DUAS VIDAS DENTRO DO MESMO ELEVADOR


A única semelhança entre Ruffle e João é que eles moram no mesmo prédio. Os dois têm personalidades distintas e, por isso, percepções totalmente opostas sobre temas comuns do cotidiano. O romance A vida como ela é, da escritora e psicóloga Christiane Couve de Murville, mostra de forma singular e intensa como o modo de perceber a vida conduz a diferentes propósitos e escolhas.
Na obra publicada de forma independente, os protagonistas são Ruffle Johnes e João Astolfo, dois vizinhos que costumam se encontrar no elevador do prédio onde moram todas as manhãs, ao sair para trabalhar. Enquanto Ruffle é uma pessoa ambiciosa, que quer subir na vida a todo o custo, João é good vibes, apreciador de música e realizado com o que faz.
No dia seguinte, Ruffle Johnes ficou satisfeito com o fato de reencontrar João Astolfo. Entrou emproado no elevador com seu tênis novo e se admirou longamente no espelho, conferindo a boa aparência e torcendo para que a mocinha do primeiro andar aparecesse. Mexendo bastante os pés, tratou de informar o vizinho a respeito da nova aquisição. Os detalhes em dourado e prateado brilhavam como nunca, de modo que João Astolfo não teve como não reparar. (A vida como ela é, pág. 23)
Esses dois modos distintos de perceber a realidade e de se relacionar no mundo levam cada um dos personagens a caminhos radicalmente opostos, que conduzem a um surpreendente desfecho. Assim, Christiane chama a atenção para comportamentos comuns, proporcionando reflexões que ajudam o leitor a entender a si mesmo a partir de uma obra ficcional. 
“De certa forma todos nós carregamos as diferentes tendências, tanto aquela que nos puxa para o ter, para o mundano, como aquela que nos direciona à transcendência, ao espiritual, ao ser. Essa tensão existe dentro de todo mundo. A questão é saber lidar e ir além disso também”, ensina a autora.
De fato. Christiane Couve de Murville traz para A vida como ela é as expressões mais fieis da realidade e mostra que trilhar o caminho do autoconhecimento é essencial para compreender que “o que se leva dessa vida é a vida que se leva”, como bradou em outros tempos Antoine de Saint-Exupéry, autor de O Pequeno Príncipe.
Ficha técnica:
Título: A vida como ela é
Autora: Christiane Couve de Murville
Ilustrações: Christiane Couve de Murville
ISBN: 8566400054
Páginas: 144 
Formato: 21 x 15 cm
Preço: R$ 25,00
Link para comprahttp://bit.ly/37lLEkU
Sobre
Obra: Ambientada em um prédio de classe média, essa narrativa tão atual quanto instigante traça as trajetórias de dois vizinhos que se encontram com certa frequência no elevador do prédio. Enquanto um se preocupa essencialmente em subir na vida e se transformar em uma personalidade de sucesso, o outro opta por uma vida qualitativa, afinada ao que lhe proporciona animação e paz. Esses dois modos muito distintos de perceber a realidade e de se relacionar no mundo levam cada um dos personagens a caminhos e escolhas radicalmente distintos, que conduzem a um surpreendente desfecho.
Autora: Graduada, mestre e doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo, com especialização em psicodrama e orientação profissional, Christiane Isabelle Couve de Murville também é bacharel em Ciência da Computação pela USP. Publicou a trilogia “A Caverna Cristalina” e o “A vida como ela é”, no Brasil e na França, o “Até quando? O vai e vem” e o "Até quando? A prisão", além de livros e artigos acadêmicos. Dedicou a sua carreira ao atendimento psicológico individual e grupal de crianças, jovens e adultos, oferecendo oficinas de teatro espontâneo em contextos variados. Morou sempre no Brasil, apesar da dupla nacionalidade, brasileira e francesa. Tem experiência artística em escultura, desenho, pintura e cerâmica e faz as ilustrações de seus livros. 
Site e redes sociais da autora:
Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem