sexta-feira, 11 de março de 2022

PUMA CELEBRA A HISTÓRIA DO INÍCIO DO BREAKING EM SÃO PAULO COM O MINI DOCUMENTÁRIO "A ONDA DO BREAK"

 

A PUMA lança o mini-documentário “A Onda do Break”, criado em parceria com o coletivo MAD LAB RATS e a A21 Films. O filme apresenta a história dos primórdios do breaking em São Paulo que acontecia em paralelo com surgimento do movimento Hip Hop no Brasil, além de ser o pontapé inicial da nova campanha do sneaker clássico da marca, o PUMA Suede.

 

Os primeiros movimentos organizados do breakdance em São Paulo apareceram no Largo São Bento, entre 1985 e 1988. Jovens usando conjuntos de moletom e sneakers nos pés, dançavam enquanto MCs soltavam suas primeiras rimas e grafiteiros espalhavam sua arte pelas ruas. Adolescentes, influenciados pelo filme Beat Street (1984), tomaram a estação São Bento do metrô e criaram um dos primeiros movimentos organizados do Hip Hop no Brasil. Nesta época, surgiram as gangues Back Spin, Crazy Crew, Nação Zulu e Street Warriors, que eram consideradas as principais do movimento, além de nomes como OSGEMEOS, Thaíde, DJ Hum, Mano Brown e MC Jack, que começaram a ter destaque na cena.

 

Nesse recorte histórico em homenagem à cultura de rua, a PUMA criou o Mini Documentário "A Onda do Break", no qual as primeiras crews brasileiras lembram quando tudo começou, em um dos berços do Hip Hop brasileiro. Além dos nomes já citados, também há relatos de personagens como Nelson Triunfo, considerado o pioneiro do Hip Hop no Brasil, e também de Doze Green, considerado um dos pioneiros do Hip Hop mundial, e um dos participantes do filme Beat Street, membro da Rock Steady Crew.

 

Para o documentário, a PUMA customizou 50 pares do icônico Suede e reeditou com fidelidade os agasalhos históricos usados pelas quatro crews, mantendo a paleta de cores que caracteriza cada uma delas, feitos exclusivos para o filme.

 

A marca alemã reúne o elenco completo do documentário em uma première exclusiva no Cine Marabá, local onde o filme “Beat Street” foi exibido pela primeira vez no Brasil e onde os primeirosbreakers brasileiros se apaixonaram pelo Hip Hop. O filme é considerado um divisor de águas para o movimento no país, servindo de ideia para a formação das primeiras crews e os rachas no largo do metrô São Bento.

 

"A Onda do Break" é um ótimo exemplo da liberdade criativa que uma marca como a PUMA pode entregar, quando, quem conta a história são os próprios personagens que a viveram. Em uma época na qual todos querem ser protagonistas, aprendemos que deixar legados culturais e sociais é mais importante do que falar de si. As marcas devem retornar para a cultura aquilo que um dia a cultura trouxe para elas”. Compartilha Tiago Mari, produtor executivo e idealizador do documentário.

 

A história da PUMA se funde naturalmente com a história do Hip Hop, desde quando o Suede surgiu nas primeiras batalhas de dança no South Bronx, nos anos 70, até o filme Beat Street, nos anos 80, onde a marca foi fornecedora dos agasalhos e tênis. Inclusive, alguns personagens do movimento, como Thaíde, contam que eles costumavam imitar as roupas da PUMA que não existiam no Brasil. Ainda, há relatos de que os amigos costumavam também criar modelos imitando o Suede, usando tênis comuns da época com tiras de couro coladas, para parecerem que eram o clássico da PUMA.

 

Desde 1968, o PUMA Suede esteve na vanguarda dos pontos de virada culturais, transcendendo estilo e tendências. O sneaker tem sido referência por mais de 50 anos, um ícone do passado que continua como um clássico do presente e futuro, trazendo um impacto significativo na sociedade e cultura.


O lançamento de "A Onda do Break" conta com a parceria oficial da HYPEBEAST Brasil, maior autoridade global em streetwear e cultura urbana, que levará adiante esse projeto em parceria com a PUMA Brasil.

 

Ficha técnica “A Onda do Break”:


Criado por: MAD LAB RATS


Produzido por: BTTB﹒INSTITUTE e A21 Films


Produtor Executivo: Tiago Mari


Direção: LOREM IPSUM


Direção Fotografia: Danilo Arenas


Co-Produzido por: Thaíde e Ana Paula Onofre


Edição: Vitor Hugo Santana E Daniel Barrios


Imagens: Pablo Aguiar, Luiz Egídio, Marcelo Batista, Samuel Costa


Assistente de Fotografia: Lucas Martins e Samuel Costa


Trilha Original: OSGEMEOS e Roger Dee


Sound Design: Vitor Hugo Santana


Som Direto: Lucas Martins


Direção de Produção: Carla Balsemão Lombardi


Assistente de Produção: Fidel Balsemão Lombardi


Argumento: Fabio Canale


Cor: Marcelo Batista


Mixagem de Áudio: Leonardo Nicolosi

 

Instagram mab Lab

Instagram a21 Films

 

PUMA

A PUMA é uma das principais marcas esportivas do mundo que projeta, desenvolve, vende e comercializa calçados, vestuário e acessórios. Há mais de 70 anos, a PUMA impulsiona o esporte e a cultura, criando produtos para os atletas mais rápidos do mundo. Os produtos trazem performance e esporte inspirados no lifestyle de categorias como Futebol, Running e Training, Basquete, Golfe e Motorsport. A PUMA colabora com designers e marcas renomadas, trazendo influências esportivas para a cultura de rua e moda. O grupo PUMA possui as marcas PUMA, Cobra Golf e Dobotex. A empresa distribui seus produtos em mais de 120 países, emprega mais de 14 mil funcionários em todo o mundo e está sediada na cidade de Herzogenaurach, Alemanha. Para mais informações, acesse o site

Assista o Documentário online em youtube﹒com/PUMA﹒


Em parceria com o Canal Rap Falando, a PUMA fez uma transmissão ao vivo do evento, no twitch da Rap Falando (link)


Siga a PUMA nas redes sociais:


instagram


Fonte: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário