segunda-feira, 16 de agosto de 2021

MAIOR PROJETO CULTURAL DO RJ ENCERRA O CICLO DO - CINEMA PRESENTE - EM 2 ÚLTIMAS SESSÕES A CÉU ABERTO (CELEBRANDO O DIA DO FOLCLORE BRASILEIRO)

 

Guapimirim e Rio Bonito receberão no próximo final de semana, 21 e 22 de agosto, as últimas sessões de de 2021 do Cinema Presente, celebrando o cinema e o folclore brasileiro. O projeto já gerou cerca de 300 empregos e levou mais de 3.500 pessoas, de 18 cidades do Estado do Rio de Janeiro, às praças públicas para assistir gratuitamente a filmes nacionais e agora encerra, presencialmente, a edição de 2021.

"Nós encerramos em Guapimirim e Rio Bonito uma grande caravana cumprindo nossa missão de garantir a todos o acesso ao cinema brasileiro. As cidades que o Cinema Presente passa não têm salas de cinema e, principalmente na pandemia com a falta de iniciativas culturais e todas as dificuldades desse período, é muito importante que as famílias desses lugares tenham esse contato com o nosso cinema", conta Felipe Flores, idealizador e produtor do Cinema Presente, e CEO da Flores & Filmes .

O Cinema Presente, que tem o apoio da distribuidora de energia elétrica Enel e do Governo do Estado do Rio de Janeiro através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, também dirige atenção a outras responsabilidades sociais. Além do foco principal à democratização do acesso ao cinema e à cultura nacional, o projeto tem como um dos seus pilares a preocupação com o meio ambiente. Por conta das iniciativas para reduzir a pegada de carbono dos eventos, com 2/3 do material utilizado enviado para reciclagem e utilização de uma tela de LED que confere redução de 75% de energia nas exibições, o cinema popular itinerante recebeu o Selo Verde de sustentabilidade.

Para celebrar o Dia do Folclore (22), duas sessões serão realizadas por dia, uma às 16h com a exibição de curtas animados e a Sessão Família às 18h30 sobre o tema. Para ambas as sessões estarão disponíveis nas praças 250 assentos. Serão distribuídos refrigerante e pipoca, a entrada é franca e é recomendada chegada com antecedência para garantir lugar.

No encerramento da edição deste ano do Cinema Presente na Praça, em Rio Bonito, será feita a reabertura do calendário cultural do Estado do Rio de Janeiro pela secretária de cultura Danielle Barros. O anúncio coincide com o Dia do Folclore, celebração criada para lembrar os brasileiros da importância de valorizar as nossas origens, tradições, conhecimento popular, manifestações culturais e folclóricas do Brasil. No evento será exibida a série de curtas "Juro que Ví" com as animações: A Lenda do Saci, O Curupira, O Boto, A Lenda da Iara e Matinta Pereira.

Protocolos de segurança para as sessões, seguindo a OMS :

- Distanciamento de 1 m entre as cadeiras;

- Túnel de descontaminação na entrada do evento;

- Sanitização das cadeiras antes e entre cada sessão;

- Uso obrigatório de álcool gel antes das sessões;

- Uso obrigatório de máscara para todos os presentes.

Sobre a Enel Distribuição Rio

A Enel Distribuição Rio, subsidiária da multinacional italiana Enel, atende 66 municípios do estado do Rio de Janeiro, abrangendo 73% do território estadual, com cobertura de uma área de 32.188 km². A Região Metropolitana de Niterói e São Gonçalo e os municípios de Itaboraí e Magé representam a maior concentração do total de 2,7 milhões de clientes atendidos pela companhia. A estratégia de atuação da Enel é baseada no seu Plano de Sustentabilidade e nos compromissos assumidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Para saber mais sobre o projeto Cinema Presente na Praça:

Instagram: @cinemapresente



Foto: Dvulgação - Legenda: ENEL, maior distribuidora de energia do Brasil, apoia a iniciativa que tem como norte a inclusão e a ocupação do espaço público de forma gratuita .

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário