5 ALIMENTOS QUE VOCÊ NÃO SABIA QUE ERAM SAUDÁVEIS



Alguns alimentos consumidos por prazer - principalmente naqueles lanchinhos não planejados - parecem arruinar o foco na alimentação saudável. Mas, na verdade, podem não fazer tão mal quanto imaginado. “Quando se trata de determinar se um alimento é saudável ou não, há muitas coisas a considerar, incluindo o conteúdo calórico, a densidade dos nutrientes e o tipo de gordura que ele contém”, explica Lushano Forssman, especialista em treino e nutrição de Freeletics, aplicativo líder em exercícios físicos com uso de inteligência artificial. 

Embora existam comidas que são obviamente saudáveis, há algumas que podem surpreender positivamente com os benefícios trazidos para a saúde. Conheça cinco alimentos que não precisam ser considerados vilões:


1. Queijo
“O queijo tem má reputação devido ao seu alto teor calórico e de gordura, no entanto, é uma boa fonte de cálcio e proteínas”, conta Lushano. Alguns queijos são mais saudáveis do que outros, por isso, a recomendação da especialista de Freeletics é optar por opções com menos gordura, como o feta, que está na extremidade inferior da escala de calorias e gordura, e por se tratar de um queijo de sabor forte, em pouca quantidade já satisfaz o desejo. “Outras opções de queijos saudáveis incluem queijo de cabra, cottage, ricota e parmesão”, ilustra a especialista.

2. Pipoca
Apesar de a pipoca geralmente ser vista como um petisco pouco saudável, na verdade, ela traz alguns benefícios nutricionais, como conta Lushano: “Em primeiro lugar, ela tem baixo teor de gordura e é rica em fibras, além disso, ela contém pequenas quantidades de vitaminas e minerais, incluindo zinco, magnésio e algumas vitaminas do complexo B”. Como acontece com qualquer alimento, a especialista em nutrição recomenda ter atenção ao tamanho recomendado nas porções e prestar muita atenção na adição de açúcar, sal ou gorduras.

3. Hambúrguer
Os hambúrgueres que não contêm uma grande quantidade de gordura - especialmente os de carne magra ou vegetarianos - são a prova de que comer bem não precisa ser chato e sem sabor. “Hambúrgueres feitos a partir de carne magra contém ferro, vitamina B12 e proteínas, que são muito benéficos para a saúde”, conta a especialista em nutrição, que faz um alerta: “Não se engane, adicionar muitos ingredientes extras ou consumir hambúrgueres de redes fast food torna esta uma opção pouco saudável. Como sempre, os feitos em casa são muito melhores”.

4. Ketchup
“Apesar de ter uma quantidade razoavelmente alta de açúcar e sal, o ketchup também tem um antioxidante que combate ao câncer”, diz Lushano sobre o condimento. Por conta do tomate, o ketchup contém licopeno, um antioxidante que apresenta indícios de redução do colesterol e aumentar a contagem de espermatozoides.

5. Manteiga
Anos atrás, a manteiga era proibida porque as pessoas a responsabilizavam pela elevação dos níveis de colesterol e entupimento das artérias. No entanto, nos últimos anos, a manteiga voltou a cair nas graças do povo, e dessa vez, com um destaque para seus benefícios para a saúde, especialmente em comparação com outros cremes muito processados. “A manteiga é uma boa fonte de CLA, um tipo de gordura que pode reduzir o crescimento de certos tipos de câncer e também diminuir o percentual de gordura corporal”, explica a especialista de Freeletics. A manteiga também contém butirato, um ácido graxo de cadeia curta que pode reduzir a inflamação e promover a saúde digestiva. “Ainda é importante lembrar que a manteiga é rica em gordura saturada e calorias, então, como qualquer alimento, aprecie com moderação”, alerta Lushano.

“O segredo para uma dieta saudável é desfrutar de tudo com moderação, e o mesmo acontece com os alimentos listados acima. Se você estiver trabalhando em prol de um objetivo de saúde ou condicionamento físico, é importante prestar muita atenção à sua nutrição, mas nenhum alimento deveria ser proibido”, conclui Lushano sobre os cuidados para uma alimentação saudável.

Sobre o Freeletics

O Freeletics foi construído a partir de uma única visão: desafiar e inspirar pessoas para que se tornem a melhor versão delas mesmas. Freeletics é o criador de alguns dos principais aplicativos fitness da Europa, promovendo e aumentando a aptidão física, assim como força mental, força de vontade e autoconfiança - todas ferramentas vitais para seguir a vida de acordo com seus desejos e metas. Fundada em 2013, a companhia já criou um dos mais bem sucedidos movimentos fitness no mundo, com 34 milhões de usuários em 160 países diferentes. 

Fonte/Foto-reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem