sexta-feira, 24 de dezembro de 2021

NATAL DO MUNDO TODO

 

A cantora, regente e pesquisadora Dani Mattos se apaixonou pelas músicas de Natal ao participar de corais durante a infância e a adolescência. Ao se tornar regente, Dani Mattos acompanhada do seu Grupo Vocal Poucas & Boas criou a apresentação musical  “Natal do Mundo Todo”. O espetáculo interativo apresenta canções natalinas de várias épocas e lugares do mundo. O repertório traz canções natalinas de diferentes estados brasileiros e de outros países. “Tenho uma coleção da canções natalinas, vou variando a cada edição deste projeto. Temos,por exemplo, ‘Estrela de Natal’, do pastoril alagoano, ‘Nkosi Sikelele’, canção sul-africana, ‘No La Devemos Dormir’, do cancioneiro de Uppsala (Suécia), entre outras. Muitas delas são canções pouco conhecidas do grande público, explica a regente.

Latim

Algumas canções trazem especificidades, como é o caso de Laudate Pueri (cânone/ Latim). Por ser uma língua morta faltam referências de pronúncia. Por sua experiência em cantar e reger corais, Dani Mattos não achou difícil encontrá-las. Segundo ela, para um trabalho bem feito é muito importante prestar atenção na pronúncia de cada língua.  

Celebrar a vida

A regente faz questão de ressaltar que as apresentações musicais não tem caráter religioso. “Queremos celebrar o sentido de união através da música, da arte. Esquecer um pouco das adversidades e celebrar a vida, a capacidade de recomeçar, de nutrir uns aos outros através da arte, que está ao alcance de quem estiver aberto. Este caminho (artístico) foi uma verdadeira fortaleza durante a pandemia, mas foi necessário um empenho de todos os artistas para que ele se mantivesse vivo”, ressalta a artista. 

Ampliar repertório

Para conhecer as músicas de outros lugares e diversificar o repertório,  é preciso realizar pesquisas constantes nas diversas regiões brasileiras e com imigrantes. Pessoas que conhecem músicas natalinas e querem compartilhar com o projeto "Natal do Mundo Todo" podem entrar em contato pelo instagram, canal do YouTube ou fanpage da regente, onde ela posta seus trabalhos. “Estamos também em contato com ONGs que têm ações voltadas para o bem-estar dos refugiados. Ocorre que, com a pandemia, as ações ficaram muito focadas nas necessidades básicas como alimentação, abrigo, moradia. Acredito que agora consiguiremos estabelecer contato com algumas destas ONGs para realizarmos uma troca de conhecimentos musicais”, diz a regente.

Apresentações:

Dani Mattos e seu Grupo Vocal Poucas & Boas já realizaram o espetáculo musical  “Natal do Mundo Todo” em diversos espaços como o Augôsto Augusta Cultural, Capela do Cemitério da Consolação, Atelier Paulista, Parque Trianon, entre outros. Mas se você perdeu, pode conferir no canal do YouTube da regente: https://www.youtube.com/watch?v=5wB3Xw8IpIE&t=9s

Serviço

“Natal do Mundo Todo

Participe enviando sugestões de músicas natalinas 

Instagram:   @danimmattos   @7melodica 

Facebook: https://www.facebook.com/danimmattos

Site: http://danimattos.com.br

Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=5wB3Xw8IpIE&t=9s

E-mail: 7melodica@gmail.com

Fonte/Foto-Reprodução-divulgação: Assessoria de Imprensa - Legenda: Dani Mattos e Coral Poucas & Boas

Nenhum comentário:

Postar um comentário