O Grupo Náutica anuncia
oficialmente a 23ª edição do São Paulo Boat Show, maior
evento náutico da América Latina. De forma inédita, em formato presencial e
virtual, a feira acontece entre os dias 19 e 24 de novembro,
direto da Raia Olímpica da Universidade de São Paulo (USP).
Tradicionalmente, o Boat Show é o palco principal para a apresentação das
novidades, lançamentos e inovações do mercado náutico para o público, incluindo
embarcações como lanchas, jets, veleiros, infláveis, motores, equipamentos e
uma série de produtos e acessórios relacionados ao segmento.
Ao todo, o evento contará com mais de 20 fabricantes de barcos, que vão
disponibilizar mais de 70 embarcações. Diferentemente dos outros anos, pela
primeira vez o São Paulo Boat Show exibirá os barcos na água, ao longo da
extensão da raia, proporcionando uma experiência exclusiva e inovadora. A
iniciativa ainda estará recheada de atrações, incluindo a demonstração, o
incentivo e a possibilidade de praticar esportes aquáticos no próprio canal da
universidade. Entre os destaques estão canoagem, remo, vela, SUP (stand up
paddle), wakeboard e a construção de dois barcos em tempo real.
“Como principal referência do setor e um dos grandes eventos da cidade,
entendemos a importância de seguir com a edição desse ano e, com todos os
cuidados necessários, pensar uma nova forma de realizá-la. Vamos proteger a
saúde de todos e continuar fazendo o nosso papel frente aos mercados náutico e
de eventos, gerando empregos e movimentando a economia”, ressalta Ernani Paciornik, presidente
do Grupo Náutica e idealizador do Boat Show. “A universidade
foi, desde o início, muito receptiva nas tratativas, entendendo o projeto, o
momento e a relevância de uma feira deste porte para trazer benefícios ao
local. Queremos deixar um legado para a sociedade, trazendo ainda mais
visibilidade à Raia da USP. Vamos torná-la um cartão postal náutico da cidade”,
completa Thalita Vicentini, diretora geral do evento.
Os organizadores veem sinergia nessa associação, uma vez que o Grupo Náutica é
o idealizador do “Por Uma Cidade Navegável”, projeto que tem como objetivo
conscientizar a população sobre a importância da despoluição e os benefícios de
recuperar rios urbanos. A Raia Olímpica da USP fica em frente ao Rio Pinheiros,
cuja promessa de despoluição está marcada para final de 2022.
O Boat Show é a principal iniciativa de fomento ao setor náutico brasileiro,
responsável pela geração e manutenção de milhares de empregos por ano, sendo
uma importante atividade econômica para o país. A cada nova embarcação vendida,
a cadeia emprega 5 pessoas diretamente e 3 indiretamente. Ou seja, a cada mil
unidades construídas são 8 mil empregos diretos e indiretos, e 120 mil empregos
em todo o Brasil, incluindo marinas, lojas, serviços e assistências técnicas.
Com investimento de mais de 10 milhões, o São Paulo Boat Show terá cerca de 40
expositores, além dos estaleiros. São marcas e empresas de diversos segmentos
dos mercados náutico e de luxo, as quais vão garantir conteúdo, entretenimento
e lazer ao público. À exemplo disso, a parceria pelo segundo ano consecutivo
com o Motorgrid Brasil, grupo responsável pelo maior encontro de carros
superesportivos de luxo e que estará presente com mais de 400 modelos
exclusivos; e também a participação da Artefato, idealizadora da Casa Náutica,
um estande flutuante. A feira ainda terá iniciativas solidárias, uma delas em
parceria com a CUFA.
Em 2019, o Boat Show São Paulo movimentou R$ 220 milhões em negócios, resultado
que inclui a comercialização de 250 embarcações. Embora esteja previsto um
menor número de pessoas circulando presencialmente em 2020, em respeito aos
protocolos de segurança, estima-se que essa edição movimente mais de R$ 260
milhões – um crescimento de 20%, pautado pelo ritmo do mercado. Além de
comparecer no local, o público também poderá acompanhar a iniciativa
virtualmente, já que os seis dias serão transmitidos em tempo real, por meio do
canal www.youtube.com/revistanautica e das demais plataformas digitais do grupo.
Impactado pela pandemia do novo coronavírus, o setor náutico viu as vendas
voltarem a aquecer durante a segunda quinzena de maio, quando os consumidores,
atentos às necessidades de distanciamento social, buscaram alternativas que os
permitissem manter a qualidade de vida e o convívio familiar de forma segura.
As atividades náuticas, nesse sentido, se apresentam como uma excelente
opção. “O Brasil é composto por mais de 7.500 quilômetros de litoral e
60 mil quilômetros de águas interiores navegáveis. Somos um dos países com
maior potencial para o turismo náutico”, finaliza Ernani Paciornik.
Protocolos de Segurança
Em 2020, diante da pandemia, algumas mudanças significativas foram
necessárias para a realização do São Paulo Boat Show. A primeira delas, a postergação
da data, anteriormente marcada para setembro. Além disso, a migração do São
Paulo Expo para a Raia da USP, possibilitando uma iniciativa outdoor, mais
segura e inovadora.
O evento acontecerá dentro das normas estipuladas por lei, respeitando também o
Plano SP. A feira seguirá recomendações da Vigilância Sanitária e demais órgãos
envolvidos, com protocolos de segurança que protejam a saúde e o bem-estar de
todos os participantes.
Para isso, seguirá quatro pilares de atuação: comunicação, com promotores
responsáveis por informar o público sobre as medidas, além de materiais
informativos; distanciamento físico monitorado e limite diário de público
rotativo; proteção e detecção de risco, com equipamentos de proteção, uso
obrigatório de máscaras e aferição de temperatura corporal; e medidas de
higiene e segurança, com equipe de limpeza especializada e oferecimento de
álcool gel em todos os espaços do evento.
Sobre o Grupo Náutica
Com mais de 40 anos de atuação, o Grupo Náutica é a principal empresa
relacionada ao fomento do setor náutico brasileiro, com frentes em comunicação,
infraestrutura e eventos. O grupo é detentor da Revista Náutica, pioneira e
líder absoluta; do Boat Show, maior evento náutico da América Latina, com
edições em São Paulo e no Rio de Janeiro; da Metalu, uma das maiores
construtoras de píeres do mundo; e da Ilha dos Coqueiros, espaço de eventos
localizado na região da Costa Verde de Angra dos Reis, no RJ. É também
iniciativa do Grupo Náutica as ações de responsabilidade social “Só Jogue na
Água o que Peixe Pode Comer” e “Por Uma Cidade Navegável”, além dos principais
guias de turismo náutico do país.
Serviço
23ª edição do São Paulo Boat Show
Raia Olímpica da Universidade de São Paulo - Av. Professor Mello de Morais nº 1382, Butantã - São Paulo
19 de novembro (quinta-feira), das 15h às 22h
20 de novembro (sexta-feira), das 15h às 22h
21 de novembro (sábado), das 13h às 22h
22 de novembro (domingo), das 13h às 22h
23 de novembro (segunda-feira), das 15h às 22h
24 de novembro (terça-feira), das 15h às 22h
Ingressos: R$ 70 público geral | R$ 35 pessoas acima de 65 anos | R$ 5 pessoas com deficiência (PCD)
Mais informações: www.saopauloboatshow.com.br
Postar um comentário