Em 2016, o professor de
educação física, Rafael Naves, inaugurou a primeira unidade
da Duckbill Cookies & Coffee, a ideia da rede surgiu logo
após o empresário concluir um curso de
barista e se apaixonar pelo ramo do café. “Depois de
uma viagem para o exterior, passei a me questionar porque
não existia uma cafeteria com cookies como carro
chefe no Brasil”.
Com isso, ele passou cerca de oito
meses em casa testando diversas receitas em
busca do cookie perfeito. “Ao todo, foram 42
receitas do mundo todo até chegar na combinação perfeita de
sabores, que é o sucesso que temos hoje. Eu defino que a
criação da marca surgiu da minha paixão por café com a minha
inquietação na cozinha”, comenta.
O empresário investiu em torno
de R$ 200 mil para inaugurar a primeira unidade Duckbill em Franca,
cidade natal de Naves. Em 2018 a rede se associou ao Grupo 10x,
iniciando assim o processo de franchising da marca. “Quando
iniciamos o projeto com o Grupo 10x, só possuímos a unidade
piloto, mas isso já foi o suficiente para comercialização de
mais de 200 unidades”, comenta.
Hoje a Duckbill possui mais
de 100 unidades em operação e mais de 80 para inaugurar ainda em
2021. “Estamos presentes em 24 estados mais o Distrito Federal,
possuímos um plano de expansão para esse ano de crescimento expressivo
dentro da própria rede”, pontua. Hoje cerca de 25% dos franqueados já possuem 2
unidades, “nossa meta é aumentar esse número para 40% e claro, fazer
uma seleção rigorosa para entrada de novos investidores”,
reforça o CEO da Duckbill.
Dentre as regiões onde a marca está
presente, o Norte e o Nordeste chamam
atenção com o crescimento gradativo. Hoje a representatividade
desses locais chega à 15% do faturamento total da rede, sendo que, a
maior concentração de unidades se encontram nas regiões
Centro-Oeste, Sudeste e Sul do país. “O nosso projeto
de expansão e implantação nas regiões Norte e Nordeste tomou
força e nossa expectativa é que essa representatividade dobre
até o final deste ano”, comenta Eduardo Silvestre, consultor
comercial regional da Duckbill.
A Duckbill possui 13
unidades em operação nas regiões, além das que já estão em processo
de implantação. Mesmo seguindo o padrão que uma franquia
necessita, a marca percebeu que havia um sentimento de
regionalismo e bairrismo bem aguçado nos clientes e uma
cultura de consumo diferente de outras metrópoles – como em São Paulo, por
exemplo.
Com isso, a equipe de marketing
passou a criar ações locais diferenciadas com elementos locais. “Um bom exemplo
disso, foi utilizar nosso mascote, o ornitorrinco Bill com chapéu de
cangaço e cacto. O engajamento orgânico foi surpreendente”,
ponta Eduardo.
A médica Luiza Fleury Figueiredo, de
27 anos, conheceu a Duckbill atraves das redes
sociais e sempre teve interesse em investir em uma cafeteria, ela
comenta que foi um investimento que uniu o útil ao agradável. Logo na
primeira semana de inauguração, o negócio fez tanto sucesso, que ela
teve que repor o estoque com rapidez.
“O mercado de gastronomia está
em uma eterna ascensão desde que saibamos nos moldar a ele, principalmente
na região Norte, onde temos peculiaridades bem características”, comenta
Luiza.
A unidade dela fica em
Belém do Pará e com o sucesso, ela já está
prestes a inaugurar a sua segunda loja. “O modelo de negócio é atrativo,
nossa média de faturamento é de R$75 mil ao mês, com meses em que ultrapassamos
esse valor. Temos um bom relacionamento com a franqueadora, que nos dá um ótimo
suporte, por isso, já estamos com a nossa segunda unidade quase pronta para
inauguração”, pontua.
O sucesso de Luiza, está
atrelado no investimento agressivo no ambiente digital,
além de ser uma excelente referência no atendimento humanizado da
rede. “Essa é uma unidade que está sempre no TOP5 de faturamento
geral e TOP3 no faturamento regional, esse
foco do empreendedor, faz toda a diferença”, finaliza Eduardo.
Para o segundo semestre deste ano, a rede estuda lançar produtos
regionais.
Sobre
a DuckBill Cookies & Coffee
O empresário Rafael Naves em
2016 criou a empresa atuante no segmento de cookies e cafés
especiais e dois anos depois (2018) uniu-se ao Grupo
10x no franchising. Atualmente possuiu diversas lojas
espalhadas pelo Brasil e diferenciais como alimentos sem
conservantes e aromatizantes artificiais e produtos que
unem sabor e qualidade. Inspirado em modelos de negócio de sucesso de
Nova Iorque como a Levain Bakery, não poupou esforços até encontrar a
receita de cookie perfeita, com isso, foram testados 42 tipos de
receitas até que chegou na que hoje é o carro chefe da rede.
Fonte: Assessoria de Imprensa
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