Quem é professor ou professora, sabe bem que as
competências socioemocionais são uma das principais tendências para o futuro.
Chamada de “educação positiva”, esse modelo segue normativas como a nova Base
Nacional Comum Curricular (BNCC), que estabelece o ensino de habilidades
comportamentais nos currículos de escolas públicas e particulares de todo o
Brasil.
Desde março, educadores estão trabalhando
intensamente, mesmo à distância. Já agora que as aulas recomeçaram em diversas
cidades, eles enfrentam a difícil tarefa de recuperar o terreno perdido com a
perda de aprendizagem, que atingiu grande parte dos estudantes.
Diante desse cenário, o que é
possível fazer?
Embora a covid-19 tenha complicado como as escolas
atendem às necessidades socioemocionais dos alunos, algumas instituições
adaptaram seus modelos para um ambiente virtual ou híbrido.
Flora Victoria, mestre em psicologia positiva
aplicada pela Universidade da Pensilvânia, elenca três pontos que devem ser
considerados, afinal, será preciso muito preparo durante a pandemia e também
quando ela passar.
1) Alunos que se sentem
fisicamente e emocionalmente seguros na escola tendem a ter um melhor
desempenho
Isso é o que diz um recente estudo realizado pela
Universidade de Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos.
Todos os sete fatores da cultura escolar medidos no
levantamento (como o envolvimento do estudante e as relações aluno-professor)
têm um efeito na aprendizagem socioemocional. No entanto, a segurança é a única
com um efeito significativo sobre os resultados acadêmicos.
“Então, além da segurança física, a emocional é
igualmente importante e deve ser cultivada. Estabelecer relacionamentos
afetuosos, atenciosos e confiáveis é fundamental para que as crianças e
adolescentes se sintam bem”, diz Flora.
Ao criar essa sensação, líderes devem se perguntar:
·
Como você
comunicou aos alunos e os familiares sobre seu plano para mantê-los física e
emocionalmente seguros?
·
Como você
pode criar oportunidades para ouvir e responder aos comentários sobre o plano e
como ele está funcionando?
·
A sua
escola já tem grupos de apoio e serviços de aconselhamento disponíveis? Se não,
como você pode criá-los como parte de seu plano de reabertura? Em caso
afirmativo, seus alunos acessaram esses recursos e confiam nos adultos que os
administram? Se não, como você pode fortalecê-los daqui pra frente?
2) Quando os estudantes acreditam
que suas habilidades e competências podem crescer com esforço, é mais provável
que tenham melhores resultados de aprendizagem
Ter sucesso em alguma coisa - seja tocar piano ou
fazer contas - requer prática persistente e foco. Os alunos permanecem
motivados quando acreditam que seus conhecimentos melhoram com esforço. Nestes
casos, os erros são uma oportunidade de aprendizado, não um sinal de fracasso.
“Para tanto, é necessário estabelecer e manter uma
mentalidade construtiva. Certamente, haverá contratempos à medida que escolas e
professores experimentam novas maneiras de ensinar e os alunos de aprender.
Porém, essas descobertas fazem parte do processo”, conta.
Pense bem:
·
Como você
pode ajudar os professores a experimentar intervenções e práticas em sala de
aula para promover uma mentalidade construtiva?
·
Que
passos você pode tomar para criar um ambiente no qual os professores se sintam
confortáveis para o desenvolvimento de uma mentalidade construtiva dos alunos?
3) Quem desenvolve maneiras de
lidar com o estresse, emoções, sentimentos e comportamentos em diferentes
situações tem probabilidade de se sair melhor academicamente
“Aprender a enfrentar o estresse é uma parte normal
do desenvolvimento saudável. Mas o estresse excessivo e prolongado pode ser
paralisante. É papel das escolas ajudar os estudantes a criar maneiras de encarar
suas próprias emoções, sentimentos e comportamentos”, lembra a especialista,
que também é Embaixadora da Felicidade no Brasil pela World
Happiness Summit.
Para se ter uma ideia, percepções dos alunos sobre
habilidades de autogestão estão associadas a melhores resultados em matemática
e leitura, por exemplo.
Reflita:
·
Como você
pode incentivar práticas que ajudem os estudantes a identificar e verbalizar
seus sentimentos e emoções e a desenvolver várias técnicas para lidar com eles?
·
De que
forma os professores podem auxiliar os alunos a definir metas de aprendizagem,
desenvolver planos para alcançá-las e refletir sobre seu progresso?
· Qual é a abordagem da escola para apoiar os alunos e professores que voltam às aulas com ansiedade elevada e podem precisar de apoio?
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