Grandes
ídolos, torcidas a mil, competições emocionantes e adrenalina ao
máximo são ingredientes indispensáveis de qualquer boa disputa esportiva,
seja ela no mundo real ou virtual. Agora, uma novidade vai incluir ainda mais
paixões nesta receita: os Jogos Escolares Eletrônicos –
JEE. O campeonato, destinado a jogadores amadores de 15 a 17
anos e aberto a escolas de todo o país, é uma
iniciativa da Unidade de Esportes do Grupo Globo em
parceria com a Octagon Brasil, agência líder nacional em marketing
esportivo, entretenimento e experiência, com patrocínio da Oi.
A primeira edição dos JEE terá disputas de duas modalidades – Pro
Evolution Soccer (PES) e Just Dance – em um calendário que vai de
julho a novembro.
O objetivo
é fomentar ainda mais o cenário das competições de jogos eletrônicos -
eSports - no país e contribuir para a formação e descoberta
de novos talentos. Os JEE buscam reforçar o papel dos jogos eletrônicos como
ferramenta de transformação e socialização, abrindo
oportunidades para jovens de todo Brasil.
O cadastro
de alunos e escolas e as competições serão feitos no
ambiente virtual. Será necessário que o jogador, ao fazer sua
inscrição, apresente autorização dos pais ou responsáveis e comprovante da situação escolar.
“Os JEE
vão trazer a temática da competição de jogos eletrônicos para o ambiente
escolar, com a proposta de celebrar a cena dos videogames, descobrir novos
talentos, e prestigiar os melhores players - independentemente de
serem meninos ou meninas - que vão representar suas escolas em finais
estaduais e nacionais. Serão os primeiros degraus de um sonho
possível, de um dia tornarem-se Pro-Players, participando das maiores
competições nacionais e internacionais de eSports.”, afirma Leandro Valentim,
head de Novos Negócios da unidade de Esportes do Grupo Globo.
O universo
dos eSports é uma prioridade na estratégia de conteúdo esportivo do Grupo.
Com este lançamento, a empresa reforça o portfólio de projetos e
produtos que já apresenta importantes iniciativas neste segmento: o canal e curadoria
eSporTV, o Prêmio eSports Brasil, a GameXP, a liga universitária
TUES, oGG eSports Summit, o Blast Pro Series São Paulo, e as
iniciativas de conteúdo, como o quadro Start no Esporte
Espetacular, e as principais transmissões de eSports do Brasil,
como o CBLOL e o brasileirão de Rainbow 6 Siege.
Já na
visão de Gabriel Lima, CEO da Octagon Brasil, a competição vem para reforçar o ambiente
dos eSports no país. “Os JEE reforçam o protagonismo cada vez
maior do Brasil no tema. Nossa ambição é fomentar os
esportes eletrônicos junto às instituições de ensino e às
famílias, mostrando como a prática pode ser benéfica para os jovens.
Os eSports já são uma realidade no Brasil e no mundo. Temos
acompanhado esse movimento e estamos nos empenhando para trazer
cada vez mais marcas para o universo dos eSports e mostrar
como o tema pode se encaixar nas estratégias de marketing dessas
empresas."
Internet
de alta velocidade e de qualidade são os ingredientes
fundamentais para uma experiência de sucesso no mundo dos games, até
mesmo para amadores. Essa é exatamente a estratégia da Oi com o produto Oi Fibra,
que está em constante expansão e permite que os clientes que consomem
conteúdo e games naveguem com uma alta performance. “Faz
sentido patrocinar os Jogos Escolares Eletrônicos, ampliando a
atuação da Oi em todo o ecossistema gamer do país,
acompanhando a estratégia de negócio da companhia. Estamos presentes
nesse universo desde o fomento até a disseminação, promovendo
experiência e acesso a conteúdo. Os JEE são uma oportunidade de
democratizar ainda mais o tema e dar visibilidade para a Oi Fibra
em todo o Brasil. Nosso propósito é estar presente no dia a dia
do jovem, proporcionando a ele momentos únicos de entretenimento”, avalia Bruno
Cremona, gerente de Patrocínios e Eventos da Oi. A Oi valoriza
a cultura Geek e o eSports, com o apoio a eventos como
a Game XP, CCXP, o Prêmio eSports e o projeto
Afrogames, uma escola de games voltada para crianças de comunidades, em
Vigário Geral (RJ), além de investir e incentivar plataformas
digitais como o Final Level.
As
modalidades
Com um
cenário bem estabelecido, PES é um dos principais simuladores
de futebol da atualidade, oferecendo os principais times do futebol
brasileiro no game. E, assim como nos gramados reais, o Brasil é
uma referência mundial. Na PES League, circuito competitivo oficial do
game da Konami, os atletas brasileiros têm bastante
visibilidade e sucesso, contando até com um campeão mundial, o paulista
Guilherme "GuiFera".
O Brasil se
consolida cada vez mais também no cenário de Just Dance. Em apenas
três anos, o melhor jogo de dança do mundo superou a marca de um milhão
de unidades no país. O Just Dance, que também faz parte da cena
dos exergames (exercise games), promove uma série de benefícios físicos, e já
começou a ser adotado como atividade em escolas pelo Brasil. A
modalidade ainda conta com um bicampeão mundial, o carioca
Diegho San.
A
dinâmica das competições
Ao se
cadastrar na plataforma, o jogador seleciona a modalidade em que quer
competir e o sistema encontra um oponente de acordo com a
experiência de cada um, de forma a garantir a competitividade entre os
jogadores. As partidas então começam a acontecer, ranqueando os
usuários e revelando os vencedores que vão passando para as
etapas seguintes.
As finais
nacionais de cada modalidade serão disputadas de forma presencial em
novembro, na grande final, que vai juntar todos os campeões estaduais. A
cidade-sede da grande final nacional será anunciada em breve.
Fonte/Imagem-reprodução-divulgação:
Assessoria de Imprensa
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