terça-feira, 21 de setembro de 2021

DIA NACIONAL DE LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA: INCLUSÃO E EDUCAÇÃO PARA TODOS

 


Nesta terça-feira (21) é celebrado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, que visa conscientizar entidades públicas e a sociedade em geral sobre a necessidade de ações efetivas de inclusão, acessibilidade, promoção da qualidade de vida, garantia de direitos, entre outras, para pessoas com deficiência. Segundo a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), divulgada em agosto deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 17,3 milhões de pessoas a partir de dois anos têm alguma deficiência no Brasil. No que tange aos estudos, apenas 5% da população adulta (a partir dos 18 anos) entre os deficientes concluíram o ensino superior no país: 16,6% tinham ensino médio completo e superior incompleto; outros 10,8% tinham ensino fundamental completo e médio incompleto; e o número mais impressionante: cerca de 67,6% não tinham instrução ou sequer completaram o ensino fundamental.

Outro dado que chama a atenção está relacionado à participação das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. De acordo com a publicação, em 2019, apenas uma a cada quatro (25,4%) pessoas com deficiência em idade de trabalhar (ou seja, a partir dos 14 anos de idade), estava ocupada.

Como forma de mitigar esse gargalo, contribuindo para uma educação inclusiva e para a capacitação/profissionalização e independência da pessoa com deficiência, o Bookplay, primeira plataforma 100% brasileira de streaming de educação, disponibiliza cursos e livros que ajudam nestes processos. São eles:

Cursos

Educação Física Adaptada
Educação Especial
Acessibilidade

Profissionalização dos Deficientes: a importância social
Profissionalização dos Deficientes: metodologia

Livros

Cidadania em ação: inclusão
Atividades físicas para jovens com deficiências graves

Coleção Inclusão Educacional
- Eu tenho Síndrome de Down
- Eu tenho uma Deficiência Física
- Eu tenho Paraplegia
- Eu tenho uma Deficiência Visual

Sobre o Bookplay

Primeira plataforma de streaming 100% brasileira voltada para o conteúdo de educação, reúne mais de 5 mil livros, mil cursos - inclusive de inglês e espanhol -, 2 mil audiolivros, 700 videoaulas, banca completa com revistas e jornais e área kids com livros, audiolivros, atividades para imprimir para até três pessoas via computador, tablet ou celular, sendo compatível com iOS e Android. O Bookplay também conta com um clube de benefícios, pelo qual mais de 200 parceiros proporcionam ofertas e descontos exclusivos. O aplicativo também permite a leitura dos livros em modo off-line. Além disso, o Bookplay é uma empresa que apoia a Fundação Abrinq.

Conheça mais em: https://www.bookplay.com.br

Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário