O ano 2020 terminou e
assertivamente podemos afirmar dificilmente será esquecido. Além das
preocupações relacionadas à saúde, a pandemia evocou mudanças no
comportamento humano e uma nova relação com o morar. Passar
mais tempo em casa e implementar o home office –
que para muitos passou do provisório para definitivo –,
são alguns dos motivos que movimentam a cena do mercado
imobiliário e de construção no Brasil. Segundo pesquisa
recente divulgada pelo Imovelweb, a busca por imóveis
com espaços para escritório aumentou 235%, bem como
aqueles com área verde registraram uma elevação superior a 200%.
“Seja para adaptar a casa atual ou na
mudança para um imóvel que atenda o novo momento de
vida, os brasileiros passarão pelo processo de reforma. Muitos
estão em busca por mais conforto em casas e apartamentos com 3
dormitórios para reservar um deles ao trabalho remoto”,
afirma Bruno Moraes, arquiteto à frente do escritório que leva seu
nome.
Com esse fluxo, o próximo
passo é pensar em reformas –
que para muitos o processo ainda é associado ao
quebra-quebra sem fim, surpresas inesperadas e preocupações
com o orçamento apertado. “Entretanto,
com um projeto acertado e um planejamento bem executado,
essas sensações incômodas ficam no passado”, diz Bruno. Definir as
etapas, especificar e orçar corretamente os materiais
antes de começar a obra propiciam um fluxo
tranquilo para o cliente e para o profissional de
arquitetura à frente da obra. “Com tudo bem avaliado e combinado,
não tem onde errar”, assegura.
O arquiteto ou engenheiro também
é o responsável por emitir o RRT (Registro de
Responsabilidade Técnica) ou o ART (Anotação de
Responsabilidade Técnica), indispensável para a obra em
apartamentos. O documento é necessário em
função da nova Norma de Reformas da ABNT (NBR
16.280), que estabelece a atuação de um profissional responsável
pelo projeto e que fiscalize a execução da obra. “A medida
visa a segurança de todos”, destaca o arquiteto.
Como começar?
Depois de
contratado, o profissional apresenta um projeto
arquitetônico pensado sob medida e realizado de acordo com as
características do imóvel e as expectativas/pedidos dos
moradores. O alinhamento após a visualização da planta
baixa e do 3D é primordial para realizar os ajustes, seja em
relação à estética ou ao orçamento, evitando mudanças no
decorrer da obra.
Com a aprovação dos
proprietários, o planejamento é
decorrente da visão global que Bruno e sua equipe realiza ao
escolher os materiais. Caso o orçamento se mostre acima do budget
indicado pelo morador, o arquiteto trabalha para aparar as
arestas. “Nunca alteramos os insumos, mas podemos substituir por outro
revestimento mais em conta, porém de qualidade assegurada”, revela Bruno.
Como uma orquestra – onde cada
músico tem o seu momento –, o cronograma sucede o fluxo.
Contabilizar as datas e a duração de cada atividade, bem como coordenar os
períodos de entrega dos materiais, o número de funcionários
e o desembolso financeiro traz segurança para o trabalho
coordenado pelo profissional de arquitetura e
tranquilidade para o cliente que sabe, com antecedência,
tudo o que acontece.
Fluxo financeiro
Mesmo com tudo bem planejado, é
preciso ter uma verba extra para gastos imprevistos, como
quebra de materiais e outras intercorrências que podem acontecer,
principalmente na reforma de imóveis antigos. “Ter uma margem
extra no orçamento nos ajuda a resolver questões atípicas,
como o rompimento de uma tubulação de água ou mesmo uma lata de
tinta que inesperadamente cai no chão”, detalha Bruno, que nos contratos
assinados com seus clientes costuma separar uma porcentagem pequena do valor
total da obra para essas intercorrências.
Mão de obra adequada
e Gerenciamento eficiente
Para Bruno Moraes,
não adianta prosseguir tão bem nas fases anteriores e
não dedicar atenção para a contratação de
mão de obra especializada e o profissional responsável
pelo gerenciamento. “Além de administrar problemas, trazer soluções
é o nosso papel”, descreve o arquiteto.
O escritório
desenvolveu um aplicativo onde a equipe responde por toda a
gestão da obra, assim como cuida do controle financeiro. Com
ele, o cliente tem acesso ao cronograma com todas as etapas de
serviços, acompanhando cada passo e observando a transparência do que será
executado dia após dia. Através desse aplicativo, os coordenadores das
obras solicitam os materiais, conforme a necessidade, e possibilita cruzar
com o valor dos itens descriminados no contrato. O objetivo
é gerenciar em tempo real a fim de evitar surpresas no final e ter
controle de todos os processos.
Dicas para economizar
Quem disse que economizar com os
profissionais ‘mais em conta’ é a maneira mais eficiente para poupar
recursos financeiros durante a obra? O famoso ditado ‘o barato
sai caro’ causa dissabores nessa equação.
Para Bruno Moraes, a melhor
forma de poupar está ligada à redução de custos na compra de
materiais de qualidade. Dessa forma, realizar orçamento, procurar por
promoções e relacionar opções A e B se revelam como métodos
efetivos para orçamentos mais enxutos. “O cliente pode se
encantar por um porcelanato, que por sua vez está
com um valor bem acima de outro com as mesmas características
técnicas e aparência semelhante. E isso deve ser pesado na balança”, pondera.
Em outras situações, uma cozinha não ter a parede revestida de ponta a
ponta. Para atenuar os custos, uma alternativa é
aplicar o revestimento em meia parede e finalizar com a pintura
– um recurso que agrega modernidade com um custo inferior.
Como diminuir o prazo
de entrega?
A realização de
uma obra sempre vem acompanhada da pressa. Imóvel vazio
e a reforma de todos os cômodos de uma vez são processos que
influenciam na rapidez e na redução dos custos, pois a maioria dos
funcionários de obra cobram por dia trabalhado. “Todavia,
caso não seja viável, pois muitas vezes o cliente ‘mora’
dentro da obra, o cronograma faz um escalonamento
que seja viável para todos”, finaliza Bruno.
Sobre Bruno Moraes Arquitetura
Criado há 13 anos, o escritório é
comandado por Bruno Moraes, arquiteto formado pela Faculdade Belas Artes de
São Paulo (FEBASP) e pós-graduado em Gerenciamento de Empreendimentos na
Construção Civil pela FAU Mackenzie. Bruno passou por grandes escritórios,
como o do arquiteto Siegbert Zanettini, onde participou do
projeto de ampliação do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento Leopoldo
Américo Miguez de Mello (Cenpes), da Petrobras,
considerado o maior projeto sustentável da América
Latina. O escritório atua nas áreas de gerenciamento e
execução de obras, além de se dedicar à concepção de projetos de
casas, reforma de apartamentos, retrofits, espaços corporativos
e áreas comuns de edifícios. Dispõe de equipe própria de obra,
cuidadosamente treinada para gerir os trabalhos com processos
próprios desenvolvidos pelo escritório que usa, entre outros
diferenciais, um aplicativo personalizado. A marca Bruno Moraes
Arquitetura tem trabalhos publicados nas mais importantes publicações de
decoração e arquitetura do Brasil. Em 2019, participou do quadro de
decoração do Programa da Eliana, no SBT, e em 2020 assinou
novamente a reforma do ambiente.
Fotos/legendas:
*Espaço para home office é uma das novas demandas do morar, resultando
em um aumento do número de reformas no país | Projeto Bruno Moraes Arquitetura | Foto/crédito:
Luis Gomes
*Administração precisa do budget da obra | Foto/crédito: Pexels
*A integração de ambientes, marcada pela ausência de paredes, e o estilo
industrial, que evidencia a laje em concreto e dutos aparentes,
entre outros atributos, contribuem para uma obra com
orçamento mais enxuto | Foto/crédito: Luis Gomes
Fonte: Assessoria de Imprensa
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