INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA EDUCA CLAQUETE AÇÃO (ECA)

 

Estão abertas as inscrições para terceira edição do Festival Internacional de Cinema Educa Claquete Ação (ECA). Podem participar da mostra competitiva filmes de curtas-metragens produzidos e finalizados nos últimos 36 meses por produtores de todo o Brasil com temática educativa nas áreas de cultura, educação, esporte e meio ambiente.  As inscrições gratuitas devem ser realizadas de 25 de abril até o dia 31 de maio de 2022 no site: https://filmfreeway.com/FestivalECA

 

De acordo com Alba do Vale, diretora da Objetiva Produções Cinematográficas, o objetivo do  Festival Internacional de Cinema Educa Claquete Ação (ECA) é contribuir com a difusão de produções que abrem janelas para a temática educativa. “Através da sétima arte, o Festival propõe a formação e o surgimento de novos talentos, além de refletir sobre a influência do audiovisual na sociedade contemporânea e estimular a inclusão social”, explica a diretora.


21 produções nacionais e internacionais


Festival Internacional de Cinema Educa Claquete Ação ( ECA) acontece de 4 a 13 de agosto de 2022, em plataforma online e sessões presenciais. Serão exibidos 21 curtas-metragens, sendo dez filmes competitivos, cinco filmes convidados, e seis filmes realizados nas oficinas produzidas pelo Festival.


A Curadoria do Festival será de Monica Trigo, que há anos atua no setor audiovisual e, entre outros, preside a Alianza Latino Americana de Festivales de Cine Fantástico (FANTLATAM), considerado o Oscar do Cinema Fantástico, além Kaiane do Vale Martins, produtora e curadora na 1ª, 2ª e 3ª Edição do Festival Internacional de Cinema Educa Claquete Ação, e curadora do projeto do Educacine (2012). 


Premiação


A  escolha dos filmes vencedores na categoria competitiva do Festival Internacional de Cinema Educa Claquete Ação ( ECA) será realizada por um júri técnico composto por três profissionais do audiovisual brasileiro: Filippo Pitanga, crítico de cinema, curador e júri de inúmeros festivais internacionais; a diretora Kátia Coelho, a primeira mulher a dirigir a fotografia de um longa-metragem no Brasil, ganhadora de mais de 30 prêmios em festivais nacionais e internacionais e o diretor  Jeferson De que foi um dos diretores da novela “Bom Sucesso”, na Rede Globo (2019), lançou “M-8”, Melhor Filme/Júri Popular no Festival do Rio (2020), e o longa “Doutor Gama”, sobre o abolicionista Luiz Gama (2021).


O filme vencedor do Festival ganhará um prêmio de dez mil reais, o segundo lugar o prêmio de cinco mil reais e o terceiro três mil reais, além do Troféu do Festival.  


Oficina online para todo o Brasil: Stop Motion – 9 a 16 de maio


Quem já assistiu filmes como A fuga das Galinhas, Coraline, Noiva Cadáver ou as aventuras de Shaun o Carneiro deve ter percebido que esses filmes despertam um certo fascínio, não só pelas histórias, mas principalmente pela técnica utilizada na produção dessas animações : o stop motion. Adolescentes entre 12 a 18 anos de todo o Brasil têm a oportunidade de participar da oficina online de  9 a 16 de maio, das 14h às 17h,  que será ministrada por Marta Russo. As inscrições gratuitas podem ser realizadas em https://festivaleca.com.br/oficinas


O Festival também promoverá outras cinco oficinas presenciais em São Paulo, que abordarão aspectos do fazer cinematográfico (roteiro, direção, produção, direção de fotografia e edição). As oficinas presenciais acontecem nas cidades de SP (Santo Amaro), Taboão da Serra e Embu das Artes. 


As oficinas formativas resultarão em seis curtas-metragens que serão exibidos na Cerimônia de Premiação do  Festival Internacional de Cinema Educa Claquete Ação ( ECA).

 

Lives temáticas


O Festival contará ainda no mês de julho com duas lives temáticas, pela plataforma Google Meet. A primeira “Cinema na Sala de Aula”  traz a roteirista Ceci Alves e o doutor em Ciência da Comunicação (ECA/USP) Marciel Consani. A medição do encontro será de Leopoldo Tauffenbach, membro da Comissão de Cinema dos CEUs da Secretaria Municipal de Cultura (SP). A segunda live “Cinema e Representatividade”, será debatida pelo cineasta e jornalista Lufe Steffen, a historiadora Cida Reis e com mediação da cineasta e roteirista Carissa Vieira. 


O Festival Internacional de Cinema Educa Claquete Ação (ECA)  é uma realização da Objetiva Produções Cinematográficas com apoio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, por meio da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo e patrocínio do Banco Votorantim.


Serviço:


Festival Internacional de Cinema Educa Claquete Ação ( ECA)


Inscrições gratuitas: 25 de abril até o dia 31 de maio de 2022


No site:  https://filmfreeway.com/FestivalECA


Regulamento: https://festivaleca.com.br/


Festival : de 4 a 13 de agosto de 2022


Oficinas de Cinema: https://festivaleca.com.br/oficinas


Facebook: https://www.facebook.com/FestivalECA


Youtubehttps://www.youtube.com/channel/UCuh5WYFh4UNsvj1tbS_L2YQ


Foto/crédito: Objetiva Produções Cinematográficas


Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem