PAIXÃO DE CRISTO: TEATRO PADRE MATHEUS ENCENA O TERCEIRO MAIOR ESPETÁCULO AO AR LIVRE DO BRASIL, EM PILÕES

 

Com pouco mais de 6 mil habitantes, o município de Pilões costuma ver sua população duplicada no dia de encenação da Paixão de Cristo, encenada pelo Teatro Padre Matheus há 49 anos, na sexta-feira santa. Durante a semana, o turismo religioso mostra sua força.

O espetáculo da Paixão é considerado o terceiro maior ao ar livre do Brasil e o segundo maior da Paraíba, com mais de 80 atores amadores e cerca de 100 figurantes. Uma realização do grupo Teatro Pe. Matheus, da Associação Amigos de Pilões, juntamente com a Paróquia Sagrado Coração de Jesus, que trata, com muita emoção, da história mais contada em todo o mundo, a vida, morte e ressurreição de Jesus, usando como palco os 54 degraus das escadarias da paróquia da cidade.

Atualmente dirigida pelo advogado, Hermes Castro, o espetáculo foi criado em 1974 pelo pároco da cidade de Pilões que tinha vindo da Holanda a comunidade a fim de desenvolver o território local, fomentando a cultura, a qualidade de vida e, principalmente, a evangelização.

No início, dirigido pelo próprio Padre Matheus, depois por Rosenilda Marques da Silva, Francisco Cleanto de Castro, Wilson Belmino Marques da Silva, Francisco Flor de Souza; hoje, dirigido pelo Hermes Augusto de Castro, integrante do Teatro desde a sua fundação, vem desenvolvendo um trabalho de extensão cultural e religiosa, contribuindo para a preservação dos valores culturais da terra, num gesto de amor, de devoção de seus participantes que, sem nenhuma paga, garantem um dos maiores espetáculos ao ar livre do País.

Contando apenas com atores do município, o elenco é formado por todas as classes sociais, desde estudantes, professores, militares, funcionários públicos, trabalhadores rurais, menores carentes, jovens e adolescentes. A expectativa dos organizadores é de que compareçam, pelo menos, 10 mil pessoas que chegam do interior do interior do estado e outros circunvizinhos, inclusive do Sul país, levando-se em consideração que o Espetáculo da Paixão de Cristo, de Pilões, tornou-se conhecido internacionalmente. 

Foto/crédito: CG Photos

Fonte: ASCOM da Prefeitura de Pilões, com informações do Grupo Teatro Padre Matheus

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem