DIA MUNDIAL DO ROCK CELEBRA UM DOS RITMOS QUE INSPIRAM DUPLA DE DESIGNERS DA FAHRER NA MÚSICA E NO DESIGN

 


A música é uma parte essencial na formação e na vida dos irmãos Sergio Fahrer e Jack Fahrer, que comandam, ao lado de Heloisa Samaia, o estúdio de design de mobiliário autoral Fahrer, especializado em criar peças contemporâneas que contam histórias e dialogam com seu contexto.

Para a dupla, o dia 13 de julho, Dia Mundial do Rock, tem um sabor especial. Ambos são músicos. Entre as bandas pelas quais Jack Fahrer passou estão Trezzy, 4 Play, Camaro 68 e atualmente o Nite Stinger, onde atua como vocalista. O ritmo, que faz parte da vida deles desde cedo, embala muitas etapas do processo criativo no design, com a melodia como um guia essencial para a criação.

A primeira peça criada por Sergio, inclusive, veio da necessidade de encontrar conforto para o trabalho dele na luthieria (espaço onde se produzem instrumentos musicais personalizados) da universidade de música onde estudava em Los Angeles. Foi acoplando uma base de cajón (instrumento peruano de percussão) a uma travessa interna de contrabaixo acústico que ele criou uma técnica inédita de multilaminação para curvar madeira.

O resultado foi uma cadeira ideal para tocar qualquer instrumento, que recebeu como acabamento 1.500 palhetas de guitarra. A cadeira foi batizada de Blues e se tornou um ícone do design, com apenas 72 peças produzidas. "A música, e em especial o rock, embala nossas criações. Não fosse a luthieria, Sergio talvez nunca tivesse criado a cadeira Blues e dado início ao que hoje é a Fahrer", afirma Jack.

"Sou contrabaixista e na família todo mundo toca. Nossa mãe toca piano, nosso pai toca violão e gaita. Nossa primeira referência foi o rock dos anos 70, mas temos uma referência muito forte do jazz. O nosso pai ouvia jazz todos os dias e tinha um clube com cinco amigos, que se reuniam todo sábado à tarde para escutar vinis", complementa Sergio.

Os irmãos, que costumam desenhar ouvindo música, têm outras peças que surgiram das influências musicais, como a estante Moog, em referência a um sintetizador muito usado no rock progressivo da década de 70. "Era um sintetizador enorme, quase uma parede, como se fosse uma estante em que você conectava cabos de som. O Yes e o Genesis utilizavam muito o Moog", explica Jack. Outro exemplo é a mesa de jantar Sui Generis, batizada em homenagem a uma banda de rock argentina.

Sobre a FAHRER 

A Fahrer é um estúdio de design de mobiliário autoral que, com versatilidade criativa e produtiva, cria peças contemporâneas que dialogam com o seu contexto, contam histórias e transitam entre as narrativas conceituais, inspiracionais e interpretativas de seus criadores. Com expertise de 30 anos no mercado do design autoral brasileiro, a marca une a paixão pela inovação, pesquisa, arte e cultura, que se refletem em suas peças autorais, promovendo experiências sensoriais surpreendentes para a vida. Reconhecida por desenvolver várias técnicas, entre as quais a de madeira multilaminada curvada, a Fahrer coleciona prêmios nacionais e internacionais, frutos da inquietação e das ideias complementares dos designers Sergio Fahrer, Jack Fahrer e Heloisa Samaia. Valorizar o bem-feito à mão, as relações humanas, a produção brasileira, e respeitar o tempo das matérias-primas, priorizando a sustentabilidade, são pilares da Fahrer.

Foto/crédito: Max Fahrer - Legenda: Os irmãos Jack e Sérgio Fahrer: design autoral brasileiro inspirado pela música - Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem