ENTRETODOS 13 - FESTIVAL INTERNACIONAL DE FILMES CURTOS DEBATE A CULTURA DO ESTUPRO NO BRASIL


Entre os dias 13 e 19 setembro, em formato totalmente on-line, acontecerá o Entretodos - 13º Festival de Filmes Curtos e Direitos Humanos. O evento promove reflexões sobre a importância da garantia de direitos para toda a sociedade, incluindo o papel da cidadania neste processo. Para isso, utiliza os filmes para inspirar a sociedade nos assuntos relacionados aos direitos humanos.

"Essa pandemia está escancarando a realidade de desigualdade e intolerância do Brasil. Isso só reforça a necessidade da garantia dos direitos humanos. Apesar de distantes, este ano estaremos mais conectados e fortes do que nunca", afirma Manu Sobral, coordenadora e curadora do Festival.


Para iniciar este debate, acontece semanalmente o CineClube Entretodos, quando um filme com destaque para temáticas atuais é disponibilizado gratuitamente para o público. No site, já é possível assistir o filme da semana "Onze Minutos" (2018), de Hilda Lopes Pontes, que aborda a cruel estatística que a cada 11 minutos uma mulher é estuprada no Brasil.


Toda quarta-feira, às 20hs, é realizado um bate-papo ao vivo com convidados no Instagram do Festival (@festivalentretodos). 
Nesta quarta (19), será a vez de Hilda falar sobre seu filme exibido em mais de 30 países e vencedor de oito prêmios. Mestre em artes cênicas, ela venceu o Prêmio de Melhor Montagem no Festival Mimoso de Cinema, em 2018, pelo filme "Não falo com Estranhos". É idealizadora e coordenadora da mostra "Lugar de Mulher é no Cinema".

O filme retrata a série de riscos que uma mulher pode correr em um pequeno trajeto para o aeroporto, seja por falas machistas, perseguições ou assédios. Elas ainda têm que lidar com a rotina de medo e cansaço psicológico, causados pelos homens, tendo às vezes ainda que pedir desculpas por suas reações.


Com essa iniciativa, o público poderá conhecer mais sobre este gênero cinematográfico que muitas vezes inspira as pessoas para um tema, de forma simples e direta. Em um momento que muito se discute a importância da democracia, da cultura e do conhecimento, é fundamental a disseminação de conteúdos claros e de qualidade sobre os diversos assuntos que mais impactam diretamente a vida dos brasileiros.


SERVIÇO

Entretodos - 13º Festival de Filmes Curtos e Direitos Humanos

Quando: 13 a 19 de setembro

Como participar: Plataforma Entretodos e na Spcineplay

Mais informações: www.entretodos.com.br


Entretodos está no Instagram, Youtube, Spotify e Facebook


Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem