Pesquisa compilada pelo
Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e que contou com a participação de vários pesquisadores
acadêmicos apresenta resultado bastante positivo para os apaixonados por gatos. Enquanto a
população mundial de felinos soma 12% dos
animais domésticos, no Brasil esse número alcançou 17% em 2018. Os dados
revelam ainda, que o País é o
4º no mundo em número total de animais de estimação e o 2º em cães e gatos. (Dados do IBGE
atualizados pelo Instituto Pet Brasil e Euromonitor, em 2018).
A partir dessa classificação,
23,9 milhões de felinos ou 17% dos pets, estão presentes nos lares brasileiros. No estudo realizado por docentes
da Universidade Federal de Goiás (UFG) foram avaliados comportamento, manejo
nutricional e de sanidade. Ao final, as informações subsidiaram a
publicação do Manual de Boas Práticas na
Criação de Animais de Estimação, que é parte de uma coletânea organizada pela Câmara Setorial
da Cadeia Produtiva de Animais de Estimação (CSPET), vinculada ao Mapa.
Outra contribuição importante
foi divulgada pela Mars Brasil, líder no mercado de alimentação para cães
e gatos com as marcas PEDIGREE®, ROYAL CANIN®,
WHISKAS® e EUKANUBA™. Desenvolvido pelo instituto de pesquisa IBOPE
Inteligência em parceria com a Waltham@Research Center e a Faculdade de
Medicina Veterinária da Universidade de São Paulo (USP), o levantamento reforça
mais uma vez, a identificação do tutor com seu
gato, já que 45% dos entrevistados consideram o
animal como um filho. Outros aspectos que os
donos de felinos consideram positivos são: o fato do animal
entender o humor do dono, companheirismo,
independência, tamanho e higiene.
Companheiros de toda
família - Os estudos e pesquisas envolvendo número populacional,
comportamento animal e do tutor comprovam o
interesse da população em oferecer bem-estar e afeto ao seu pet. O
compartilhamento de informações fundamentadas cientificamente enfraquece
‘mitos’ de que os gatos não
são bons companheiros para crianças, adultos e idosos.
Pelo contrário, a
sociabilidade do felino é construída
ao longo de seu crescimento, assim como acontece com os seres humanos. Os
filhotes são excelentes observadores, aprendem com facilidade ao observar a mãe
e necessitam do contato inicial com a ninhada
(notou alguma semelhança?). Outro ponto abordado no manual de boas
práticas é a flexibilidade do gato
em relação ao sistema social, isso porque podem viver solitários ou em grupos
de tamanhos e espécies diferentes (cachorros, por exemplo).
Com esse entendimento, a nova
campanha global da WHISKAS, “Alimente a Curiosidade”, lançada no mês de
janeiro, ilustra situações nas quais os personagens humanos têm atitudes
curiosamente semelhantes ao dos seus companheiros felinos. O objetivo é apresentar a sociedade de forma geral, o quanto a
personalidade dos gatos pode ser carinhosa,
divertida e espontânea.
Sobre a Mars,
Incorporated
A MARS, Incorporated é uma empresa familiar, privada, com mais de 100 anos de
história e dona de algumas das marcas mais amadas do mundo,
como ROYAL CANIN®, PEDIGREE®, WHISKAS®, EUKANUBA®, OPTIMUM™, M&M’S®, TWIX®,
SNICKERS®, UNCLE BEN’S®, MASTERFOODS®, ORBIT®, EXTRA®, SKITTLES® e STARBURST®.
Sediada em McLean, no estado norte-americano da Virginia, a Mars tem
faturamento acima de US$ 35 bilhões providos de seus 4 segmentos de negócio:
Petcare (alimentos e cuidados para animais de estimação), Confeitos
(chocolates, balas e gomas), Alimentos e Pesquisa. Cerca de 115 mil
colaboradores, em mais de 80 países, estão reunidos sob os Cinco Princípios da
empresa - Qualidade, Eficiência, Responsabilidade, Mutualidade e Liberdade -
trabalhando, diariamente, para desenvolver relações mútuas com todos os seus
públicos, buscando um crescimento do qual a
empresa se orgulha.
Para mais informações sobre a
Mars, Incorporated, acesse http://www.mars.com/brazil/pt
Fonte: Assessoria de Imprensa
Postar um comentário