UMA ORQUESTRA DE CINEMA MUDO EM SÃO PAULO

 


No telão do lendário cinema Babylon de Berlim, o filme Metrópolis. No palco, uma orquestra tocando ao vivo a trilha sonora original do clássico alemão de cinema mudo. Na plateia lotada, figuras ilustres como o cineasta Wim Wenders e o artista chinês Ai Weiwei. É esta experiência como um dos fundadores e como regente titular, entre 2019 e 2020, da Babylon Orchester Berlin que o maestro brasileiro Marcelo Falcão quer trazer para a cidade de São Paulo.


O maestro chega ao Brasil no dia 15 de agosto para definir o espaço cultural e para angariar patrocinadores que viabilizem a criação de uma orquestra brasileira de cinema mudo. “Eu acredito que o público paulistano tem o perfil perfeito para um projeto como este. Em Berlim, em todas as apresentações, tínhamos fila de espera para a venda dos ingressos. Acredito que em São Paulo não será diferente”, prevê.


Marcelo Falcão mora em Berlim desde 2008 e, além de maestro, é arranjador e compositor. Participou da première alemã da versão restaurada do filme Novo Babylon, com música original de Shostakovich, além de concertos em tributo a Ennio Morricone e a Nino Rota. Também fez parte da estreia de um arranjo para a comemoração do centenário de O Cabinete do Dr. Caligari.


Biografia


Marcelo Falcão é carioca e tem 38 anos. Ele recebeu no final deste mês de julho, na cidade de Baugé-en-Anjou (França), o prêmio de segundo colocado no 4.º concurso internacional de regência da Ópera de Baugé. Em 2021 participou do Taschenopern Festival de Salzburg (Áustria), regendo a ópera “O Beijo” de Wolfgang Mitterer, no qual trabalhou com membros do Schönberg Ensemble e da Neue Vocalsolisten Stuttgart. Foi regente no Ateliê Contemporâneo em São Paulo, com performances de Pierrot Lunaire de Schoenberg em Português, e estreou obras de compositores brasileiros.

 

O maestro foi bolsista do Festival Internacional de Campos de Jordão (SP) e regeu a Orquestra Nacional da Rússia, a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, a Orquestra Nacional Filarmônica da Geórgia, a Argovia Philharmonic, a Orquestra Sinfônica da USP, a Berlin Sinfonietta, a Orquestra Jovem de São Petersburgo e a MÀV Budapest Orchestra, além de grupos de música contemporânea como o Divertimento Ensemble (Itália) e a Ensemble NAMES (Salzburgo, Áustria). Foi também semifinalista da competição de regência de música moderna e contemporânea na Città di Brescia (Itália).


Sobre Marcelo Falcão


Marcelo Falcão estudou contrabaixo e composição na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É bacharel em Musicologia e História da Arte pela Universidade Humboldt de Berlim (Alemanha). É especialista em regência de música moderna e contemporânea, tendo feito cursos com Arturo Tamayo na Suíça, Sandro Gorli na Itália e Peter Rundel na Áustria. É Mestre em regência orquestral pela Royal Welsh College of Music and Drama (País de Gales), onde concluiu seus estudos com mérito. Mais informações: Site - https://marcelo-falcao.com/


Fonte: Assessoria de Imprensa 

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem