NOVO OURO: DA SUPERVALORIZAÇÃO À RENOVAÇÃO


O ouro acaba de se consolidar como o investimento mais seguro da crise de 2020, ou seja, alcançou sua maior cotação da história. Não é novidade que a demanda pelo metal aumente durante períodos de incerteza econômica e volatilidade de outros mercados financeiros. Com valor atrelado ao dólar, o ouro traz mais segurança e solidez ao patrimônio, o que acaba por acarretar em uma supervalorização.

Com valores acima de 41,38% só neste ano (fechamento dia 13/08), espera-se que boa parte do material, neste momento, seja proveniente de reciclagem. A ourives e design Lyssandra Macedo, criadora da Lys Joalheira Artesanal, entende que se o metal é indestrutível, todas as milhares de toneladas já retiradas do mundo estão, de uma forma ou de outra, disponíveis para uso. Para isso aderiu completamente a ourivesaria sustentável e criou campanhas para que as pessoas tragam joias antigas para serem reutilizadas.

Mas o projeto não é apenas reciclar, é reconstruir uma história. Com um anel, brinco ou até uma abotoadura também vem o afeto, o apego e uma história. Por isso, Lys faz questão de cuidar bem de cada uma que chega às suas mãos. Algumas peças se juntam às outras, mas não por isso perdem sua originalidade, como o caso da aliança e anéis de avós de famílias distintas dos noivos Raiony e Leandro, que marcaram o início do elo entre eles. O arabesco antigo, que destacava a primeira, e os nomes dos avós foram mantidos.

Lys pretende seguir com o projeto e continuar trabalhando de forma sustentável. As pessoas talvez nem imaginem, mas é possível transformar uma peça que já caiu em desuso, como um broche, por exemplo, em um lindo colar com a mesma percepção e arte.

As joias sustentáveis criam sentido, apreço, revelam um novo momento da moda em relação ao meio ambiente e, deixam tanto a ourives quanto os clientes com a sensação de participarem da continuação de uma história que faz a diferença.

Para conhecer o trabalho de Lyssandra e se inspirar, clique aqui.

Sobre: Lyssandra Macedo é formada em Design pela FAAP e se especializou em Gestão de Design e Inovação pela FCJ em Joinville. De família artística e apaixonada por joias, há cinco anos a ourives dedica-se à Lys Joalheria Artesanal e Empreendedorismo Criativo onde é capaz de idealizar projetos em que mescla arte, sustentabilidade e técnica. Atualmente, Lys que é professora de ourivesaria no Ateliê Labriola, também leciona cursos independentes, com conteúdos elaborados por ela à partir da análise do mercado e da prática diária, de disciplinas relacionadas ao design de joias. Os últimos foram:  Estilos Visuais na criação de joias e Desenvolvimento de Coleção em Joalheria.

Fonte/Foto-reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem