CURSO SOBRE A NOVA DIDÁTICA CHAMADA CURVA PEDAGÓGICA


Atualizar coordenadores pedagógicos e educadores em geral sobre a nova didática denominada Curva Pedagógica. Este o objetivo do curso, ministrado pela professora Elisa Gonsalves, doutora em educação, que será realizado no próximo dia 06 de outubro, no Cefor, que fica no Complexo Juliano Moreira, em João Pessoa/PB.

Alunos desmotivados, sem concentração, com sono, sem vontade de aprender. Infelizmente, segundo Elisa Gonsalves, essa realidade é encontrada na maioria das escolas. “É urgente à necessidade sentida pelos professores, que buscam incessantemente novos conhecimentos sobre como ensinar”, defende.

Se temos quatro ou cinco horas por dia com nossos alunos na escola, como podemos otimizar esse tempo e torná-lo mais produtivo e agradável, superando as fragmentações? Como podemos construir uma aula harmônica que motive o aluno, que permita que ele se concentre, colabore, desenvolva seus potenciais e supere desafios? Que elementos didáticos podem emergir quando consideramos que a aprendizagem pode ter uma melodia a ser escutada?

Elisa explica que a Curva Pedagógica é uma arte de ensinar a partir da criação de situações de aprendizagens vitais para os alunos. Ela é uma organização criativa de diferentes aspectos do trabalho pedagógico que pode ser realizado em aula, melhorando as relações entre as pessoas que estão envolvidas neste processo.

Os resultados obtidos até então permitem afirmar que a Curva Pedagógica constitui uma didática inovadora que, no interior de um currículo integrado, pode fazer uma diferença significativa na prática educativa, afirmando-se como um valioso instrumento na promoção de uma educação de qualidade. “Já chegou a hora da escola respeitar a natureza humana”, afirma.

A Curva Pedagógica é uma proposta teoricamente inovadora e foi experimentada com jovens e adultos, obtendo muito sucesso. Tem o reconhecimento da Cátedra de Educação de Jovens e Adultos da UNESCO.

Facilitadora

Elisa Gonsalves é professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal da Paraíba, Doutora em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba, Mestre em Educação, Especialista em Pesquisa Educacional e Pedagoga pela Universidade Federal da Paraíba.

Facilitadora Didata de Biodança e Especialista em Educação Biocêntrica pela International Biocentric Foundation. Diretora da Escola de Formação em Educação Biocêntrica e da Escola de Formação em Biodanza do Extremo Oriental das Américas, ambas da International Biocentric Foundation.

Coordenou o Grupo de Trabalho Educação Popular da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação-ANPEd, foi da diretoria da Associação Nacional de Administração da Educação-ANPAE, seção São Paulo.

Serviço:

Curso:
A Curva Pedagógica

Objetivo do curso:
Atualizar coordenadores pedagógicos, educadores em geral sobre a nova didática denominada Curva Pedagógica, comprometendo-se com a realização de um trabalho vivencial, voltado para a prática da sala de aula.

Temas:
Tendências da didática e inovação curricular
Origem da Curva Pedagógica
Pressupostos teórico-metodológicos da Curva Pedagógica
A Curva Pedagógica: conceito, fases e características.
Experiências exitosas

Dia do curso
06 de outubro de 2012

Local do curso
CEFOR (complexo Juliano Moreira)

Horário
8h-12h; 14h-18h

Inscrições
Até o dia 02/10 – R$60,00
Do dia 03 a 06/10 – R$80,00
Vagas limitadas!


Arte: Divulgação/reprodução.

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem