Depois
de algumas edições menos engajadas, o Big Brother Brasil voltou a ser um dos
assuntos mais comentados do país em 2020. A sua popularidade se deu por
mudanças no formato, que aproximaram o reality do universo online. A partir
disso, a Winnin, uma martech que empodera a criatividade por meio da
ciência de dados, mapeando a cultura nas redes através da inteligência
artificial, analisou como essa bomba de diversão se conecta com a cultura
online e se desdobra em conteúdos.
Conhecido por ser um programa de entretenimento, muitos acreditavam que o BBB
era apenas futilidade, mas os dados deste estudo revelam que o jogo virou e a
casa mais vigiada do Brasil tem engajado diversos assuntos. Os impactos
causados pelo programa têm atingido diferentes âmbitos dentro da cultura
online, desde levantar pautas como a cultura do cancelamento, até impacto
musical, quando uma música lançada há mais de 13 anos ficou no top 1 do Spotify
após Juliette cantarolar no programa.
Apesar das duras críticas, às proporções que esses assuntos tomam são
grandiosas e estar conectado e este universo é essencial para uma ótima
estratégia de conteúdo relevante no país. Segundo dados levantados pelo Winnin Insights, o Big Brother Brasil é o quinto assunto
mais comentado nacionalmente, mas apesar de sua colocação no trending topics
não ser elevada, o programa é citado em praticamente todos os outros tópicos
mais comentados do momento.
De família a futebol, de dança a pegadinha, o BBB21 é citado dentro de cada
assunto de forma curiosa e orgânica. Como por exemplo, o assunto família, o
Reels da Glória Pires contando que não é mãe do Fiuk viralizou e ficou no topo
do de vídeos mais assistidos sobre este assunto. Na dança, as coreografias têm
retido todos os holofotes, na edição anterior foi a icônica dança da Manu
Gavassi para a música da Dua Lipa, que ficou tão famosa que a própria cantora
internacional comentou sobre nas redes sociais; desta vez foi a cantora Pocah
que arrasou na coreografia da música Wap da Cardi B, conquistando também a
atenção da rapper.
Pensando em formatos, os vídeos de reaction em tempo real, esquetes, dublagem,
memes, debates e teorias, tomaram conta dos feed de todas as redes sociais
imagináveis. Durante a temporada do BBB, a internet torna-se uma grande mesa
redonda de discussões sobre o reality.
Além disso, o programa influencia diversos creators, desde os plantões de
fofocas como o Hugo Gloss e Gossip do Dia; até os próprios administradores das
redes dos brothers, que tem gerado muito engajamento para os participantes,
especialmente na edição atual, por exemplo, Lucas Penteado teve um aumento de
1.400,6% em seguidores em seus perfis.
Quando dizemos que nessa conversa tem espaço para todo mundo, não é
brincadeira. Os famosos de diferentes nichos estão usando as redes para
comentarem e declarar torcida aos participantes. Como a Marília Mendonça, que
alterou sua bio do twitter avisando que é ex-cantora e atual comentarista do
BBB. Outros famosos que têm entrado pro time de comentaristas (não) oficiais
são: Neymar, Bruno Gagliasso e Anitta. Mas nem só de famosos vivem os
comentários do BBB, alguns creators estão ganhando visibilidade por conta deste
assunto, nomes que devemos prestar atenção daqui pra frente são: Casimiro,
Lucas Vivot, Web Tv Brasileira e Guto TV.
Dentro de cada plataforma o Big Brother é comentado de uma maneira. O Twitter,
é a rede usada para os desabafos informais e em tempo real, chega a ser
classificado como um pay-per-view que a edição não mostra. O Instagram faz um
highlights dos acontecimentos mais marcantes do programa e é a principal
plataforma dos participantes também. Já no YouTube são feitas análises mais
profundas sobre as pautas levantadas pelos comportamentos dos brothers. Como
era de se esperar, o TikTok também entrou nessa vibe, as dublagens e esquetes
tomam conta do assunto. E o mais novo queridinho da web é a Twitch.tv, que
conta com transmissões ao vivo do programa para promover debates e reactions.
Assim, pagar milhões para fazer parte do time de patrocinadores do BBB não é
uma realidade para todas as empresas, mas com tanto conteúdo sendo gerado
organicamente na web, existem grandes oportunidades para as marcas entrarem
nessa conversa. O segredo para se destacar no meio, é produzir conteúdo nos
formatos mais engajadores, nas plataformas mais adequadas e colaborar com os
creators mais relevantes.
Metodologia do relatório
O levantamento foi criado a partir de análise de dados feito pela inteligência artificial da Winnin, que analisou dentro do ecossistema de consumo da população sobre o BBB quais são os formatos, creators, marcas e plataformas dominam essa conversa. O intuito é mostrar que não faltam oportunidades para marcas se assumirem como criadoras de conteúdo e turbinar seu alcance e performance online a partir do reality. Todos os insights foram construídos a partir de dados do software proprietário de inteligência de vídeo da startup, o Winnin Insights, que mapeia novas tendências emergentes de acordo com múltiplas variáveis como setor, público-alvo e objetivo de negócios, entregando insights e permitindo que marcas e agências ajam rapidamente para criar produtos, ações e estratégias mais assertivas e relevantes.
Sobre a Winnin
Fundada em 2015 por Gian Martinez, a Winnin é
uma martech que empodera a criatividade por meio da ciência de dados. Líderes
globais como AB Inbev, Danone, Coca-Cola, Nestlé, entre outros, confiam
na Winnin para tomarem decisões melhores e mais
relevantes. O Winnin Insights, software
proprietário de inteligência de vídeo, mapeia novas tendências emergentes de
acordo com múltiplas variáveis como setor, público-alvo e objetivo de negócios,
entregando insights e permitindo que marcas e agências ajam rapidamente para
criar produtos, ações e estratégias que se conectem ao espírito do tempo e aos
consumidores de amanhã. Com sócios como Coca-Cola e ZX Ventures e sede no Rio
de Janeiro, a Winnin tem um time formado por
mais de 70 pessoas.
Fonte: Assessoria de Imprensa
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