspectiva e design, vezes inspirados em padrões geométricos islâmicos, vezes inspirados no neoconcretismo estabelecendo direta conexão com seu passado e presente cultural. O artista ainda faz colaborações em pop art com pseudônimo H73.

Taglialatella Gallery

Desde que Dominic J. Taglialatella abriu sua primeira galeria em 1978, a marca Taglialatella tem sido sinônimo de arte moderna e contemporânea, oferecendo expertise em diversos gêneros e se especializando nos movimentos pop e street art.

Com quatro décadas de sucesso, a Taglialatella se expandiu para locais em Nova York, Palm Beach, Paris (França) e, mais recentemente, lançou um local em Toronto (Canadá) em parceria com Charles Khabouth e Danny Soberano da Ink Entertainment. A Taglialatella Galleries tem hospedado muitos eventos exclusivos para marcas corporativas e criativas ao longo dos anos, incluindo a recente festa de lançamento Jimmy Choo x Off-White durante a semana de moda de Nova York em fevereiro de 2018, ostentando uma impressionante lista de celebridades.

SERVIÇO

"Life Signs" Houssein Jarouche na Taglialatella Gallery

229 Tenth Avenue, New York New York 10011

Abertura: 27 de junho

Período expositivo: de 27 de junho até 15 de julho de 2019

Mais informações em www.taglialatellagalleries.com/

Fonte/Imagens-reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa – Legenda: *Obra "Stop Sign" * Obra do artista Houssein Jarouche * Obra da exposição Life Signs

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem