A pandemia afetou diversos setores da sociedade, e a cultura foi
um dos principais prejudicados. Sem poder realizar apresentações ou receber visitas, em decorrência do isolamento social, as casas de
shows, teatros e museus precisaram se reinventar. E o maior
aliado para superar esse momento foi a
tecnologia.
Para quem sentia falta de admirar as obras de arte das
exposições, a visita virtual foi a forma que o MAM Rio encontrou para atender aos fãs de arte, que não viam
seus quadros e esculturas desde março de 2020. A
Media Glass, startup que desenvolve experiências
imersivas em Realidade Aumentada, trouxe essa solução para o museu, em parceria com a
Smart Fans.
O projeto desenvolvido foi um Tour 3D, onde o público tem a
possibilidade de ir ao museu de forma remota, possibilitando observar as
exposições com uma alta qualidade de imagem, capturando todos os detalhes do
ambiente e trazendo a sensação de estar presente no
local.
"A visita virtual é uma ótima escolha para apresentar
ao público. Essa solução consegue trazer a sensação da pessoa estar no ambiente, uma vez que mapeamos
todo o local com fotos panorâmicas
profissionais em 3D, garantindo uma experiência
completa de um tour em 360 graus", comenta
Flávio França, CEO da Media Glass.
Outra vantagem que o tour oferece ao público, é a possibilidade de escolher
quando e que horas deseja visitar o museu,
visto que a experiência está disponível via internet. Estes são alguns
dos benefícios que a Realidade Virtual pode oferecer ao setor cultural. Flávio
França comenta como essa tecnologia pode se tornar uma das maiores aliadas
neste período de isolamento social.
"Até o momento não temos uma perspectiva de volta à normalidade, então é preciso se adaptar para evitar
mais prejuízos para este setor, que está sendo
muito afetado desde o início. Com a Realidade
Virtual, os profissionais da área podem oferecer seus serviços com a mesma
qualidade, seja com um Tour 3D ou
mesmo com uma apresentação imersiva",
explica o CEO da Media Glass.
As exposições que estão disponíveis para o público são: "35 Revoluções: Irmãos Campana",
"Realce", "COSMOCOCA - programa in progress: núcleo poético dos
Quasi-Cinema", "Bandeira Brasileira" e "Hélio Oiticica: a
dança na minha experiência". Elas podem ser acessadas pelo site do museu, tanto por computador, quanto por celular e
tablet.
Sobre
Media Glass
Media Glass é uma startup carioca
que desenvolve experiências imersivas em AR/VR
com foco em resultados. A carta de serviços inclui aplicações para Smart Glass, Mobile AR, Web AR, Treinamento em VR,
Visão Computacional e Tour Virtual
360. A startup já recebeu alguns prêmios e
reconhecimentos importantes e foi classificada em 2019 como uma das TOP10
startups de AR/VR do Brasil pelo ranking 100 Open Startups. No mesmo ano, foi
selecionada para representar o Brasil na Innovation Week em Estocolmo, na Suécia.
Smart Fans
A Smart Fans cria experiências inovadoras de engajamento e
monetização para o setor de entretenimento. Acreditamos na nossa capacidade
de gerar experiências memoráveis de consumo, integrando inúmeras tecnologias de
ponta como a Realidade Aumentada, Realidade Virtual e 3D interativo.
Fonte: Assessoria de Imprensa
Postar um comentário