CELITE REÚNE DICAS PARA MONTAR UM BANHEIRO ACESSÍVEL EM CASA

 

No Brasil o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Física (PCD) é comemorado dia 11 de outubroA data foi instituída pela Lei Nº 2.795, promulgada em 15 de abril de 1981 pelo governo de São Paulo e posteriormente comemorada em todo país. O objetivo é promover a conscientização da sociedade sobre as ações que devem ser realizadas visando assegurar a qualidade de vida e a promoção dos direitos das pessoas com deficiência física. De acordo com Censo de 2010, o Brasil possui mais de 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência – aproximadamente 24% da população.

O primeiro passo para assegurar a inclusão desse grupo de pessoas é através da acessibilidade – tantos nos espaços públicos, como também em casa. Pensando nisso, Celite, marca especialista em louças e metais para banheiros, consciente do seu papel de democratização para todos os brasileiros, oferece linhas de produtos, desde bacia sanitária até barra de apoio, adequadas para o uso de pessoas PCD. A linha Acesso possui peças que seguem as orientações da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Essas normas têm como função principal padronizar a estrutura e garantir a qualidade dos ambientes residenciais e comerciais.

Para as famílias brasileiras que têm entre seus integrantes uma pessoa com deficiência, fica a dúvida: como adaptar o banheiro? O que deve ser feito e como fazer desse cômodo, de uso comum, acessível? A Celite preparou um guia especial com informações importantes na promoção da acessibilidade e do conforto dos usuários. Confira a seguir:

Barras de apoio

Ao montar um banheiro é necessário se atentar a algumas regras básicas que proporcionarão mais tranquilidade e autonomia aos moradores. De acordo com a recomendação da ABNT, os banheiros acessíveis devem possuir barras de apoio próximas ao chuveiro, bacia sanitária e lavatório. Para facilitar a locomoção, deve-se avaliar os pontos onde essas peças possam ser instaladas.

A norma de Acessibilidade (ABNT 9050) apresenta diferentes configurações de banheiro. Dessa forma, as respectivas alturas e lugares de instalação podem variar, pois a norma indica as alturas e aplicações para preservar a segurança e a circulação dos usuários.

Para ilustrar, no layout de banheiro abaixo indicamos as barras necessárias e as medidas de instalação.

Seguindo todos os protocolos de fabricação, a Celite possui em seu portfólio versões de barras fixas em diversos tamanhos e em “L” para atender os diferentes layouts dos banheiros PCD. Além disto, para maior conforto e segurança dos usuários, as barras suportam até 150 Kg (desde que sejam instaladas em paredes estruturais acabadas com azulejo).

Louças sanitárias:

Sobre a bacia sanitária, a altura ideal deve estar entre 43 cm e 45 cm do piso, medidas a partir da borda superior sem o assento. Com o assento, esta altura precisa estar, no máximo, 46 cm para as bacias de adulto.

Acessórios para banheiros acessíveis

Os acessórios também precisam de atenção e soluções práticas para simplificar o dia a dia de pessoas com deficiência. O espelho, por exemplo, deve ser instalado entre 50 cm a 1,8 m em relação ao piso acabado, existindo a possibilidade de colocá-los em paredes sem pia. É sugerida que sua fixação seja feita a 10º em relação à superfície - angulação que permite melhor visualização para o usuário em cadeira de rodas.

Sobre a Celite

Está presente na memória e na rotina dos brasileiros desde 1941. Uma das primeiras indústrias de louças sanitárias do Brasil, a Celite foi fundada em 1941, com o nome de Porcelite, em São Paulo. Em 1968, já como Celite, iniciou o processo de expansão para Minas Gerais, inaugurando fábrica em Santa Luzia. Em 1982, com a compra do parque industrial de Recife/PE, transformou-se na mais moderna fábrica de louças sanitárias da América Latina.

Em 1988, alçou o grande marco da internacionalização com a construção da Vila Olímpica de Seul e a exportação de peças para Estados Unidos, Canadá e Europa.

Adquirida em 1996 pelo grupo suíço Laufen, que em 1999 passou a pertencer ao grupo espanhol Roca, a Celite faz parte da Roca Brasil, líder no segmento nacional de louças sanitárias. E os investimentos nas plataformas continuam: em 2010, a plataforma de metais, em 2014 de móveis e, em 2018, a fábrica de assentos sanitários.

Nessa jornada, a marca acompanhou a velocidade do dia a dia, aprendendo com a história e se conectando com o futuro. Celite é atenta não só para realidade do mundo atual, como também compreende o comportamento dos brasileiros. A marca combina espírito jovem a credibilidade dos consumidores que a acompanham há tempos. É essa trajetória, de companheirismo e inovação, que permite democratizar a tecnologia e apresentar como o banheiro brasileiro.

Saiba mais em:

Site: www.celite.com.br

Instagram: mundocelite

Facebook: mundocelite

YouTube: mundocelite

Fonte/Fotos-reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa - Legenda: A acessibilidade garante segurança para as pessoas com deficiência * Barras de apoio são necessárias para trazer segurança aos usuários 



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem