NEIL DEGRASSE TYSON ASSUME O PAPEL DE 'PERSONAL' ASTROFÍSICO EM SEU NOVO LIVRO

 

Carismático apresentador do programa Cosmos, exibido no canal National Geographic, o astrofísico Neil DeGrasse Tyson se tornou o cientista mais famoso do mundo. A linguagem extremamente acessível aliada a sua capacidade de comunicação nas redes sociais tem contribuído para o letramento científico de gerações de jovens, a exemplo do que fizera seu antecessor à frente do programa Cosmos, Carl Segan. Ao longo dos anos, DeGrasse Tyson reuniu cartas e mensagens de pessoas comuns que o procuravam em busca de aconselhamento para os mais diversos assuntos. Uma amostra desta correspondência está agora reunida em Respostas de um astrofísico, primeiro livro do cientista americano pela Editora Record. A convite da editora-executiva Renata Pettengill, DeGrasse Tyson escreveu uma carta ao Brasil que abre o volume com uma mensagem de incentivo ao investimento em ciência. “Os países que mais passam por dificuldades no mundo tendem a ser aqueles com baixos níveis de instrução e com ausência de STEM em sua cultura. Você tem os recursos e o legado para liderar toda a América Latina”.

Ao longo do livro, o leitor encontrará conselhos para um presidiário, para a NASA, por ocasião de seus 60 anos, para uma adolescente preocupada com o fim do mundo, para um jogador de futebol americano que decidiu estudar para ser astrofísico. Respostas de um astrofísico se divide em quatro partes: Éthos, as características comuns a uma cultura expressas em suas crenças e aspirações, Cosmos, o universo visto como um conjunto bem organizado, Páthos, um despertar melancólico de emoções que residem em nós, e Kairós, um momento propício para decisões ou ações.

Dezenas de dúvidas sobre as questões que mais intrigam, fascinam ou afligem o ser humano são esclarecidas pelo cientista mais popular do mundo. Além de uma carta escrita por Neil deGrasse Tyson especificamente para a edição brasileira de Respostas de um astrofísico, este livro inspirador reúne em um só volume perguntas feitas ao autor sobre assuntos importantíssimos e que despertam a curiosidade de todas as pessoas: a origem do universo, o fim do mundo, vida, morte, vida após a morte, astronomia, alienígenas, teorias da conspiração, terrorismo, racismo, religião, fé, filosofia, cultura, educação, política, ciências, pseudociências e muito mais.

Cientista influente e aclamado em todo o mundo, Neil deGrasse Tyson é diretor do Planetário Hayden, no Museu Americano de História Natural, em Nova York, além de apresentador da série de TV Cosmos, da NatGeo, e do programa StarTalk Radio. Numa vida dedicada a desvendar e explicar os mistérios do universo, ele atraiu, no decorrer de sua carreira, uma das maiores comunidades on-line do planeta com suas fascinantes ideias amplamente acessíveis sobre ciência e sobre o nosso universo.

Por causa disso, todo ano, Neil deGrasse Tyson recebe milhares de e-mails e cartas. Algumas mensagens buscam conselhos, outras, inspiração; algumas são movidas por angústia, outras, por deslumbramento. Mas todas, sem exceção, estão à procura de entendimentos, significados e verdades.  

Em Respostas de um astrofísicoNeil deGrasse Tyson se baseia em perspectivas cósmicas para abordar uma vasta gama de questões. Suas respostas diretas, esclarecedoras e, às vezes, irônicas refletem sua popularidade e posição de destaque como educador e divulgador da ciênciaNeste livro maravilhoso, ele compartilha suas emoções, dúvidas e esperanças, enquanto responde à pergunta que está por trás de todas as outras: qual é o nosso lugar no universo?

Neil deGrasse Tyson nasceu em Nova York na mesma semana em que a NASA foi fundada. Seu interesse pelo universo remonta aos seus 9 anos, depois da primeira visita ao Planetário Hayden do Museu Americano de História Natural de Nova York. Ele estudou em escolas públicas de sua cidade até sua graduação na Bronx High School of Science. E, depois de se formar em física em Harvard, de um Ph.D. em astrofísica na Universidade de Columbia e uma bolsa de pós-doutorado em Princeton, Tyson se tornou o diretor Planetário Hayden, onde trabalha desde 1996.

RESPOSTAS DE UM ASTROFÍSICO

(Letters from an astrophysicist)

Neil DeGrasse Tyson

Tradução de Nicolas Pettengill

Revisão técnica de Alexandre Cherman

272 págs. | R$ 49,90

Ed. Record | Grupo Editorial Record

Fonte: Assessoria de Imprensa


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem