quarta-feira, 1 de julho de 2020

BRIGADEIRO DE CRÈME BRÛLÉE MARAJOARA: TRÊS SABORES ANCESTRAIS NA MESMA RECEITA


Os tradicionais sabores brigadeiro, crème brûlée e queijo de leite de búfala, são considerados seculares e marcantes no paladar das pessoas. Eles estão presentes nos mais variados acontecimentos, sejam em um coffee break ou festas ou outro tipo de ocasião especial. A verdade é que cada um desses sabores se destacam pelo poder de aguçar o sensorial, provocando sensações prazerosas ao serem degustadas.

Pensando em apresentar algo inusitado na confeitaria gourmet, e utilizando ingredientes tradicionais, a profissional da gastronomia com ampla expertise em confeitaria, Edilene Morbach, apresenta a versão Brigadeiro de Crème Brûlée Marajoara. A identidade marajoara fica por conta do Queijo do Marajó Fazenda São Victor.

Segundo Edilene, o despertar para a criação aconteceu decorrente da vontade de transformar o queijo marajoara em opção doce, porém, com um toque bem equilibrado, visando agradar aos mais variados paladares.

“A ideia foi repaginar sabores os quais considero clássicos e saborosos, e assim, oferecer na versão doce, mas algo muito suave, proporcionando uma degustação prazerosa, a ponto de fazer uma viagem sensorial, e deixar um gosto de quero mais”, revela Edilene.

Origem dos sabores

O brigadeiro é um dos doces de chocolate mais famosos no mundo. De origem brasileira, é o “queridinho" dos apreciadores de doces. Já o crème brûlée, que em brasileiro quer dizer creme queimado, é de origem francesa. A sobremesa é composta por creme de leite, ovos, açúcar e baunilha, com uma crosta de açúcar queimado por um maçarico. A clássica receita, inclusive ganhou a versão em brigadeiro, e também está entre as preferidas dos amantes de doce gourmet.

O Queijo do Marajó Fazenda São Victor é uma iguaria bubalina produzida em Salvaterra, situada no Arquipélago do Marajó, no Pará. Popularmente conhecido na região como Queijo do Marajó, possui alta complexidade nos requisitos consistência, textura e sabor. Os diferenciais do queijo se confirmaram com os vários títulos conquistados a nível nacional e internacional, destaques para o Prêmio Queijo Brasil, emplacando com classificações expressivas por duas vezes consecutivas, com o Super Ouro e o Ouro, além da participação na maior competição mundial de queijos e laticínios - Mondial Du Fromage et des Produits Laitiers, na França.

Sem dúvida, a junção desses três sabores considerados ancestrais na gastronomia, e com a proposta uma repaginação em doce gourmet, é no mínimo inusitada, a qual agrega valor e enaltece a confeitaria brasileira.

Abaixo, segue a receita para os verdadeiros amantes de doces, e que gostam fazer os próprios preparos:

Brigadeiro de Crème Brûlée Marajoara

Ingredientes:

395g de leite condensado

25g de creme de leite

120g de queijo do Marajó ralado grosseiramente

Modo de preparo:

Misture o leite condensado e o creme de leite. Em seguida, leve ao fogo até desprender do fundo da panela. Retire do fogo e misture o queijo do Marajó ralado. Unte um recipiente raso (prato) deixe esfriar, depois de frio, enrolar os brigadeiros e passar no açúcar cristal de sua preferência.

Arrume os brigadeiros separadamente, para maçaricar os brigadeiros, tomando cuidado para não escurecer muito, e para não amargar, mas caramelize no ponto além do dourado.

Sobre

Queijaria Fazenda São Victor

Desenvolvida em 2006 por meio do Projeto Desenvolvimento da Cadeia Produtiva do Queijo do Marajó, conquistou certificado de qualidade artesanal do produto. Detentora do selo 013 no segmento de produto artesanal no Pará, com a produção do Queijo Marajó Tipo Creme, conquistou premiações expressivas no gênero alimentício, entre elas o primeiro lugar no XII Encontro Nacional de Criadores de Búfalos e II Marajó Búfalos, tendo o reconhecimento na maior premiação de queijos artesanais, Prêmio Queijo do Brasil, como o “Bronze” na III Edição, o “Super Ouro” na IV Edição, e “Ouro” na V Edição. Emplacou também, com a categoria “Prata”, na IV Edição do Mondial du Fromage et des Produits Laitiers, na França. Conquistou ainda, o Selo Arte, permitindo a comercialização interestadual.

Edilene Morbach

Empreendedora da área da gastronomia há mais de 30 anos, com formação em cozinha industrial e confeitaria. Apaixonada por combinações de sabores que provoquem sensações surpreendentes ao paladar.

Serviço:

Queijaria Fazenda São Victor

Endereço: Margem direita do Rio Paracaury – Salvaterra/Marajó – PA

Contato: (91) 99166-0284

Mídias Sociais: @queijodomarajofazendasaovictor

Marbachs Doces e Salgados

Endereço: Tv. Humaitá, n.1897.

Contato: (91) 99117-4586 / 9806-7703 / 99233-6828

Mídias Sociais: @morbachsdocesesalgados

Fonte/Fotos- reprodução-divulgação: Accessus Comunicação - Luana Valente – Assessoria de Imprensa


Nenhum comentário:

Postar um comentário