11ª MOSTRA 3M DE ARTE: CONHEÇA OS ARTISTAS SELECIONADOS POR EDITAL PARA COMPOR A EXPOSIÇÃO QUE ENTRA EM CARTAZ DIA 25/6

 

A 11ª Mostra 3M de Arte, um dos eventos mais longevos do cenário nacional de arte contemporânea, através de seu edital, selecionou dois artistas para participar da edição deste ano. Com curadoria de Camilla Rocha Campos e o curador adjunto João Simões e tema “Cor, Calor, Valor”, a iniciativa buscou artistas de todo o país, incluindo estrangeiros residentes no Brasil há mais de dois anos, para desenvolverem projetos inéditos comissionados.

Neste ano, compuseram o corpo de jurados para seleção de autores e obras o artista Bruno Baptistelli, que tem trabalhos em lugares como o MASP e a Pinacoteca de São Paulo, e Horrana de Kássia Santoz, que já integrou Fábricas de Cultura e MASP e, atualmente, é responsável pela programação pública da Pinacoteca de São Paulo.

Dentre os 125 inscritos, foram selecionados Augusto Leal, artista de Simões Filho (BA), com a obra “O jogo!”, que tem o objetivo de colaborar com as discussões sobre as formas de operação e manutenção do racismo no Brasil, e o multiartista e comunicador sul-mato-grossense baseado em São Paulo DUDX, que traz a instalação “Bibal”, cuja proposta para participar da 11ª Mostra 3M de Arte é afirmar os espaços para pessoas LGBTIA+, hasteando bandeiras que simbolizam a resistência e as vidas dessa comunidade no Parque Ibirapuera. Cada artista participante da Mostra receberá cinco mil reais referentes a cachê de criação e direitos autorais de exibição e trinta mil reais como verba para produção (incluindo transporte, instalação e desinstalação da obra). 

Para Camilla Rocha Campos, “o edital é uma oportunidade de reforçar a importância da ocupação dos espaços públicos e o uso deles como espaços coletivos de reflexão”. “Queremos, nesta edição da Mostra 3M de Arte, promover o pensamento sobre o quanto os percursos históricos reverberam em nossos corpos e em nossa atualidade, pensando em questões ético-ambientais, raciais, artísticas e noções múltiplas de história”, afirma.

Cinco obras de grandes dimensões -- três de artistas convidados e duas selecionadas pelo edital -- serão posicionadas no Parque Ibirapuera, a partir de 25 de junho, quando todas as obras e artistas serão apresentados ao público. O objetivo da Mostra é gerar diálogos sobre os valores da memória social e coletiva, provocando reflexões sobre narrativas históricas e suas revisões. Algumas das leituras que referenciam esse debate são de Denise Ferreira da Silva, Lima Barreto e Beatriz Nascimento. 

Para Fernanda Del Guerra, diretora da Elo 3, idealizadora e realizadora da Mostra 3M de Arte, “nosso objetivo é reforçar a importância da ocupação dos espaços públicos e a democratização do acesso às artes. Promover a reflexão do público do Parque Ibirapuera sobre como os eventos históricos nos influenciaram e influenciam mostra o potencial que a relação dos espaços públicos e a arte tem”.

Para a 3M, patrocinadora da Mostra desde sua primeira edição, “apoiar este tipo de projeto é importante para a empresa, uma vez que está alinhado com nossos propósitos de promover e difundir discussões positivas e transformadoras na sociedade”, afirma Luiz Eduardo Serafimhead de marca e comunicação da 3M do Brasil. “Vemos o tema ‘Cor, Calor, Valor’ como um assunto muito contundente e atual. As discussões sobre a história e como ela nos movimenta são cada vez mais relevantes, e é muito importante pensarmos questões raciais, ambientais e coletivas a partir disso para que possamos, cada vez mais, evoluir como sociedade”.

Gratuita, a 11ª Mostra 3M de Arte acontece de 25 de junho a 24 de julho no Parque Ibirapuera, espaço icônico da cidade, que recebe mais de um milhão de visitantes por mês.

Os artistas selecionados pelo edital também foram divulgados no Instagram da Mostra. Para acessá-lo, clique aqui.

Sobre

Elo3

Há 18 anos fazendo produções culturais engajadas na democratização do acesso à arte, a Elo3 alia-se à iniciativa privada para realizar seu propósito e ampliar seu alcance. Sempre com a colaboração de grandes artistas e profissionais e o apoio de empresas que compartilham os mesmos valores, a Elo3 oferece à sociedade projetos questionadores, inovadores e transformadores, como a Mostra 3M de Arte. Conheça mais sobre a Elo3 no nosso perfil no Instagram ou no site.

3M

Na 3M, aplicamos a ciência de forma colaborativa para melhorar vidas diariamente. Com cerca de 90 mil funcionários conectados com clientes em todo o mundo, a 3M atingiu US$ 35,4 bilhões em vendas globais em 2021. No Brasil, o Grupo 3M conta com três fábricas localizadas no Estado de São Paulo, que compõem a 3M do Brasil, além da empresa 3M Manaus, instalada no Amazonas. Em 2020, alcançou faturamento bruto de R$ 4,5 bilhões no País, onde conta com cerca de 3.300 funcionários. Conheça nossas soluções criativas no site da 3M, no Blog de Curiosidade da 3M ou em nosso perfil no Instagram @3MBrasil.

Fonte: Assessoria de Imprensa 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem