A NAU DOS INSENSATOS É UMA DAS NOVIDADES DA PROGRAMAÇÃO OFF FLIP DAS LETRAS 2016

A Nau dos Insensatos é uma das novidades da programação Off Flip das Letras 2016. Ocupando uma casa inteira na Praça da Matriz, a Nau conta com curadoria de Thelma Guedes e Newton Cannito em uma programação com mais de vinte convidados, três mesas, saraus, além de leitura de peças. O tema central do evento é literatura e loucura, e a homenageada é a escritora Maura Lopes Cançado, autora de Hospício é Deus.

Esse não é o primeiro projeto de Thelma e Newton na programação da Off Flip das Letras. Nos dois anos anteriores, eles estiveram à frente da agitada Casa do Autor Roteirista. Neste ano, a dupla compõe com Jefferson Guedes, Marcos Takeda e Lú Silva o Coletivo Nau dos Insensatos, responsável pela realização do evento. Falando nisso, eles trazem para a Nau o já tradicional Sarau da Casa do Autor Roteirista, um sucesso de público em 2013 e 2014.

Está sendo realizado sarau com atores como Paulo Betti, Leona Cavalli, José de Abreu, Caco Ciocler, entre outros. Além da participação de músicos como André Luiz Oliveira, que também é cineasta e traz ao evento sua musicalização do poema Mensagem, de Fernando Pessoa. O ator Marcos Damigo trará nesta sexta-feira um trecho da peça “As sombras de Dom Casmurro”, adaptação de Toni Brandão montada com o próprio texto do romance de Machado de Assis.
 
Nas mesas os convidados são Ivana Bentes, Paulo Lins, Daniela Lima, Peter Pal Pelbart, Sheyla Smanioto, entre outros, discutindo temas contundentes e atuais que vão desde autoficção e loucura até utopias para o Brasil de hoje.
 
Na programação de vídeos, estão sendo exibidos episódios da série “O outro escritor”, onde atores fazem leituras de contos de Thelma Guedes. Realizada para a TV Futura, a série enfrenta o desafio de criar poéticas inovadoras para levar ao audiovisual a experiência literária. Também será exibido um episódio da série médica inédita “Unidade Básica”, criação de Newton Cannito sobre saúde pública.

O evento é totalmente gratuito. Confira a programação que segue neste sábado em Paraty no Rio de Janeiro:

SEXTA 1/7

16h
MESA 2 - ELOGIO DA LOUCURA

1. PETER PELBART - filósofo, ensaísta, professor , residente no Brasil.
2. PAULO BETTI – ator
3. ANA VITORIA MONTEIRO - Dramaturga

18h30
Apresentação de vídeos da série “O Outro Escritor – Texto na Tela”
Debate com THELMA GUEDES, escritora, poeta, autora de novelas

20h
Sarau

21h
“As sombras de Dom Casmurro”, com o ator MARCOS DAMIGO

22h
Melodrama da Meia-Noite com a Cia. Melodramática de Improviso

SÁBADO 2/7

De 13h ATÉ 16h - PEDESTAL DAS UTOPIAS

16 horas:
MESA 3 – UTOPIAS E PROFECIAS

1. LEONA CAVALLI – Atriz
2. IVANA BENTES – Professora, grande pesquisadora da Cultura de Redes e Ativismo
3. JOSÉ DE ABREU - Ator
4. ANDRÉ LUIZ OLIVEIRA – Compositor e cineasta, musicou os poemas do livro “Mensagem”, que contém a utopia de Fernando Pessoa do Quinto Império
 
18h30: Lançamento da série “Unidade Básica”, que será exibida pelo Canal Universal
Debate com criadores e roteiristas: Newton Cannito, Helena Petta, Anna Petta e Marcos Takeda

20h: Sarau: Encontro Nacional de Profetas!!
Sonhando um Brasil melhor

22h: Procissão de Profetas pela Flip!
 
Fotos/reprodução/divulgação-legenda:
 
- Leona Cavalli e o Elogio da Loucura do livro de Erasmo de Rotterdam;
 
- Na primeira mesa o ator Caco Ciocler conta que das histórias que ele sempre ouviu da vinda dos seus avós judeus para o Brasil;
 
- Flávio Freitas e Marcelo Rubens Paiva.
 
Fonte: Flávio Freitas com Assessoria de Imprensa A Nau dos Insensatos.
 
Acesse:

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem