'FÓRUM VIRADA SUSTENTÁVEL' TRAZ GRANDES NOMES DO MUNDO PARA A 9ª EDIÇÃO DO FESTIVAL EM SÃO PAULO


A 9ª edição da Virada Sustentável em São Paulo será realizada de 22 a 25 de agosto, com mais de 600 atrações em diversos locais nas cinco regiões da cidade. O evento gera ampla visibilidade às iniciativas positivas e inspiradoras da cidade, que trabalham temas como biodiversidade, cidadania, mobilidade urbana, água, direito à cidade, mudanças climáticas, consumo consciente, economia verde entre outros. A Virada Sustentável vem reunindo milhares de pessoas a cada ano, promovendo uma programação recheada de shows, exposições, instalações, palestras, aulas de meditação, cinema ao ar livre, entre outras atividades, todas abertas e gratuitas ao público.

Uma das novidades deste ano é o Fórum Virada Sustentável 2019, programação especial de talks e palestras sobre negócios de impacto, mobilidade urbana, economia colaborativa, economia circular, moda sustentável, mudanças climáticas, meio ambiente e inovação social, entre outros temas. A ocupação toma conta do Unibes Cultural ao longo de dois dias, reunindo mais de 50 atividades e mais de 150 palestrantes, onde será possível conhecer tudo que há de novo sobre respostas e soluções para os desafios contemporâneos da humanidade, além, é claro, de muita arte e celebração. 'Água', 'Alimento', 'Cidades Sustentáveis', 'Economia Circular', 'Empreendedorismo de Impacto', 'Meio Ambiente' e 'Mudanças Climáticas', serão os principais temas abordados nos encontros.

A edição paulistana é mais uma vez alinhada aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), agenda de desenvolvimento assinada por mais de 190 países que tem como objetivo determinar o curso global de ações da sociedade, indivíduos e governos, para acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar geral, proteger o meio ambiente, enfrentar as mudanças climáticas, entre outros, até o ano de 2030.

O Fórum reúne diversos destaques, com um corpo de palestrantes especializados em importantes temáticas que conversam com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU para um mundo melhor até 2030. Porém, a grande atração internacional é o grego Antonis Mavropoulos, Presidente da ISWA (International Solid Waste Association) dia 22/08 (quinta-feira) às 14h no Unibes Cultural.

Antonis Mavropoulos é o fundador e CEO da D-Waste e Presidente da ISWA, criador do termo Wasteless Future, em que discute uma sociedade com reaproveitamento completo do lixo. Ele está envolvido em projetos de gerenciamento de resíduos sólidos há 20 anos, em 20 países e já completou mais de 150 projetos. Seu trabalho de pesquisa lida com globalização, megacidades, aplicativos móveis e o desafio da Internet das Coisas. Ele inventou o Waste Atlas, (www.atlas.d-waste.com) um mapa global interativo de gerenciamento de resíduos que é desenvolvido em cooperação com a GIZ SWEEPNET, a ISWA, a WTERT, a SWAPI e a Leeds University. O tema abordado será a Indústria 4.0, que redefine todas as atividades econômicas e os setores industriais. Somado ao Aquecimento Global, ao Lixo Marinho e à Economia Circular. As ligações entre Economia Circular, Indústria 4.0 e o seu impacto social serão discutidos e analisados através de exemplos. O futuro do nosso planeta está na conexão entre Economia Circular e Indústria 4.0, isso determinará se estamos indo em direção a um planeta com ou sem desperdício.

A apresentação do presidente do programa Portugal Inovação Social, Filipe Almeida, que coordena um dos mais ambiciosos projetos de estímulo ao empreendedorismo social do mundo, será dia 23 de agosto (sexta-feira), das 9h às 10h30 no Unibes Cultural. 'Ecossistema de investimento e negócios de impacto' pretende traçar um panorama do ecossistema de investimento de impacto e sobre as startups que vêm atuando na área no Brasil, com compartilhamento da experiência de desenvolvimento do ecossistema empreendedor em Portugal. Um painel com dados, aprendizados e reflexões para o futuro da área.

Ao executivo do governo português se juntam Beto Scretas, do ICE, especialista em mercado financeiro com foco em mercado de capitais, e Mariana Fonseca, co-fundadora da Pipe Social, vitrine de negócios de impacto no Brasil.

O programa Portugal Inovação Social é pioneiro na Europa e no mundo, e mobiliza cerca de 150 milhões de euros de fundos da União Europeia para o cumprimento da sua missão. O painel tem moderação de Anna de Souza Aranha, diretora do Quintessa, aceleradora de negócios de impacto que dedica-se a estruturar a gestão, impulsionar o crescimento e captar investimento para empresas que resolvem grandes desafios sociais e ambientais. Esta atividade requer inscrição prévia através deste link.
.
O Unibes Cultural também será palco para a WAKE, festa matinal colaborativa que desafia pessoas a reinventarem suas rotinas, um dos destaques da programação. A lógica urbana no dia 23 de agosto, às 7h, é começar o dia de forma inusitada, com uma festa. A proposta é despertar para uma nova realidade e ser um ponto de equilíbrio em meio ao caos da vida urbana.

O YBY Festival da Música Indígena, realiza pocket show e rodas de conversa no dia 23 de Agosto, das 7h30 às 21h, com uma programação especial voltada para arte, filosofia e luta dos povos indígenas. O evento trará shows, rodas de conversa, cultura alimentar tradicional, poesia e feira de artes. O YBY Festival é uma iniciativa da Rádio Yandê, a maior web-rádio indígena do Brasil, com produção da Nossa Terra Firme e direção artística do Núcleo Dubdem. A Rádio tem em sua trajetória marcos importantes como a campanha #SomosTodosGuaraniKaiowa, a divulgação do lançamento do grupo Bro's MCs e a campanha "Índio Não É Fantasia", e agora busca parcerias para demonstrar a cultura indígena contemporânea e suas potencialidades para o Brasil e o mundo.

Parceiros

A Virada Sustentável é apresentada pelo Ministério da Cidadania e Braskem via Lei de Incentivo à Cultura, com realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal e pelo PROMAC (Prefeitura de S. Paulo). Tem patrocínio de Novelis, AMA e Facebook Brasil, co-patrocínio da Liberty Seguros, Mercado Livre e Electrolux e apoio das empresas Ball, CMPC, ISA CTEEP, ValGroup, Instituto Center Norte, Sabesp, Scania, AkzoNobel, além de parceria da Prefeitura de São Paulo, Instituto Alana, Sistema B., Ecofalante, NIC Br, Unibes Cultural. Promoção e Mídia por Globo, Catraca Livre, Hypeness e Otima.

Sobre

O festival Virada Sustentável é o maior evento de sustentabilidade do Brasil. Envolve articulação e participação direta de organizações da sociedade civil, órgãos públicos, coletivos de cultura, movimentos sociais, equipamentos culturais, empresas, escolas e universidades.

Entre os dias 22 e 25 de agosto em centenas de pontos da cidade de São Paulo, a Virada Sustentável 2019 apresenta uma programação inteiramente gratuita com música, teatro, dança, cinema, instalações, exposições, programação de bem-estar e para crianças, além do Fórum Virada Sustentável.

Com edições em cidades como Manaus, Salvador, Porto Alegre e Rio de Janeiro, o evento tem como objetivo apresentar uma visão positiva e inspiradora sobre a sustentabilidade e seus diferentes temas para a população, além de reforçar as redes de transformação e impacto social existentes nas diferentes cidades. A concepção temática do festival é atualmente lastreada nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, definidos pela ONU, que são também os princípios que orientam a programação do festival em todas as cidades.

Confira a programação completa a partir de 06 de agosto em www.viradasustentavel.org.br

É possível montar seu roteiro de palestras, que estão organizadas abaixo por temas:

ÁGUA:

O Desafio do Rio Pinheiros

Dia 22 de agosto

Das 14h às 15h30

ODS 6

Oferecimento Sabesp

Sobre:A despoluição do Rio Pinheiros é possível? Quais são os principais desafios e entraves para que isso aconteça? Quanto tempo levará? Essas são algumas das questões a serem debatidas no painel O Desafio do Rio Pinheiros, com presença de especialistas e convidados relacionados ao tema, apontando caminhos e soluções para um dos maiores desafios de gestão urbana da cidade de São Paulo.

Painelistas:

Edilaine Muniz Pereira - Limpa Brasil:

Fábio Toreta - Sabesp

Malu Ribeiro - SOS Mata Atlântica

Água & Saneamento: Não deixar ninguém pra trás

Dia 23 de agosto

Das 16h às 17h30

ODS 6

Oferecimento AMA

Sobre: Na edição de 2019 do Fórum Virada Sustentável, a Rede Brasil do Pacto Global foi convidada a participar como anfitriã do painel sobre água, tema no qual vem atuando fortemente nos últimos anos, por meio do seu Grupo Temático "Água & Saneamento". No painel, serão discutidos quais são os principais entraves para o atingimento das metas previstas no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 6 (ODS 6) no Brasil. Será discutida a importância da mobilização e criação de projetos em parceria entre diferentes setores (setor privado, ONGs, governo e sociedade civil) para alcançarmos as metas do ODS 6.

Painelistas:

Benedito Braga - Presidente da SABESP

Richard Lee - Head of Sustainability at Cervejaria Ambev

Stela Goldenstein - São Paulo Representative at IFC - International Finance Corporation

Thiago Augusto Terada - Gerente de Responsabilidade Social Corporativa na Aegea Saneamento

ALIMENTO:

Campo e Sustentabilidade

Dia 22 de agosto

Das 16h às 17h30

ODS 2

Sobre:Campo e Sustentabilidade é o nome de um documentário que procura responder as seguintes questões: como enfrentar os desafios do crescimento populacional e produzir alimentos para todos de maneira sustentável? Como é a cadeia de produção de alimentos? A tecnologia e a evolução do agronegócio garantirão a sustentabilidade? O documentário endereça essas questões a produtores rurais, ativistas, pesquisadores e técnicos da sustentabilidade e do agronegócio. O painel terá a exibição de um teaser inédito de 15 minutos com trechos do filme, seguido de debate.

Painelistas:

Fabiana Ferreira Alves - Diretora do Wholesale Banking

Pedro Paulo Diniz - Sócio-Fundador da Fazenda da Toca

Ricardo Abramovay - professor Sênior do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo

Samuel Barreto - Gerente de Água da The Nature Conservancy - TNC

Alimentação Regenerativa: Reconecte-se com sua saúde, valores e com a natureza através do seu prato

Dia 22 de agosto

Das 16h às 17h30

ODS 3

Sobre:Quando falamos de sustentabilidade, avaliamos nossas atitudes pensando em reduzir efeitos negativos no meio. Porém, o tempo para revertermos os prognósticos de desequilíbrios que afetarão a vida na Terra é curto e, por isso, ao invés de apenas minimizarmos impactos, precisamos investir energia para REGENERAR o Planeta! Recobri-lo de verde, reestruturar os biomas naturais, "plantar água" e sequestrar gases poluentes da atmosfera.

Com base em pesquisas, sabemos que a produção agrícola causa vasto rastro de degradação ambiental. A pecuária, que comprovadamente emite mais gases do que todos os meios de transporte somados, é responsável por 70% do desmatamento da Amazônia e também pela contaminação das águas. É hora de rever a geração de alimentos: a natureza nos ensina a viver de forma equilibrada através da retro-alimentação dos sistemas e devemos seguir seus aprendizados. Veremos como a restauração dos ecossistemas e da saúde humana são, de fato, o mesmo caminho.

Painelistas:

Alessandra Luglio

Ana Flávia Borges Badue - Instituto Kairós

Rafael Fernandes - AMMA Chocolate

Comer Bem e Proteger o Planeta: a redução do Desperdício de Alimentos como aliada do desenvolvimento sustentável

Dia 23 de agosto

Das 18h às 19h30

ODS 12
Sobre: Alimentar adequadamente uma população que chegará aos 10 bilhões de pessoas até 2050 é um dos maiores desafios da humanidade. Neste painel, especialistas discutem como o combate ao desperdício de alimentos pode ser um aliado em alimentar melhor o mundo sem destruí-lo.

Painelistas:

Juliana Aparecida Fracarolli - Unicamp

Juliana Elorza - TRIX

Gabriel Monteiro - ONG Banco de Alimentos

Lucio Vicente Silva - Head de Assuntos corporativos e Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil

Patrícia Quadri Coelho - Remelí

Raissa Gradim - Bis2Biz

CIDADES SUSTENTÁVEIS:

Cidades Inteligentes e Sustentáveis: Internet, inovação e impactos tecnológicos

Dia 22 de agosto

Das 11h às 13h

ODS 11

Sobre: As cidades inteligentes e sustentáveis são aquelas que utilizam tecnologias digitais tais como: sensores, câmeras, big data, inteligência artificial, entre outros, com o objetivo de melhorar a gestão de serviços públicos e a qualidade de vida. O objetivo desse painel é discutir quais são as preocupações técnicas e sociais que devemos observar quando falamos em Cidades Inteligentes e Sustentáveis. Venha discutir com grandes especialistas do NIC.br e de Inovação.

Programação

11h00 - Abertura

Demi Getschko - Presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR e representante de Notório Saber em Assunto da Internet do CGI.br.

11h20 - Cidades Inteligentes e Sustentáveis no contexto do Plano Nacional de IoT

Guilherme de Paula Corrêa - Coordenador de Inovação Tecnológica e Produtiva do MCTIC

11h40 - "Indústria 4.0 e Cidades Inteligentes e Sustentáveis"

Glauco Arbix - Professor da USP e do Observatório de Inovação do Instituto de Estudos Avançados

12h00 - "Redes Autônomas e as Cidades Inteligentes e Sustentáveis"-

Milton Kashiwakura - Diretor de Projetos do NIC.br

12h20 - Debate

Moderação: Nelson Fujimoto - Especialista em Inovação

13h00 - Encerramento

Painelistas:

Demi Getschko - Presidente do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR e representante de Notório Saber em Assunto da Internet do CGI.br.

Glauco Arbix - Professor da USP e do Observatório de Inovação do Instituto de Estudos Avançados

Guilherme de Paula Corrêa - Coordenador de Inovação Tecnológica e Produtiva do MCTIC

Milton Kashiwakura - Diretor de Projetos do NIC.br

Um Olhar de Monge para a Cidade

Dia 23 de agosto

Das 9h50 às 10h40

ODS 3

Sobre:Atenção plena é uma técnica milenar de controlar a mente, equilibrar as energias e, através da respiração, ter paz. Mas ela não é só isso. Ela traz uma interação plena com o local onde estamos, e para nós isso é São Paulo. As ruas, as calçadas, as árvores que nos salvam da abundância do concreto, o peso da quadrada arquitetura e as múltiplas figuras humanas que caminham. Para encontrar beleza, a atenção plena, ou mindfulness, é fundamental. Como ser um monge urbano? Como utilizar essas técnicas para abrir o coração da cidade e amar a vida em São Paulo?

Palestrante:

Satyanatha, mestre em meditação que viveu por mais de sete anos em um monastério distante, aprendendo a meditar e encontrando a verdade de si mesmo. Morava em uma cabana, onde aprendeu que a felicidade vem de dentro para fora. Veio ao Brasil para ensinar o que o ajudou tanto. É autor do app Vivo Meditação e colunista da revista Veja SP.

Os Prazeres e Surpresas de Andar em São Paulo

Dia 23 de agosto

Das 9 às 9h40

ODS 11

Sobre:Andar a pé é muito mais do que um modo de se deslocar: é uma maneira de se inspirar, entender a cidade, ver gente, perder-se na multidão e até se conhecer melhor. A palestra vai trazer a ajuda de caminhantes famosos - filósofos e escritores, como Virginia Woolf, Baudelaire e Oswald de Andrade - para inspirar essa caminhada.

Palestrante:

Mauro Calliari é doutor em Urbanismo pela FAU USP, com uma pesquisa voltada à relação do pedestre com a cidade. Em 2016, lançou o livro Espaço Público e Urbanidade e São Paulo, que expressa a difícil relação da cidade com seus espaços ao longo da história e a retomada do desejo de reapropriação nos últimos anos. Mauro é autor do blog Caminhadas Urbanas, no Estadão, que procura trazer o ponto de vista de quem anda na cidade para a discussão das políticas públicas. É palestrante em diversas instituições, coordenador do Conselho da ONG Oficina Municipal, representante no Conselho Municipal de Transportes e membro da ONG Cidadeapé. Mauro acredita que andar a pé é a melhor maneira de explorar a cidade

Biogás no Transporte Sustentável: Solução para lixo e poluição nas cidades

Dia 23 de agosto

Das 11h às 12h30h

ODS 7

Sobre: Neste painel, oferecido pela Scania Latin America, especialistas do setor público e privado discutirão a utilização do biogás como parte da solução para o problema das emissões de gases do efeito estufa nos grandes centros urbanos.

O biogás pode ser obtido a partir de diversos resíduos, oriundos de detritos de lixeiras dos grandes centros urbanos, da agropecuária e outras indústrias e, até mesmo, dos dejetos de tratamento de água e esgoto.

Sendo assim, o potencial de uso do biogás é enorme e a cadeia de transportes tem plenas condições de se apropriar disso, visto que o Brasil já conta com tecnologia e veículos adaptados para abastecimento com biometano – advindo do biogás.

A utilização do biometano como combustível pode contribuir com uma redução de até 90% das emissões de CO2. A utilização de combustíveis alternativos também faz com que o veículo seja mais silencioso.

Outra vantagem do biogás é a de que sua adoção poderá paulatinamente substituir o uso do diesel e da gasolina no transporte, tornando toda a sociedade menos dependente destes combustíveis fósseis. Atualmente, o custo do diesel oscila de acordo com o valor do barril do petróleo, diferentemente do biogás, que poderá ter o preço pré-fixado por ter origem em matérias-primas como restos de lixo doméstico orgânico, resíduos industriais de origem vegetal, esterco de animal.

Painelistas:

Cristina Zuffo - Superintendente PD&I e Novos Negócios - Sabesp

Gustavo Bonini - Diretor de Relações Institucionais e Governamentais Scania Latin America

Julio Chiquetto - Pesquisador IEA/USP

Ricardo Cantarani - Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente

Verdejando no Fórum da Virada Sustentável

Dia 23 de agosto

Das 11h às 12h10

ODS 11

Sobre:Bate-papo sobre como a iniciativa Verdejando vem transformando de maneira criativa, a percepção das pessoas em relação ao verde na cidade, usando a força de comunicação e de mobilização.

Com Alexandre Mutran, gerente de Comunicação Regional da Globo, Ananda Apple, jornalista, repórter e apresentadora do 'Quadro Verde', e Nik Sabey, ambientalista e idealizador do Novas Árvores por Aí.

Painelistas:

Alexandre Mutran - Gerente de Comunicação Regional da Globo

Ananda Apple - jornalista, repórter e apresentadora do 'Quadro Verde'

Nik Sabey - Ambientalista e idealizador do Novas Árvores por Aí

Arquitetura Sustentável: Construindo um Mundo Novo

Dia 23 de agosto

Das 18h às 19h30

ODS 11

Sobre: Quais são os novos olhares sobre o papel da arquitetura e do desenho urbano na saúde e bem estar das pessoas e na busca por um desenvolvimento mais sustentável? A discussão coloca em pauta a relevância dos projetos para concretizar a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, estabelecidos no âmbito da ONU, por meio da apresentação e trazendo assuntos atuais como biomimética.

Painelistas:

Alessandra Araujo

Mariana Malufe Spignardi

Carol Piccin

Mobilidade Mais Humana

Dia 23 de agosto

Das 14h às 15h30

ODS 11

Sobre:Ouvimos muito sobre os problemas da Mobilidade Urbana relacionados aos modais de transporte, estruturas viárias e fluxo de veículos, tempo de locomoção, mas pouco discutimos sobre um elemento que está no centro dessa questão: o Ser Humano, com suas necessidades de deslocamento com mais qualidade de vida. Neste painel, especialistas renomados discutem o conceito humano da mobilidade.

Painelistas:

Carolina Padilha - Sócia do Carona a Pé

Cid Torquato - Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência de São Paulo

José Aurélio Ramalho - Diretor-Presidente Observatório Nacional da Segurança Viária

Mauro Calliari - Caminhadas Urbanas

Soluções Sistêmicas para Cidades Resilientes

Dia 23 de agosto

Das 16h às 17h30

ODS 11

Sobre: Os desafios socioambientais nas grandes cidades estão cada vez mais complexos e mais difíceis de serem solucionados. A lógica da competição, do cada um por si, ainda é o paradigma predominante. Qual é o limite do crescimento? Sabemos que a terra é finita, e mais do que nunca, seus recursos naturais e "serviços sistêmicos" estão se esgotando. No Brasil, se somarmos os últimos sete anos, a renda do estrato mais rico aumentou 8,5% e a dos mais pobres caiu 14%. Neste painel iremos falar sobre a importância de sermos a mudança que queremos ver no mundo. Chega de erguer muros, a hora agora é de construir "pontes", iniciativas e soluções sistêmicas baseadas no paradigma da colaboração e integração. A resiliência de um organismo complexo, como a cidade, envolve todos, afinal, somos "vizinhos" e somente através do entendimento da lógica da interdependência, conseguimos evoluir como civilização. Como bem resumiu Ban Ki-moon, ex-secretário geral da ONU, responsável pela articulação global dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: "nossa luta pela sustentabilidade global será ganha ou perdida nas cidades".

Painelistas:

Bruno Ramos

Gabriela Reis

Monica Picavea

Aline Cavalcante

ECONOMIA CIRCULAR:

Antonis Mavropoulos - 4a. Revolução Industrial e Gestão de Resíduos

Dia 22 de agosto

Das 14h às 14h40

ODS 12

Sobre:A Indústria 4.0 redefine todas as atividades econômicas e os setores industriais. Somado ao Aquecimento Global, ao Lixo Marinho e à Economia Circular, temos quatro tendências que reformulam o cenário de gestão de resíduos e recursos.

As ligações entre Economia Circular, Indústria 4.0 e o seu impacto social serão discutidos e analisados através de exemplos. A evolução da Economia Circular e Gestão de Resíduos é a chave para estabelecer a sustentabilidade no cotidiano.

No entanto, o futuro do nosso planeta está na conexão entre Economia Circular e Indústria 4.0. Isso determinará se estamos indo em direção a um planeta com ou sem desperdício. A Economia Circular ou será digitalizada ou não prevalecerá.

Palestrante:

Antonis Mavropoulos - ISWA

Antonis Mavropoulos é o fundador e CEO da D-Waste e Presidente da ISWA. Ele está envolvido em projetos de gerenciamento de resíduos sólidos há 20 anos, em 20 países e já completou mais de 150 projetos. Seu trabalho de pesquisa recente lida com globalização, megacidades, aplicativos móveis e o desafio da Internet das Coisas. Ele é um futurista fanático e amante do jazz. Ele inventou o Waste Atlas, (www.atlas.d-waste.com) um mapa global interativo de gerenciamento de resíduos que é desenvolvido em cooperação com a GIZ SWEEPNET, a ISWA, a WTERT, a SWAPI e a Leeds University. Ele também projetou vários aplicativos móveis para fins de reciclagem e gerenciamento de resíduos. Publicou e participou da escrita de vários livros e publicações científicas, enquanto seus artigos foram traduzidos em português, romeno, hindu e espanhol.

Reciclagem: os desafios da profissionalização, geração de renda e consumo consciente

Dia 22 de agosto

Das 16h30 às 18h

ODS 12

Sobre: O painel promovido pela Novelis discutirá como as empresas e as cooperativas têm buscado soluções para aumentar a rentabilidade, melhorar a gestão e consequentemente a qualidade de vida das pessoas envolvidas no ciclo produtivo do alumínio.

Painelistas:

Cristiano Cardoso - Cooperativa Recifavela

Eunice Lima - Diretora de Comunicação e Relações Governamentais da Novelis Estevão Braga - Gerente de Sustentabilidade da Ball

Nina Marcucci - Coordenadora de Conteúdo do Menos 1 Lixo

Economia Circular do Plástico

Dia 22 de agosto

Das 14h45 às 16h15

ODS 9

Sobre:Uma discussão aberta e informativa sobre os desafios e tendências da economia circular do plástico, com participação de representantes de grandes empresas da cadeia produtiva em nível global.

Painelistas:

César Sanches - Diretor de Sustentabilidade - Valgroup

Fabiana Quiroga - Diretora de Reciclagem - Braskem

Mariana Bazzoni de Werna Mendes - Gerente de Sustentabilidade - AMBEV

Jogando Luz no Lixo Invisível

Dia 22 de agosto

Das 18h às 20h

ODS 12

Sobre:Em uma cidade como São Paulo, o sistema de recolhimento, tratamento e destinação dos resíduos custa bilhões de reais todos os anos e envolve milhares de pessoas, incluindo toda a economia informal gerada pelos catadores e suas famílias, peças fundamentais no processo da reciclagem. Mas tudo isso não é suficiente se cada um de nós, cidadãos, não tomarmos consciência sobre nossas opções de consumo de produtos e a destinação dos resíduos que inevitavelmente são gerados. Para refletir sobre como essas questões estão todas interligadas, o Social Good Brasil reuniu uma roda de conversa com diferentes olhares sobre experiências de manejo sustentável de resíduos e o público presente poderá tirar suas dúvidas e compartilhar suas histórias.

Painelistas:

João Bourroul - Pimp My Carroça

Larissa Kroeff - Cofundadora da Meu Copo Eco

Patrícia Lorena - Ceo e Founder da Inurbe

Renato Guimarães - Senior Advisor do Social Good Brasil e Cofundador e Chief Engagement Officer da Together

EMPREENDEDORISMO DE IMPACTO:

Território, Redes e Impacto: Ativando Transformação

Dia 23 de agosto

Das 14h às 15h30

ODS 17

Sobre:De que maneira a colaboração e a cocriação entre diferentes atores sociais podem transformar um território? Como aliar interesses e demandas de cidadãos, organizações da sociedade civil, empresas e setor público em busca do desenvolvimento sustentável de uma região? Essas e outras perguntas farão parte do painel "Território, Redes e Impacto: Ativando Transformação", oferecido pelo Instituto Center Norte, no qual serão compartilhados aprendizados e saberes sobre o processo de criação de uma rede de empoderamento e desenvolvimento na Zona Norte de São Paulo.

Painelistas:

Joana Rudiger - Presidente da Enactus Brasil

Joyce Silva dos Santos - Sebrae

Kluk Magri Neto - Poiesis

Oswaldo Cruz - Idéias do Futuro

Ecossistema de investimento e negócios de impacto

Dia 23 de agosto

Das 9h às 10h30

ODS 8

Sobre:Neste painel teremos um panorama sobre o ecossistema de investimento de impacto e sobre as startups que vêm atuando na área no Brasil, bem como o compartilhamento da experiência de desenvolvimento do ecossistema empreendedor em Portugal. Um painel com dados, aprendizados e reflexões para o futuro da área.

Painelistas:

Beto Scretas - ICE

Filipe Almeida - Presidente Portugal Inovação Social

Mariana Fonseca - Cofundadora da Pipe Social

Anna de Souza Aranha - Quintessa

Erros e aprendizados: empreendedores contam as suas experiências

Dia 23 de agosto

Das 16h às 17h30

ODS 5

Sobre:Errar é inerente à trajetória empreendedora. Porém, se fala apenas sobre as narrativas de sucesso, sem explicitar o quanto são preenchidas por erros e seus aprendizados. O painel visa dar espaço e visibilidade para colocarmos a cultura do erro em pauta, dado que é essencial para o aprendizado dos empreendedores. No painel, empreendedores e outros atores que não estamos acostumados a ver em espaços de vulnerabilidade.

Painelistas:

Daniel Izzo - Sócio, cofundador e CEO da Vox Capital

Gustavo Fuga - Fundador e presidente da 4YOU2 Idiomas

Samir Hamra - Coordenador de programas no Instituto de Cidadania Empresarial

Impulsione sua Causa

Dia 23 de agosto

Das 14h às 18h00

ODS 17

Sobre:O Impulsione sua Causa é um evento do Facebook que oferece às ONGs ferramentas e dicas sobre as melhores e mais atualizadas práticas para uma utilização assertiva e otimizada dos recursos oferecidos pelo Facebook e Instagram. Os treinamentos abordam temas como: criação de uma Página, melhores práticas para a produção de conteúdo uso das ferramentas para impulsionar o crescimento orgânico.

Mulheres, Negócios & Impacto - perspectivas para uma economia mais diversa, inclusiva e sustentável

Dia 23 de agosto

Das 18h às 19h30

ODS 5

Sobre:Acreditamos que a força dos negócios é uma potência de transformação positiva para o mundo e a sustentabilidade, com sua habilidade de gerar equilíbrio entre sociedade, economia e meio ambiente é uma grande aliada. Integrante desse ecossistema, a Comunidade Mulheres do Sistema B Brasil realiza um encontro sobre negócios de impacto, sustentabilidade, diversidade e equidade de gênero. Em um formato de aquário, Ushi Araújo, empresária B, colíder dessa comunidade e cofundadora da Iönica, propõe, ao lado de alguns convidados, um Lugar de Escuta para inclusão e ampliação do diálogo acerca desses assuntos e como incorporá-los nos sistemas organizacionais.

Coerência: propósito e práticas empresariais

Dia 23 de agosto

Das 11h às 12h30

ODS 8

Sobre:Muito tem se falado sobre propósito no meio empresarial, mas como é trabalhar com isso na prática? Quais os dilemas no dia a dia, qual o equilíbrio entre compromisso a longo prazo e ações a curto prazo? Neste painel, contaremos com três empreendedores experientes para contarem de suas experiências, reflexões e aprendizados sobre o assunto.

Painelistas:

Leo Figueiredo - Fundador do Quintessa

Mauricio Escobar - Quintessa

Sandra Nalli - Fundadora da Escola do Mecânico

MEIO AMBIENTE:

O Valor da Biodiversidade

Dia 22 de agosto

Das 14h às 14h40

ODS 15

Sobre:Por que devemos nos importar com a perda da biodiversidade? Nesta palestra, o biólogo e professor da USP Luis Schiesari mostra que a perda da biodiversidade traz prejuízos significativos para a humanidade, tanto de valores não-materiais da biodiversidade – como valores éticos, espirituais e culturais - como do valor comercial de animais, plantas e micróbios e do papel que desempenham na regeneração do solo, na produtividade agrícola e na regulação climática.

Palestrante:

Luis Schiesari é Biólogo (USP), Mestre em Zoologia (USP) e em Ecologia (Universidade de Michigan), PhD em Ecologia (Universidade de Michigan) e Livre-Docente em Ecologia (USP). Pesquisador Visitante em Ecotoxicologia na Universidade de Viena e em Metaecologia na Universidade do Texas, é atualmente Professor Associado em Gestão Ambiental e Orientador nos Programas de Pós-Graduação em Ecologia e Sustentabilidade na Universidade de São Paulo. Como cientista investiga a ecologia dos ambientes modificados pelo homem, particularmente no que diz respeito às consequências do desmatamento, das mudanças hidrológicas, da contaminação química e do clima para a biodiversidade. Sua experiência profissional inclui mais de 1.000 dias de trabalho de campo na Floresta Amazônica, Mata Atlântica e Cerrados no Brasil, e nas florestas temperadas da América do Norte. Os resultados de sua pesquisa são publicados em artigos científicos em periódicos internacionais de alto perfil, capítulos de livros e livros.

Meio Ambiente no Brasil: Avanços e Retrocessos

Dia 22 de agosto

Das 16h às 17h30

ODS 15

Sobre:Uma conversa franca com lideranças de algumas das principais organizações ambientalistas do País sobre o complexo momento atual e as soluções para se garantir a preservação de uma de nossas maiores riquezas.

Painelistas:

Asensio Rodriguez - Diretor Executivo do Greenpeace Brasil

Márcia Hirota - Diretora-executiva SOS Mata Atlântica

Mauricio de Almeida Voivodic - Diretor Executivo WWF-Brasil

Virgílio Viana - Superintendente-Geral da Fundação Amazonas Sustentável (FAS)

MUDANÇAS CLIMÁTICAS:

Jovens Lideranças pelo Clima

Dia 23 de agosto

Das 14h às 15h30

ODS 13

Sobre:A voz da juventude urge em ser ouvida. Não à toa, uma jovem de 16 anos surge como uma das principais lideranças no combate às mudanças climáticas. Greta Thunberg, nomeada ao Nobel da Paz, mobiliza milhares de adolescentes e jovens por todo o mundo. O movimento que promove uma greve escolar às sextas-feiras já alcançou mais de 125 países e continua crescendo.

No Brasil, o movimento de combate às mudanças climáticas e transição para uma economia que respeite os limites sustentáveis do planeta reúne diversas instituições. No painel, representantes de várias iniciativas se reúnem para engajar e mobilizar a sociedade civil contra o aquecimento global. Participe e entre nessa luta!

Painelistas:

Amanda Costa - Coordenadora GT ODS na Engajamundo

Fernanda Tibério - Fellow da Youth Climate Leaders

Luciano Frontelle - Diretor Executivo na Plant for the Planet Brasil

Rebeca Orosco - Assistente Técnica das áreas de Mudança do Clima e Finanças Sustentáveis do CEBDS

O Futuro da Energia: Sustentabilidade, Inovação e Protagonismo do Consumidor

Dia 22 de agosto

Das 16h às 17h30

ODS 7

Sobre:O painel apresentará estudos de tendências do setor elétrico e como as empresas e o governo estão se preparando para um cenário de energia sustentável, com geração distribuída e a liberdade de escolha do consumidor, que poderá também assumir um novo papel: de prosumidor. O painel estará vinculado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável: ODS 7 - Energia acessível e limpa, ODS 9 - Indústria, Inovação e Infraestrutura e ODS - 11 Cidades e Comunidades Sustentáveis.

Painelistas:

Alexandre Uhlig - Diretor de Desenvolvimento Sustentável do Instituto Acende Brasil

Marcio Takata - Diretor Presidente da Greener

Representante da ANEEL

Lançamento FiiS Brasil - Corpos à Margem

Dia 23 de agosto

Das 18h às 21h

ODS 5

Sobre:O fiiS é o Festival Internacional de Inovação Social que existe há 7 anos no Chile e conta com edições em 9 países e 14 cidades. Agora, o fiiS está chegando também ao Brasil! Através da arte, o festival dá visibilidade às pessoas que estão liderando uma transformação positiva por meio de projetos e soluções inovadoras no Brasil e no mundo. Somos artEvistas: acreditamos no poder da arte como transformação efetiva da sociedade e que a colaboração pode gerar mudanças verdadeiras. Por isso, celebramos! Na Virada Sustentável faremos o nosso lançamento no Brasil com a apresentação Corpos à Margem, que será uma rodada de apresentações artísticas e roda de conversa sobre a pluralidade dos nossos corpos e a importância da busca de diferentes formas de expressão.

Festival YBY

Dia 23 de agosto

Das 7h30 às 21h

Destaque Programação Indígena

Sobre:O YBY Festival é uma iniciativa da Rádio Yandê, a maior web-rádio indígena do Brasil, com produção da Nossa Terra Firme e direção artística do Núcleo Dubdem. Rádio Yandê na difusão da cultura indígena contemporânea. A Rádio tem em sua trajetória marcos importantes como a campanha #SomosTodosGuaraniKaiowa, a divulgação do lançamento do grupo Bro's MCs e a campanha "Índio Não É Fantasia", e agora busca parcerias para demonstrar a cultura indígena contemporânea e suas potencialidades para o Brasil e o mundo.

Fashion Revolution Talks: Os ODS na Moda

Dia 22 de agosto

Das 18h às 20h

Sobre:Como cidadãos, temos o compromisso de olhar a agenda 2030 da ONU e trabalhar os ODS - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável em todas as esferas de nossas vidas, tanto nos nosso hábitos diários e relações com o consumo, como no que trazemos ao mundo através de nosso trabalho. Em parceria com a Virada Sustentável, o Fashion Revolution traz convidados especiais para uma conversa sobre como cada um pode contribuir para o alcance dessas metas usando a moda como um veículo de transformações positivas.

Painelistas:

Dudu Bertholini - Estilista, stylist e consultor de moda

Eloisa Artuso - Diretora educacional do Fashion Revolution Brasil, professora de design para sustentabilidade no IED SP e consultora da Un Moda Sustentável

Paulina Chamorro

Yasmine Sterea - Criadora do projeto @freefree

Serviço

9ª Virada Sustentável São Paulo

De 22 a 25 de agosto

Parque Ibirapuera e dezenas de locais em São Paulo

www.viradasustentavel.org.br

www.facebook.com/viradasustentavel

www.instagram.com/viradasustentavelsp

www.youtube.com/ViradaSustentavel

www.flickr.com/photos/viresuacidade

#viradasustentavel

#viresuacidade

#euvirosp

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem