domingo, 8 de março de 2015

CARLOS EDUARDO ALBUQUERQUE FERNANDES LANÇA O LIVRO "O DESEJO HOMOERÓTICO NO CONTO BRASILEIRO DO SÉCULO XX"

O lançamento da obra "O desejo homoerótico no conto brasileiro do Século XX"  aconteceu na sexta-feira, dia 06 de março, no auditório 03, da Central de Integração Acadêmica – CIA, UEPB (campus I - Bodocongó), em Campina Grande.
 
O livro trata-se de um estudo inédito e apurado de crítica literária e cultural, centrado na análise de obras da Literatura Brasileira que tem como personagens principais gays, lésbicas e travestis, evidenciando seus conflitos, desejos e como se forma essa subjetividade na Literatura e na sociedade do período. 
 
"O desejo homoerótico no conto brasileiro do Século XX" é fruto da inquietação do jovem crítico literário, Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes, em dar visibilidade a obras literárias marginalizadas, buscando promover o debate entre linguagem literária e representação de grupos não hegemônicos.
 
De acordo com ele, "não podemos dizer que é uma obra única no tema, mas é o único estudo que se propôs a analisar as configurações das relações homoafetivas na Literatura do século XX", afirmou Carlos Eduardo que é Mestre em Literatura e atua como professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, em Garanhuns.
 
Dividido em cinco capítulos, a obra apresenta e analisa questões como subjetividade, violência contra as minorias sexuais, erotismo, medo, opressão, constituição familiar, tais temas sempre articulados com o discurso literário. Um livro para ampliar saberes sobre as configurações do homoerotismo na Literatura e na cultura brasileira.
 
Na ocasião do lançamento foi ministrada a palestra "Um percurso pela intimidade na narrativa brasileira do século XX" para alunos do curso de Letras. Após ser lançado em Campina Grande, especialmente na UEPB, onde o autor estudou, o livro está com lançamento previsto em Pernambuco, no dia 20 de março.
 
SOBRE O AUTOR
 
Carlos Eduardo Albuquerque Fernandes é graduado em Letras e mestre em Literatura pela Universidade Estadual da Paraíba. Atualmente é professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco, na Unidade Acadêmica de Garanhuns, onde leciona componentes curriculares sobre Literatura Brasileira e Portuguesa. É Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal da Paraíba. Sua jovem postura acadêmica tem se pautado constantemente nas discussões sobre gênero e sexualidade na Literatura e na cultura. Procura, seja através de sua atividade de crítico literário, seja através da docência, dar visibilidade a obras literárias marginalizadas, promover o debate entre linguagem literária e representação de grupos não hegemônicos e construir uma educação literária voltada ao currículo multiculturalista com enfoque em temas sobre diversidade sexual e de gênero.
 
Fonte: Geneceuda Monteiro Assessoria de Imprensa - Fundação PaqTcPB
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário