Nos dias de
hoje, nossa sociedade é impactada por novas tecnologias diariamente repletas de
mudanças e avanços que afetam a esfera pública,
social, política, mundial e psicológica de
cada um de uma forma completamente espontânea.
A aplicação dessas tecnologias no ambiente
público e na interação do cidadão com a cidade a qual
vive implica em um conceito atual conhecido
como “Cidade Inteligentes”, que representa os municípios que buscam fazer
melhor uso das tecnologias de informação e comunicação para aumentar a
eficiência e qualidade de vida em relação à segurança, saúde, recreação,
serviços comunitários, assim como governo e cidadãos. O conceito se difundiu rapidamente e interessa
cada dia mais às governanças do mundo todo (que
incluem esse desafio em seus planejamentos) e às
suas populações (que aspiram por cidades que
atendam mais do que necessidades básicas).
O conceito de Cidade MIL implica
em educar, capacitar e empoderar os moradores
das cidades de todas as faixas etárias e classes sociais, como por exemplo, governantes e formuladores de políticas, influenciadores e jovens, utilizando a Inteligência Artificial, o Big data, blockchain, a robótica e as
novas tecnologias para que estabeleçam redes de cooperação e façam um uso crítico,
ético, criativo e responsável das novas
infraestruturas e tecnologias que oferecem as cidades contemporâneas.
Por conta disso, Vera Lúcia Vieira, comunicóloga social, professora
universitária e autora de um dos
capítulos do livro “Marketing, comunicação e tecnologia nas cidades MIL” explica sobre este
fenômeno de transformações dentro da nossa esfera pública e particular.
“Meu conselho para os leitores é fazer com que eles descubram novas maneiras de
enxergar as pesquisas do estado da arte dessas
temáticas e perceber o valor
delas. Vale muito a pena desvendar o estilo de
cada autor que fez parte da obra e aprender com
eles o resultado de cada análise, afinal o livro contempla um seleto grupo de escritores nacionais e internacionais.”
A especialista ainda diz que o objetivo
das cidades MIL é
transformar os atendimentos tradicionais em tecnologias voltada para a
humanização dentro do
âmbito dos relacionamentos e dos serviços de
empresas, organizações, suporte, corporações, marketings e fundações.
A proposta é o desenvolvimento de cidades que não só utilizem as
novas tecnologias, mas, também, tragam a participação de
novos stakeholders, especialmente jovens, de forma ética, sustentável,
crítica e criativa, sob o prisma
da ética, responsabilidade e a sustentabilidade
considerando os impactos sociais que as ações provocam. Este tipo de educação prepara as pessoas e instituições
para lidar melhor com a manipulação subsequente os
fenômenos conhecidos como as notícias falsas que tanto afetam nosso dia a dia.
“Os textos do livro foram
divididos em duas partes (uma primeira que fala sobre como
é a cidade e outra que mostra como ela deveria
ser no futuro) isso demonstra a perspectiva que
gostaríamos de compartilhar com o mundo”,
finaliza a autora. Fonte: Assessoria de Imprensa
Lançamento:
O lançamento do Livro MARKETING COMUNICAÇÃO, TECNOLOGIA & INOVAÇÃO nas Cidades MIL,
coordenado pelos Drs. Felipe Chibas e Mitsuru
Yanazeconta e que conta com o patrocínio do Bradesco,
ocorre dia 29 de agosto, quinta-feira, das 18h30 até às 21h, no auditório
Inovabra Habitat, em São Paulo. O evento
é gratuito e requer inscrição prévia
pelo link: https://www.eventbrite.com.br/ e/lancamento-do-livro- marketing-comunicacao- tecnologia-inovacao- nascidades-mil-organizado-por- tickets-59342278352
Fonte: Assessoria de Imprensa
Postar um comentário