ESPETÁCULOS CHEIOS DE DANÇA E PROPÓSITO OCUPAM A OFICINA CULTURAL OSWALD DE ANDRADE

 

Em agosto, a Oficina Cultural Oswald de Andrade recebe espetáculos e oficinas cheios de movimento e propósito, incentivando o público a refletir sobre a importância da integração de grupos sociais que são pouco representados no universo das artes. Todas as atividades são gratuitas.

 

Com entrada livre, nos dias 12, às 19h, e 13, às 14h, será possível assistir a performance em vídeo A dança em nós. Fruto da colaboração entre a Cia Experimental de Dança Movimentarte com Tangará Cia de Dança e Palíndromo Coletivo Artístico, o espetáculo explora diferentes formas de expressão por meio da dança.

 

Ao integrar bailarinos com e sem Síndrome de Down, a videodança busca atuar na desestigmatização a respeito da deficiência e na construção de uma sociedade com mais oportunidades -- assunto que será abordado no bate-papo com os artistas após a última sessão no dia 13 de agosto às 14h. Serão 25 ingressos, que podem ser retirados uma hora antes do evento.


Para as pessoas interessadas e a partir dos 16 anos, além de estudantes, profissionais de dança e artes cênicas, no dia 12 de agosto, das 18h às 21h30, e 13 de agosto, das 11h às 14h30, será possível participar da Oficina de dança: 7 horas para criar. O objetivo do workshop, coordenado pela Confraria da Dança, é fazer reflexões e demonstrar o seu processo criativo para os participantes. São 20 vagas e é possível se inscrever até 7 de agosto por aqui. 

Também no dia 13 de agosto, às 15h, será possível assistir uma performance em vídeo, no Cineclube da Oficina Cultural Oswald de Andrade da Confraria da Dança, o solo Carta para não mandar ou cantiga interrompida interpretado pela bailarina Diane Ichimaru. A narrativa gira em torno do movimento gerado pela incompletude em um corpo feminino em contradição e coloca em prática temas que foram analisados na Oficina de dança: 7 horas para criarA entrada é permitida para todos os públicos e será possível retirar os ingressos uma hora antes do evento.

Voltando a falar de arte e integração social, a performance Bordados de Corpus e suas ações performativas estará na Oficina Cultural Oswald de Andrade de 30 de agosto a 2 de setembro, de terça a sextas-feiras às 20h. Trata-se de um espetáculo de dança originado de um projeto artístico pedagógico entre pesquisadores do Laboratório de Dramaturgia do Corpo - LADCOR do PPGAC da ECA/USP e mulheres da Ocupação José Bonifácio 237.


O objetivo inicial da pesquisa era criar um espaço de escuta no qual as mulheres da Ocupação pudessem expressar seus sentimentos, vivências e angústias. Com o passar do tempo, o projeto acabou se transformando em uma performance, por meio da qual é possível elas ampliarem suas vozes. Serão 20 ingressos disponíveis para interessados a partir dos 16 anos, que podem ser retirados uma hora antes do início do evento.

Oficina Cultural Oswald de Andrade faz parte de Oficina Culturais, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela Poiesis. Confira a programação completa a seguir:

Para ficar por dentro de toda a agenda das Oficinas Culturais, acesse o site do programa.

SOBRE


PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS

 

Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciado pela POIESIS - Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura desde 1986.


Oficinas Culturais dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI -- Festival Literário e MIA -- Festival de Música Instrumental), Jornadas de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa de Qualificação em Artes que dá orientação artística a grupos, companhias ou coletivos de dança e teatro no interior, litoral e região metropolitana de São Paulo, e o Programa de Formação no Interior que oferece atividades formativas.


Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas).

 

POIESIS

 

A Poiesis -Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.


SERVIÇO:


Oficina Cultural Oswald de Andrade

EXIBIÇÃO: A DANÇA EM NÓS

Grupo: Instituto Movimentarte

12/8 - sexta-feira - 18h30 e 19h; Exibição + Bate Papo 13/8 - sábado - 14h;

25 lugares - ingressos distribuídos com 1h de antecedência.

Duração: 20 minutos

Classificação etária: Livre

 

EXIBIÇÃO: CARTA PARA NÃO MANDAR OU CANTIGA INTERROMPIDA

Coordenação: Confraria da Dança

13/8 -- sábado - 15h

25 lugares - ingressos distribuídos com 1h de antecedência.

Duração: 40 minutos

Classificação: livre

 

OFICINA DE DANÇA: 7 HORAS PARA CRIAR

Coordenação: Confraria da Dança

12/08 - das 18h às 21h30 e 13/08 - das 11h às 14h30

Público: estudantes e profissionais de dança e artes cênicas a partir de 16 anos.

Inscrições: 14/7 a 7/8 por aqui.

Vagas: 20

 

PERFORMANCE: BORDADOS DE CORPUS E SUAS AÇÕES PERFORMATIVAS

Coordenação: Helena Bastos

30/8 a 2/9 -- terça a sexta-feira - 20h

Classificação indicativa: 16 anos

Duração: 60 minutos

20 lugares - ingressos distribuídos com 1h de antecedência.

 

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363 -- Bom Retiro -- São Paulo

Telefone: (11) 3222-2662 | Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 10h às 21h00, aos sábados das 11h às 18h.

Grupos artísticos que precisam ocupar espaços para ensaios devem agendar antecipadamente por e-mail informado no site da Oficina. No site Oficinas Culturais, o público encontra informações sobre as medidas sanitárias para combater a proliferação de Covid-19;

Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes.

Programação gratuita. Para conferir a programação completa acesse o site do programa Oficinas Culturais.


Foto/crédito: Denys Flores - Legenda: “A dança em nós”


Fonte: Assessoria de Imprensa  

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem