Já confirmaram presença na MAX deste
ano 35 players de destaque nos mercados nacional e
internacional. O evento, que está em sua 5a edição,
será realizado entre os dias 16 e 19 de novembro, totalmente
virtual. Participarão dos encontros de negócios online distribuidoras, canais
de TV paga e TV aberta, plataformas de vídeo on
demand, agregadores e produtoras de vídeo. Uma oportunidade para que os
realizadores possam apresentar seus projetos aos players mais importantes do
mercado, como Netflix e Amazon Studios.
As inscrições gratuitas para
as Rodadas de Negócios estão abertas até o dia 20 de
outubro e devem ser feitas por meio do formulário disponível no
site www.minasgeraisaudiovisualexpo.com.br. Vale lembrar,
que, neste ano, as empresas selecionadas estarão isentas da taxa de inscrição,
uma decisão dos realizadores do evento para apoiar o setor cultural, fortemente
atingido pela pandemia.
“Ainda que em formato on-line, as
Rodadas de Negócios da MAX cumprem o mesmo objetivo de gerar oportunidades de
comercialização, coprodução e distribuição de projetos. De um lado, criadores,
produtores independentes e realizadores, de outro, grandes responsáveis pela
distribuição e difusão do conteúdo audiovisual no país. Esperamos não apenas
repetir o sucesso das edições anteriores, mas superar as expectativas em termos
de público, negócios e qualidade das produções”, explica João Cruz Reis Filho,
diretor técnico do Sebrae Minas.
Neste ano, a MAX ampliou o leque de
opções para quem pretende fazer negócios e reuniu um time diversificado de
players de todos os estilos e portes, conforme ressalta Lucas Soussumi, gerente
de projetos da BRAVI – Brasil Audiovisual Independente, associação que reúne
670 empresas produtoras do país e que é responsável pela curadoria da MAX.
Em 2020, o evento vai contar com os
players de maior renome internacional, como Amazon Studios e Netflix. Outro
destaque é a presença de canais como Sony, AXN, Discovery e Warner Bros, que
participam pela primeira vez da MAX. Há ainda a presença de parceiros de anos
anteriores, que estão de volta, em busca de projetos criativos e inovadores,
como Viacom, Nickelodeon, Curta, Arte 1, Canal Brasil, GNT e Multishow. E ainda
grandes distribuidoras brasileiras de produções audiovisuais: Pandora, Vitrine
Filmes, Elo Company, Boulevard Filmes e Olhar Distribuidora.
“Também participará da programação de
negócios a Trace Brazuca, que acaba de ser lançada no Brasil. Trata-se de uma
plataforma voltada para a cultura afro-brasileira, trazendo, para a
programação de negócios, o tema da diversidade, que sempre fez parte dos
debates de conteúdo da MAX. Além disso, em 2020, haverá a presença de grandes
produtoras independentes - como Pródigo, Boutique e Sentimental, até de
produtoras menores, como Movioca, Apiário e Accorde. Todas elas com conteúdo
sendo exibido em importantes canais e plataformas”, salienta Soussumi.
"Árvores dos
Araújos"
Por meio das Rodadas de Negócios da
MAX, realizadores de todo o país têm a oportunidade de realizar parcerias para
a produção de conteúdo de mídia e entretenimento. Foi o caso da obra
audiovisual "Árvores dos Araújos", série infantojuvenil com 26 episódios
de 13 minutos, que foi licenciada para o Canal Nickelodeon, a partir de uma
rodada de negociação feita na MAX de 2019.
Breno Nogueira, sócio da Dromedário
Cinema e Vídeo e produtor da série, comenta sobre a experiência de apresentar o
projeto. “A MAX é um momento muito importante para os produtores, porque
permite que estejamos frente a frente com os principais players do mercado
audiovisual (canais, plataformas, distribuidoras e outras produtoras). A
experiência é fantástica, já que essa aproximação nos permite apresentar nossos
projetos e mostrar que Minas Gerais tem uma produção audiovisual grandiosa. Por
isso, tenho participado de todas as edições da MAX.”
Segundo Nogueira, o evento foi
fundamental para a viabilização do projeto. “A nossa participação na Rodada de
Negócios permitiu que o canal conhecesse a série e avaliasse a pertinência com
os seus propósitos. A partir desse encontro, demos continuidade às negociações
e fechamos o licenciamento algum tempo depois. ‘Árvore dos Araújos’ vem sendo
exibida desde julho”.
O realizador destaca a importância de
eventos como a Max para a viabilização de projetos audiovisuais. “A MAX é hoje
reconhecida nacionalmente. Grandes players estão presentes em busca de
conteúdo, inclusive, produtoras do eixo Rio-São Paulo. A meu ver, é um evento
que traz grandes oportunidades para o produtor mineiro. Estamos muito felizes
de, mesmo com a pandemia, a MAX ter sido mantida”.
Como funcionam as
Rodadas de Negócios
As Rodadas de Negócios são encontros
de 20 minutos entre um produtor de conteúdo audiovisual ofertante e um player
comprador (representantes de canais de TV, distribuidoras, programadoras,
coprodutoras, investidoras e outros agentes do setor).
Para participar, o ofertante deve
apresentar previamente sua proposta, em inscrição on-line. Cada
ofertante poderá cadastrar até cinco projetos, para análise de até cinco
players por projeto. As categorias são documentário, ficção e animação. Os
compradores selecionam os projetos que lhes interessam para compor a agenda de
encontros.
Os criadores independentes podem
apresentar aos players projetos de audiovisual, como longas-metragens, séries,
programas de TV, documentários, reality shows, além de conteúdo de
catálogo. Todos os projetos inscritos serão pré-analisados pelas empresas investidoras.
As reuniões serão agendadas ao término do período de avaliação e, assim como as
demais atividades da MAX 2020, serão realizadas virtualmente.
Na última edição da MAX, em 2019,
foram apresentadas propostas de 13 estados brasileiros e foram realizados 462
encontros durante a Rodada de Negócios.
Sessões de pitching
A programação de negócios da MAX
inclui ainda as sessões de pitching, das quais podem participar produtores
audiovisuais com projetos inéditos e em desenvolvimento. As sessões de pitch são
a apresentação curta de uma proposta a uma banca selecionada de players.
Os ofertantes podem inscrever projetos, que estejam em fase de desenvolvimento,
nas categorias documentário, ficção e conteúdo infantil.
Como nas edições anteriores, o tempo
de apresentação é de sete minutos, mas em formato virtual. A apresentação
poderá ser gravada, dando ao produtor a liberdade de utilizar esse recurso de
forma criativa. Após a exibição da apresentação, será feita a defesa ao vivo
para os compradores da banca.
Sobre a MAX - Minas
Gerais Audiovisual Expo
A 5ª edição da MAX – Minas Gerais
Audiovisual Expo é realizada pelo Sebrae Minas, Companhia de Desenvolvimento de
Minas Gerais (Codemge) e Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de
Minas Gerais, com o objetivo de promover negócios e atividades de capacitação
profissional para o incremento da indústria de audiovisual.
Desde a sua primeira edição em 2015,
a MAX se consolidou como espaço para reflexão e caminho para viabilizar a
produção, coprodução e distribuição de projetos. No contexto definido pela
Covid-19, o evento reafirma sua vocação e amplia seu alcance, oferecendo mais
acesso e abrangência, por meio das possibilidades tecnológicas de interação,
sem a necessidade de deslocamento dos participantes.
Em 2020, a expectativa é aumentar a
participação, já que o acesso virtual se mostra mais democrático e inclusivo
para realizadores do interior do estado e de outras partes do país. Além disso,
permite aos convidados e ao público a conciliação com a participação em outros
eventos e a realização simultânea de outras atividades.
Serviço:
Minas
Gerais Audiovisual Expo – MAX 2020
De 16 a 19
de novembro, totalmente virtual
www.minasgeraisaudiovisualexpo.com.br
Foto/crédito: Paulo Márcio - Legenda: MAX - Rodada de Negócios
Fonte:
Assessoria de Imprensa
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