ENÓLOGO JOÃO VALDUGA DA VINÍCOLA CASA VALDUGA MINISTRA PALESTRA “TERROIR - VINHO E IDENTIDADE” NO INFINITY BLUE NESTA QUINTA-FEIRA

Nesta quinta-feira, dia 17 de julho, o Infinity Blue receberá o enólogo João Valduga, da vinícola Casa Valduga, para palestra “Terroir - Vinho e identidade”, com degustação dos vinhos Leopoldina Chardonnay Gran Reserva, Identidade Marselan e Raízes Gran Corte, além dos espumantes Arte Tradicional Brut e o ícone 130 Brut.

O evento começa às 19h30 e faz parte da programação paralela da 5ª edição do Festival Gastronômico da cidade – o Balneário Camboriú Saboroso - que teve início dia 10 de julho e segue até o dia 27.

Sucesso de público e crítica, o Festival Gastronômico Balneário Saboroso está sendo realizado no mês em que a cidade catarinense de Balneário Camboriú comemora 50 anos de emancipação. Participam do evento 26 restaurantes, além de uma programação paralela que inclui de aulas shows, palestras e workshops, totalizando 14 eventos.

“A Casa Valduga é hoje uma das mais prestigiadas e premiadas vinícolas do país. É uma grande oportunidade para estudantes, profissionais e até mesmo para apreciadores poderem assistir à palestra de um dos membros da família Valduga”, diz o gerente de alimentos e bebidas do Infinity Blue, Eduardo Ragassi.

A palestra será ministrada de maneira didática para que tanto os iniciantes quanto os mais experientes no assunto possam conhecer mais sobre o processo de fabricação utilizado pela vinícola Valduga e escolha de vinhos e espumantes de qualidade de acordo com paladares.

“É gratificante o interesse dos consumidores em conhecer um pouco de nossa história e ter a oportunidade de mostrar o que muitas vezes fica nos bastidores, como o processo de pesquisa, o trabalho e dedicação envolvidos para gerar cada garrafa de vinho ou de espumante”, comenta o enólogo João Valduga.

TERROIR – VINHO E IDENTIDADE

Compreender o significado do termo francês terroir - que não possui tradução em outros idiomas - pode ser algo complexo, já que se trata de um conjunto de fatores capazes de influenciar desde o desempenho do vinhedo até a personalidade final do produto.

“O terroir acrescenta características ao vinho, definindo sua identidade, o que permite ter rótulos diferenciados, mesmo sendo de uma variedade de uva amplamente cultivada. Por exemplo, os vinhos varietais elaborados com a Cabernet Sauvignon podem adquirir características organolépticas diferentes devido à influência do solo e do clima, escolha dos grãos, passagem por barrica, tempo de maturação, entre outros fatores do processo de vinificação”, explica Valduga.

SOBRE JOÃO VALDUGA

João Valduga é enólogo e sócio proprietário do grupo Famiglia Valduga, composto pelas empresas Casa Valduga, Casa Madeira e Domno. Após sua formação, trabalhou na Embrapa Uva e Vinho, em Bento Gonçalves (RS). Paralelo a isso, trabalhava na vinícola da família. Sua paixão pelo mundo do vinho fez com que se dedicasse exclusivamente à vinícola familiar. Pensando em diferenciação, estimulou os investimentos em pesquisa, emprego de novas tecnologias no cultivo e manejo das videiras e também na elaboração dos vinhos finos e espumantes, hoje reconhecidos pela sua alta qualidade no Brasil e no exterior.

Sucesso de público e crítica, o Festival Gastronômico Balneário Saboroso chega a sua 5ª edição no mês em que a cidade catarinense de Balneário Camboriú comemora 50 anos de emancipação. Até o dia 27 de julho, a cidade vai respirar gastronomia, com a participação de 26 restaurantes no festival, além de uma programação paralela, que inclui de aulas shows a palestras e workshops, totalizando 14 eventos.

Os ingressos para a palestra “Terroir - Vinho e identidade”, custam R$50,00 por pessoa mais um quilo de alimento não perecível. As vagas são limitadas.

SERVIÇO:

PALESTRA COM ENÓLOGO JOÃO VALDUGA DA CASA VALDUGA

Valor: R$ 50,00 por pessoa + 1kg de alimento não perecível. Estudantes e pessoas com 60 anos ou mais têm 50% de desconto.

Ingresso à venda: www.blueticket.com.br

Local: Restaurante Blue Marine Safira no Infinity Blue Resort e SPA - Avenida Rui Barbosa, 1000 (Estrada da Rainha), Balneário Camboriú, SC.

Estacionamento: Gratuito

Texto e divulgação Assessoria de Imprensa Rotas Comunicação.

Foto: Divulgação/reprodução.


Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem