RIO COFFEE NATION ACONTECE EM OUTUBRO E TRANSFORMA RIO DE JANEIRO NA CAPITAL DOS CAFÉS ESPECIAIS

 

O Rio de Janeiro sediará, entre os dias 24 e 25 de outubro, a primeira edição do Rio Coffee Nation, evento dedicado exclusivamente ao segmento de cafés especiais e orgânicos. Diante do novo cenário, o evento foi reestruturado para garantir a segurança do público, expositores e palestrantes. Na plataforma digital do evento estarão reunidos estandes virtuais, palestras, workshops, apresentações, sala de negócios, exposição, e-vouchers, brindes para os visitantes e muito mais. Serão realizadas algumas atividades presencias, que terão transmissão nas plataformas digitais. Todos os protocolos de segurança serão respeitados.

O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. Além desta liderança, cresce também o interesse dos brasileiros para o consumo de produção de cafés especiais, que seguem algumas premissas em sua produção: seleção qualificada dos grãos, produção com certificado de qualidade, além das diferenças de fragrância, sabor, acidez e corpo.

A programação do Rio Coffee Nation vai mostrar a evolução do mercado de cafés especiais - da cereja à xícara, para consumidores, produtores, profissionais e empresas do setor. O público poderá ainda conferir uma exposição virtual sobre as regiões do cultivo dos grãos especiais no Brasil, bem como, os "terroirs" e métodos de produção.

Serão cerca de 30 estandes virtuais de cafeicultores e outros produtos ligados ao segmento. Entre os participantes já confirmados estão:

• Ilha "Cafés do Rio de Janeiro": Grupo de 16 marcas de café especial do estado, entre os quais o café Fazenda Florença (melhor café especial do Rio de Janeiro em 2019), Vale do Er, Café da Serra.
• Café Terras de São Francisco
• Café Klem
• Café Gran Monteiro
• Leite de aveia NAVEIA
• Café Clessico
• Café Flô
• Cerveja de café Matisse

Uma loja virtual/marketplace funcionará para que os visitantes possam comprar os produtos expostos.

O francês Hippolyte Courty, fundador da L´Arbre à Café e um dos maiores especialistas em cafés orgânicos e especiais participa da primeira edição do Rio Coffee Nation. "O maior valor dos cafés especiais está em conhecer o sabor, dar valor ao processo agrícola de produção e a função social que podemos exercer com este trabalho", diz Hippolyte Courty.

Em paralelo, acontecem palestras e apresentações com especialistas nacionais e internacionais sobre produção, importação e exportação, torrefação, métodos de extração dos grãos (soft, expresso, filtração), diferentes formatos de preparo de café, sustentabilidade, café na gastronomia, turismo e receitas, entre outros.

Palestras confirmadas

- Café & Saúde - Monica Pinto - Diretora ABIC
- Passo a passo para produzir um café especial - Flavio Borem - Professor da UCLA
- Sustentabilidade na distribuição de produtos orgânicos - Rafael Coimbra - Empresário
- Modo de preparo do café coado - Adriana Valinhas - Barista
- Entrevista com Presidente da ASCARJ - Moacyr Santos - Produtor de café especial
- Receita de sobremesa com café - Frederic Monnier - Chef
- Receita com café - Frederic Monnier - Chef
- Ministério da Agricultura - Marcia Nejaim
- Tendências do mercado de cafés especiais no Brasil - Leonardo Gonçalves - Empresário
- Métodos de preparo de café: Prensa Francesa e Aeropress - Ana Paula Zerbini - Barista
- Protagonismo feminino na cadeia de café - Isabel Vilela - Produtora de café especial e diretora da IWCA
- A importância do marketing para as estratégias da indústria do café - Benedito Cantanhede - Consultor
- A quarta onda no mercado de café - Paula Dulgherof - Barista e empresária
- Articulação dos cafés especiais do Brasil - Vanusia Nogueira - Diretora BSCA
- Fazendas de café na rota do turismo - Paulo Roberto Santos - Produtor e empresário

A Competição de Melhor Café Torrado e Moído para Espresso, com chancela da BSCA, será presencial para os participantes e terá transmissão ao vivo para o público na plataforma. Serão cerca de 10 horas de competição e o vencedor terá sua marca exposta na Paris Coffee Nation 2021. A coordenadora da competição é Adriana Valinhas, Barista e Brewer profissional formada pela SCA Education, membro da BSCA e da IWCA - aliança internacional das mulheres do café - que ministra aulas na escola Le Cordon Bleu do Rio de Janeiro. Ela também é fundadora e idealizadora do LANGUAGECAFÉ, cafeteria escola de proposta cultural e conceito educacional que harmoniza café, livros e idiomas, reunindo pessoas , música e arte.

"Promover o Rio Coffee Nation tem como objetivo incentivar o mercado de café especiais no Brasil, desde a cereja à xícara. É também uma forma de estimular os produtores destes grãos e apresentar a excelência dos terroirs obtidos em plantações nacionais e, que estão cada dia mais presentes nas xícaras dos brasileiros e conquistam cada dia mais admiradores no exterior. Queremos que, com nossa iniciativa, os consumidores passem a conhecer e exigir cafés de melhor qualidade, e que um dia tenhamos uma carta de cafés nos restaurantes - como a de vinhos. Será uma oportunidade enriquecedora para os fãs da bebida e para toda a categoria", afirma Martina Marina Barth d'Avila, idealizadora do evento e proprietária da SonImage. Para a realização do Rio Coffee Nation, Martina conta com a parceria da Take the Lead, de Vania Tavares.

O Rio Coffee Nation é parceiro exclusivo do Paris Coffee Show, considerado o maior evento de café da França, com 35 anos de existência e referência no ramo de cafés.

Os ingressos para a primeira edição do Rio Coffe Nation custam a partir de R$25 e podem ser adquiridos pelo site www.riocoffeenation.com

O Rio Coffee Nation tem patrocínio da Secretaria da Agricultura do Estado do Rio de Janeiro e da Melitta.

O evento tem como apoiadores BSCA, ABIC, SindRio, IWCA (International Women Coffee Association), ASCARJ, Paris Coffee Show, L’Arbre à Café, Escola Languagecafé, Casa do Barista, Gran Coffee (fornecedor do equipamento oficial da competição), Castanhal e Café ao Leo.

Serviço

Dias: 24 /10 - 10h00 às 18h00

25 /10 - 10h00 às 18h00

Local: Plataforma Digital Rio Coffee Nation

Ingressos: www.riocoffeenation.com

Quem comprar ingresso até o dia 24 de setembro ganha uma amostra de café de um dos expositores do evento.

Instagram: http://www.instagram.com/riocoffeenation/

#riocoffeenation

#purosabordocafe

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem