sábado, 30 de julho de 2022

EXPOSIÇÃO DO ARTISTA VISUAL RENATO DIB FAZ UMA ANALOGIA ENTRE ANATOMIA E ARQUITETURA

 

Qual a origem da arquitetura? O corpo. E é sobre essa relação que discorre a nova exposição “Labirinto de Gabinetes: fine art”, do artista visual brasileiro Renato Dib, que segue em cartaz até 15 de outubro, na Galeria Mola, em Braga, Portugal.

As colagens e técnicas mistas que compõem essa exposição de obras de tecelagem fazem parte de uma pesquisa relacionada com entrelaçamentos -- justaposição, sobreposição e jogos de penetração entre cores e formas. Serão exibidas grandes impressões em tecido a partir de colagens e técnicas mistas sobre papel, uma fusão entre anatomia, arquitetura, visceralidades e animosidades cromáticas.

São obras recheadas de surpresas que aguçam os olhos, que trazem mensagens subliminares e desperta a sensorialidade, com o intuito de aproximar o visitante de uma experiência cinestésica, uma qualidade que perpassa o trabalho do artista e faz um convite para o inebriamento.

A relação entre anatomia e arquitetura


Na visão cristã o corpo é receptáculo do divino, por isso imaculado. Quando se diz -- à imagem e semelhança de Deus, diz-se também do micro e do macro, do interno e do externo, da casa interior e da casa de Deus.

“Na arquitetura, o prolongamento do corpo pode ser observado nos ambientes herméticos que remetem ao útero materno, palco de experiências sensoriais fundantes para a geração e nutrição de um ser. Assim é o interior da igreja, da sala de espetáculos e todo tipo de artefato que tenha como principal função a proteção, o encapsulamento. Construções que apontam para o céu, como arranha céus, torres de igrejas, minaretes remetem à elevação do espírito a partir da experiência humana cotidiana”, explica Sandro Leite, curador da mostra.

Sobre o artista


Renato Dib é brasileiro e reside em São Paulo -- SP. Desde muito cedo se dedica a cursos nas áreas das Artes, História da Arte, Decoração, Design, Moda e Joalheria. Em 1995 se formou em Artes Plásticas na Faculdade Santa Marcelina e, recentemente, concluiu pós-graduação em Arteterapia. Seus trabalhos fazem parte de coleções particulares e de instituições no Brasil e no exterior. Atualmente é curador de produtos de decoração e home stylist na “Dpot Objeto” e professor de artes têxteis aplicadas.

 

Serviço


Galeria Mola, Praça Conde de Agrolongo, 126 - loja 5, Braga, Portugal


Exposição: “Labirinto de Gabinetes: fine art”


Quando: até 15 de outubro de 2022


Horário de visitação: sexta-feira, das 14h às 18h, e aos sábados, das 10h às 13h


Fonte: Assessoria de Imprensa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário