LUTA CONTRA DISCRIMINAÇÃO DE GÊNERO NO ESPORTE É TEMA DO SEMINÁRIO "PROIBIDAS E INSURGENTES"

 

O Museu do Futebol apresenta nesta terça-feira (13), às 17h, a segunda mesa do webinário "Proibidas e Insurgentes | Os 80 anos da Lei que vetou mulheres no esporte", ciclo de palestras que relembra o aniversário do decreto que proibiu brasileiras de disputarem diversos esportes considerados "impróprios" para o corpo feminino, como o futebol. Instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, o Museu do Futebol realiza o evento gratuitamente no YouTube e Facebook, com emissão de certificado para quem se inscrever previamente.

A Mesa #02: “Insurgentes” conta as histórias das mulheres que foram cerceadas pela lei, mas não se calaram e levantaram-se contra todo tipo de abuso no contexto esportivo brasileiro. 

As convidadas são a ex-nadadora Joanna Maranhão, que denunciou o abuso sexual que sofreu de seu treinador na infância e se tornou uma das vozes mais potentes de sua geração; a ex-judoca Soraia André, pioneira na modalidade na década de 70 e que alterou a cor de seu quimono para protestar contra a proibição imposta às mulheres; e a jogadora de futsal Vanessa Pereira, eleita três vezes melhor do mundo. A mediação é de Diana Mendes, coordenadora do Centro de Referência do Futebol Brasileiro, e haverá participação especial da ex-tenista Patricia Medrado, que integra o Grupo Mulheres do Brasil.

O webinário Proibidas e Insurgentes tem curadoria da jornalista Lu Castro e da pesquisadora Silvana Goellner e apoio do Brazil Chevening Sport Business Alumni, grupo de ex-alunos que cursaram mestrados na área esportiva em universidades do Reino Unido com bolsa Chevening, da ONG Think Olga, do Grupo Mulheres do Brasil - Comitê Esportes e da ONU Mulheres.

Para receber certificado de participação, é necessário se inscrever neste link: https://bit.ly/3dEHEAy

Transmissão:

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem