sábado, 27 de março de 2021

ESPUMANTES, VINHOS, CHOCOLATE E MUITA REFLEXÃO PARA CELEBRAR A PÁSCOA

 

Tradicional momento de reflexão, a Páscoa carrega diversos significados que podem encontrar na união da família um dos seus vetores mais fortes. Em tempos de pandemia, com o convívio restrito pelas orientações de distanciamento social, a data comemorada no dia 04 de abril, um domingo, reforça essa proposta. Se a regra é ficar em casa, que tal abusar da criatividade para tornar a data mais especial?

Uma dica é inovar na hora de degustar aquele que é um dos ícones da Páscoa, o chocolate. O prazer de abrir um ovo de chocolate ou experimentar cada nuance de uma caixa de bombons variados pode ficar ainda mais intenso para quem estiver disposto a um pouco de ousadia: harmonizando o doce com espumantes.

A proposta visa a potencializar a combinação de sabores - alimentos e bebidas cuidadosamente escolhidos, quando apreciados de forma simultânea, protagonizam novas experiências sensoriais na degustação. "É como se fosse uma sinfonia de sabores: as características de um ressaltam o paladar do outro, e vice-versa. Qualquer prato, desde a entrada até a sobremesa, passando pelos finger foods e comidas muito específicas, como é o caso do chocolate, casa com determinado tipo de bebida. Basta descobrir o equilíbrio, seja pelo contraste dos sabores ou por sua complementação", diz o enólogo da Cooperativa Vinícola Garibaldi, Ricardo Morari.

Detentora de um vasto repertório de rótulos - vinhos e espumantes para todos os gostos - a Cooperativa Vinícola Garibaldi sugere dicas de harmonização para experimentar. Para quem prefere os chocolates brancos, marcados pela predominância da manteiga de cacau e pela untuosidade, a dica são os premiados Moscatel, Moscatel Rosé e o Frisante suave. Já os adeptos do chocolate ao leite farão uma ótima harmonização caso optarem por misturar a iguaria ao sabor mais adocicado do espumante Demi-Sec ou até mesmo a sutileza de um Prosecco. Aos defensores do chocolate meio amargo, que concentra mais porcentagem de cacau em seu preparo, a dica é combiná-lo com a textura aveludada do Chardonnay. Quem prefere os amargos vai acertar na combinação com os espumantes Brut e Extra-Brut ou mesmo um tinto barricado, que darão o equilíbrio que o chocolate pede. Outra dica interessante e ousada para o chocolate amargo é tentar o contraste com o espumante do tipo Moscatel.

Para entender a harmonização:

Chocolates brancos: Espumantes moscatel ou moscatel rosé

Dica de produto: Espumante Garibaldi Moscatel (branco ou rosé) ou Frisante Relax Rosé suave.

Chocolate ao leite: Espumantes demi-sec ou Prosecco

Dica de produto: Espumante Garibaldi Prosecco e Garibaldi Vero Demi-sec Rosé.

Chocolate meio amargo: Vinho Branco chardonnay

Dica de produto: Vinho Acordes Chardonnay

Chocolate amargo: Espumantes brut, extra-brut ou Vinho Tinto barricado

Dica de produto: Espumante Garibaldi VG Extra Brut e Garibaldi Gran Corte 90 anos.

Presenteando com criatividade: Taça e Trufa online

É possível presentear com criatividade na Páscoa, fugindo de opções como ovos de chocolate ou caixa de bombom. A Cooperativa Vinícola Garibaldi oferece a alternativa de uma saborosa experiência enogastronômica, que harmoniza chocolates e espumantes, e pode ser realizada no conforto do lar. O Taça & Trufa, degustação harmonizada de espumantes com trufas de chocolate artesanal saborizadas, se transformou em um kit de produtos, acompanhado de videoaula, para que as pessoas possam aproveitá-lo sem sair de casa, especialmente enquanto durar o período de distanciamento social.

O combo contempla três rótulos (Espumante Garibaldi Prosecco Brut; Espumante Garibaldi Pinot Noir e Espumante Garibaldi Moscatel Branco) e doze trufas sortidas (nos sabores laranja, cereja e espumante) e atende até quatro pessoas. Depois de receber o kit em casa, o consumidor é orientado a acessar as plataformas digitais onde a Cooperativa Vinícola Garibaldi disponibiliza um vídeo explicativo, para que seja possível reproduzir com fidelidade a degustação, através de um passo a passo. Nele, são ensinados como analisar cor, aromas e paladar das bebidas e como harmonizá-las com os chocolates a partir de seu derretimento na boca e da mastigação.

Informações sobre a aquisição e entrega do kit ‘Taça e Trufa’ podem ser obtidas via WhatsApp (54 99196-5577) ou telefone no (54) 3464 8104.

Como é a experiência ‘Taça e Trufa’ em casa:

O kit para realizar a degustação harmonizada ‘Taça e Trufa’ em casa contempla três espumantes e três diferentes sabores de trufas artesanais, nas seguintes combinações:

Espumante Garibaldi Prosecco Brut + Trufa de Laranja

O sabor fresco, equilibrado, cremoso e com acidez marcante do espumante é ideal para combinar com a untuosidade do chocolate. Seu aroma remete a características florais e uma explosão de frutas (pêssego, maça e laranja).

Espumante Garibaldi Pinot Noir + Trufa de Cereja

Com um sabor mais marcante, equilibrado e intenso, o espumante harmoniza com o chocolate de mesma intensidade. O aroma remete a frutas vermelhas frescas, que ficam ainda mais pronunciados quando encontra os pedaços de cereja no recheio da trufa.

Espumante Garibaldi Moscatel Branco + Trufa de Espumante

Espumante de tantas premiações, de sabor marcante, persistente, de perfeito equilíbrio entre acidez, doçura e complexidade aromática. É uma perfeita combinação com uma trufa mais adocicada.

Assista a videoaula da experiência Taça e Trufa em casa https://www.youtube.com/watch?v=7Ay58q6F11M

Fonte: Assessoria de Imprensa


Nenhum comentário:

Postar um comentário