BUX CLUB: O CLUBE DE LEITURA QUE REÚNE 18 FÃ-CLUBES DE LEITORES


Uma turma louca por livros quer reunir os apaixonados pelo tema e criar uma grande corrente de incentivo à leitura. A experiência literária pretende, ainda, resgatar o velho hábito da curadoria. É o BUX CLUB, projeto no qual todo mês o assinante recebe uma obra que marcou, de alguma forma, a vida de seu ídolo-curador. O melhor da experiência é que, junto com o livro, receberá explicações detalhadas do envolvimento emocional daquela personalidade com a obra e ainda brindes muito bacanas. O projeto, lançado neste 15 de julho, reúne na primeira etapa 18 -clubes de leitores com curadoria de artistas, jornalistas, influenciadores, escritores, apresentadores e ativistas. "O fato de ser o mesmo curador todo mês privilegia a relação com o , com alguém que você confia, oferecendo um sentimento de exclusividade por meio da curadoria", explica o escritor Marcelo Duarte, um dos idealizadores do BUX CLUBe também um dos curadores.

Estão confirmados os -clubes da ex-consulesa da França, Alexandra Loras; dos jornalistas Celso Unzete, Chris Flores e Xico Sá; do empresário Facundo Guerra; da cantora Fernanda Takai e da youtuber Isabella Lubrano; do fundador do Grupo Gaia, João Paulo Pacifico; da pesquisadora Joice Berth; da cartunista Laerte e do escritor e radialista Marcelo Duarte; dos apresentadores Marcos Mion, Mariana Ferrão, Roberta Martinelli e Rodrigo Rodrigues; além do poeta Pedro Gabriel; do especialista em quadrinhos Sidney Gusman e da consultora de estilo Thais Farage. Cada um dos 18 curadores indicará títulos que já leram e estão dentro de sua área de interesse. O leitor escolhe o -clube com o qual se identifica mais e a cada mês é surpreendido por uma obra indicada pelo curador.

Títulos sobre esportes, literatura mundial, poesia, bem-estar, questões de gênero e raça, além de cultura pop, estão nas listas dos 18 -clubes de leitores. Ao clicar no site o assinante fica sabendo que Fernanda Takai, vocalista do Pato Fu, optou, por exemplo, por obras do universo infantil. Já Celso Unzete selecionou livros que têm o futebol como pano de fundo e Marcos Mion quer reunir no seu -clube o público jovem, indicando títulos que tratam de problemas fundamentais da condição humana.

Marcelo Duarte explica que os curadores tiveram total liberdade para selecionar os livros de sua preferência, independentemente da editora. Obras sobre meditação, romances, biografias, histórias de empoderamento feminino e poesia estão na seleção do BUX CLUB. "Mais do que criar um novo canal de divulgação de livros, queremos resgatar o velho hábito de pedir indicações de leitura a pessoas com as quais realmente nos identificamos", completa.

Como funciona:

O kit do BUX CLUB é marcado pelo capricho nos detalhes e pelo respeito na relação ídolo-. Os assinantes receberão, mensalmente, uma caixa identificada com o selo do -clube e cinco itens: o livro escolhido pelo curador com uma sobrecapa personalizada; o encarte com a explicação da escolha da obra e detalhes sobre o autor ou o título; um marcador de página colecionável e um "memo" (memorabília + mimo), definido pelo próprio curador de forma sentimental e muito peculiar.

Valores: Os valores da assinatura variam de R$ 49,90 a R$ 72,90 por mês, dependendo do -clube. Os leitores também terão a oportunidade de adquirir o kit de forma avulsa, mas somente após a entrega do livro do mês de cada -clube.

Para mais informações, acesse: www.buxclub.com.br e no Instagram: @buxcluboficial

Sobre os curadores:

1 - ALEXANDRA LORAS

Digital influencer, consultora em afro-consumo e liderança feminina, e ex-consulesa da França em São Paulo transformou a narrativa de sua vida em uma missão. Alexandra Loras é executiva e comunicadora. Há mais de 20 anos atua na área de transformação pessoal e empresarial com o objetivo de reequilibrar a diversidade étnico-racial de diversas organizações. Atualmente, destaca-se como a única mulher negra CEO de uma multinacional no país: ela comanda a operação da TRACE TV no Brasil.

2 - CELSO UNZELTE

O jornalista e professor universitário é comentarista da ESPN Brasil e do programa Cartão Verde, da TV Cultura. Iniciou a carreira como repórter na revista Placar, em 1990, e especializou-se na área de esportes, com ênfase na pesquisa histórica. Tem 15 livros publicados, entre os quais: O livro de ouro do futebol (2002), Jornalismo esportivo - Relatos de uma paixão (2009) eDerby 100 anos: Corinthians x Palmeiras (2017).

3 - CHRIS FLORES

Apresentadora dos programas "Fábrica de Casamentos", "BBQ Brasil" e "5 Looks" - exibidos nos canais Discovery Home & Health e SBT - trabalhou, anteriormente, em grandes grupos de comunicação, como Folha de S. Paulo, Editora Abril e Rede Record. Em 2013, escreveu o livro Um bebê em casa, com a missão de orientar mães a cuidar da saúde e do bem-estar delas e dos bebês.

4 - FACUNDO GUERRA

Engenheiro, jornalista, doutor em política e empreendedor, fundou 20 negócios de sucesso na capital paulista, entre eles as casas noturnas Vegas e Lions Nightclub, os bares VOLT e Z Carniceria, o Bar dos Arcos, o clube de jazz Blue Note e o espaço Mirante 9 de Julho, que estava abandonado havia décadas. É autor, ainda, de Empreendedorismo para subversivos, publicado em 2017.

5 - FERNANDA TAKAI

Formada em Relações Públicas, a vocalista do Pato Fu já vendeu mais de um milhão de cópias e lançou 18 álbuns e 7 DVDs, incluindo os da carreira solo. Conquistou, ainda, quatro Discos de Ouro e publicou seu primeiro livro, Nunca subestime uma mulherzinha, em 2010. Em 2017, ganhou o Prêmio Jabuti pela colaboração em Kidsbook Itaú Criança, série de e-books infantis.

6 - ISABELLA LUBRANO

Formada em jornalismo pela Cásper Líbero e bacharel em direito pela USP, Isabella criou, em 2014, no YouTube, o canal "Ler antes de morrer" com a meta de ler e resenhar 1001 livros – ou morrer tentando! Os mais de 300 mil inscritos acompanham vídeos exclusivos sobre as principais obras da literatura brasileira e universal, feitos com muito capricho editorial e uma dose de bom humor.

7 - JOÃO PAULO PACIFICO

Sócio-fundador e líder de inspiração do Grupo Gaia, apresenta, na Rádio Globo, o programa "Felicidade iLtda" e mantém a coluna "A tal felicidade" na revista Veja São Paulo. Em 2016, escreveu o livro Onda azul, onde narra sua trajetória rumo à construção do Grupo Gaia. Fundado em 2009, o Grupo Gaia é o maior especialista em securitização do mercado brasileiro, contabilizando mais de 15 bilhões de reais em operações. Por meio da ONG Gaia+, localizada em Piracicaba (SP), o grupo contribui com a educação e a prática esportiva para jovens e crianças carentes.

8 - JOICE BERTH

Arquiteta, mãe, escritora e feminista. Pesquisadora especialista em questões raciais e de gênero e direito à cidade, Joice é autora do livro Empoderamento (2019), que integra a coleção “Feminismos Plurais".

9 - LAERTE

Cartunista e chargista, Laerte é considerada uma das artistas mais importantes da área no país. Ao longo da carreira, participou de diversas publicações como Balão e O Pasquim e escreveu roteiros para programas humorísticos, como TV Pirata, TV Colosso e Sai de Baixo. Também colaborou com as revistas Veja e Istoé, e os jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo. Em 2010, declarou publicamente sua identidade transgênero e, em 2012, ajudou a fundar a Associação Brasileira de Transgêneros (ABRAT). É conhecida pelas tirinhas provocadoras que denunciam o reacionarismo político, a homofobia, o machismo e os problemas sociais do país.

10 - MARCELO DUARTE

Jornalista, escritor e curioso, foi diretor de Redação da revista Placar e apresentador do programa "Loucos por Futebol", na ESPN Brasil. Em 1995, lançou seu primeiro livro, O Guia dos Curiosos, almanaque que deu origem a uma coleção já com nove volumes. Ao todo, tem 29 livros publicados. Hoje, apresenta programas nas rádios Bandeirantes e BandNews FM.

11 - MARCOS MION

Mion passou sua adolescência entre os palcos e as coxias – e um pouco dela na faculdade de filosofia. Só saiu do teatro para atuar na TV, ainda bem jovem, num programa da Rede Globo. De lá para a MTV foi um salto, e aí sua vida se transformou numa montanha-russa. Conquistou recordes de audiência, apresentou programas e VMBs, fez capas de revistas, novelas, filmes, programas de rádio, campanhas publicitárias e muito mais. Mas o troféu mais importante de sua vida é sua família: Suzana, seu grande amor, e os filhos Romeo, Donatella e Stefano. Inspirado neles, escreveu A escova de dentes azul (2017) e Pai de menina (2018).

12 - MARIANA FERRÃO

De 2011 a 2019, a apresentadora esteve à frente do programa "Bem-estar", na Rede Globo. Em 2014, escreveu Os sucos da Mari, livro onde desmistifica algumas verdades e mitos sobre essas bebidas refrescantes. Hoje, se dedica à empresa de consultoria Soul.Me, que fundou em 2008 com o objetivo de ajudar pessoas a incluírem na vida delas aquilo que elas mais amam.

13 - PEDRO GABRIEL

Pedro Gabriel nasceu em N´Djamena, capital do Chade, na África. Chegou ao Brasil aos 12 anos, sem saber falar português. A constante busca pela compreensão da língua acabou virando inspiração para a poesia que segue compondo. Publicitário, inaugurou o perfil "Eu me chamo Antônio", no final de 2012, para compartilhar o que rabiscava com caneta hidrográfica em guardanapos nas noites dos bares do Rio de Janeiro. É autor dos livros Eu me chamo Antônio (2013), Segundo (2014) e Ilustre Poesia (2016).

14 - ROBERTA MARTINELLI

Jornalista especializada na área musical, apresenta o programa "Cultura Livre", na TV Cultura, e o "Som a Pino", na Rádio Eldorado, além de escrever uma coluna semanal no "Caderno 2" do jornal O Estado de S. Paulo.

15 - RODRIGO RODRIGUES

Além do esporte, o apresentador do SporTV e da Rádio Globo tem o cinema e a música como grandes paixões. Guitarrista, criou em 2008 a banda The Soundtrackers, que aposta no repertório baseado em trilhas sonoras de filmes famosos. Escreveu, entre outros títulos, As aventuras da Blitz (2009), Almanaque da música pop no cinema (2012), London London: o único guia para conhecer Londres usando o metrô (2014) e Paris Paris: conheça a cidade luz utilizando o metrô (2016).

16 – SIDNEY GUSMAN

Apaixonado por quadrinhos, o jornalista e corintiano ocupa o cargo de editor na Mauricio de Sousa Produções e no site Universo HQ, no qual apresenta o podcast "Confins do Universo". É considerado um dos maiores especialistas em quadrinhos do país.

17 - THAIS FARAGE

Stylistcreator, feminista e mãe do Miguel, Thais é formada em cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e trabalhou com direção de arte e figurino por oito anos. Hoje é consultora de estilo e mantém um site como plataforma para pensar e escrever sobre moda e pessoas.

18 - XICO SÁ

O jornalista-escritor escreveu, entre outros títulos, Big jato (2012), O livro das mulheres extraordinárias (2014) e Os machões dançaram – Crônicas de amor & sexo em tempos de homens vacilões (2015). É comentarista na SporTV e mantém uma coluna semanal na edição brasileira do jornal El País.

BUX CLUB

O BUX CLUB é um clube de leitura que reúne 18 -clubes de leitoresO diferencial do projeto é que o curador escolhido acompanha o -leitor o ano inteiro. São personalidades da literatura, do jornalismo, da TV, da música, da moda, dos quadrinhos, do mundo empresarial, que estimulam a leitura em seus trabalhos, em suas palestras e em suas redes sociais. Sãapaixonados por livros compartilhando suas melhores leituras com seus maiores fãs! 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem