sexta-feira, 11 de novembro de 2011

“PAR OU ÍMPAR” O DISCO INFANTIL DE KLEITON & KLEDIR

Kleiton & Kledir tiraram um coelho da cartola. Os irmãos K&K tinham uma carta na manga e acabam de alegrar o mercado fonográfico brasileiro com um delicioso disco feito especialmente para crianças.

Depois de vários anos fazendo sucesso entre os adultos, K&K fizeram uma viagem ao país da garotada e criaram uma dezena de canções inspiradas nesse universo cheio de fantasia e imaginação. São músicas que falam de bichos, mágicos, bruxas, pirulitos estranhos, pum perfumado, brincadeiras de rua e, no meio disso tudo, surge até uma versão infantil da eterna guerra dos sexos: um desafio, onde um guri e uma guria se enfrentam em forma de versos rimados.

“Par ou Ímpar” resgata um tempo em que nossos grandes autores escreviam canções para crianças. Kleiton & Kledir criaram temas como “O Mágico Estrambólico”, “Pirulito Esquisito”, “Formiga Atômica” e “Bicho Gente” que certamente irão povoar de histórias e personagens o imaginário de toda uma nova geração. Com letras inspiradas e um vocabulário rico e diversificado, o disco é uma ótima diversão para crianças de todas as idades, em especial para as que estão em fase de alfabetização. Ao mesmo tempo, deve funcionar como uma boa ferramenta para professores em sala de aula, nesse momento em que o ensino de música nas escolas passa a ser obrigatório.

O disco traz uma parceria com o irmão Vitor Ramil, “Pé de Pilão”, inspirada na obra do poeta Mario Quintana, gaúcho como eles. E mais, K&K apresentam para o Brasil a genial compositora argentina Maria Elena Walsh, que encantou gerações de “chicos y chicas latino-americanos”. “Margarida, a tartaruga” e “Cão Salsicha” são duas pérolas desse cancioneiro precioso.

“Par ou Ímpar” ainda traz a divertidíssima participação especial da atriz Fabiana Karla, que interpreta a menina petulante na “Trova do Guri e da Guria” e enfrenta de igual para igual o desaforo dos moleques. Ao final, o disco apresenta duas curiosidades: “A Bruxa”, primeira música feita por Kleiton, quando ainda era criança, e “Lindinha”, canção de ninar que Kledir compôs quando nasceu sua filha Julia.

Numa época em que nossas crianças são criadas em apartamentos e shopping centers, é saudável poder constatar que é possível encontrar um equilíbrio entre videogames/avanços tecnológicos e as brincadeiras tradicionais, como esconde-esconde, pula corda, pipa e bolinha de sabão. O que se vê hoje em dia, por exemplo, é que na hora de escolher quem é o primeiro a jogar Winning Eleven, os garotos decidem no par ou ímpar. Sinal de que, assim como tantas outras coisas na vida, certas brincadeiras de infância também vão se tornando clássicas. É nessa direção que aponta o disco dos irmãos K&K.

Como se tratava de um disco infantil, Kleiton & Kledir resolveram levar suas crianças para cantar no estúdio e formaram um coro com os filhos: Kamila, Karina, Kaio, Julia e João. O menorzinho tem hoje 1 metro e oitenta de altura.

Crianças mesmo, com a idade adequada, foram convocadas entre os amigos. Uma gurizada animada que, além de cantar, transformou a gravação em festa, bagunça e um ótimo clima de descontração.

Caio Fonseca, o homem orquestra, tocou vários instrumentos: violão aço, piano acústico, piano Rhodes, órgão Hammond, baixo, guitarra, flauta doce e bigorna. Jam da Silva, percussionista performático, encheu o estúdio de instrumentos exóticos e alegria. Kleiton tocou seu violino, é claro, mas, também foi de assobio, orocongo, pinhoinhoim e porongo rouco. Kledir tocou pente com papel celofane, cuatro venezuelano, estalo de língua, bundolone e até vuvuzela. Ou seja, K&K pareciam duas crianças se divertindo dentro do estúdio, lembrando o tempo em que eram dois guris do interior, jogando bolinha de gude no meio da rua.

No hot site www.kleitonekledir.com.br/parouimpar, a brincadeira continua: informações, fotos, vídeos, mp3, jogos, letras, cifras e um Caderno de Atividades para Professores, material didático cujo objetivo é contribuir para o ensino de música nas escolas. O Caderno de Atividades traz algumas seqüências didáticas criadas por professoras a partir das canções do CD.

Informa Assessoria de Imprensa Biscoito Fino – Coringa Comunicação

comunicacao@biscoitofino.com.br

Belinha Almendra – almendra@globo.com

Simone Macdowell – simonevieiramacdowell@yahoo.com.br

Aline Pina – apina@biscoitofino.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário