BERTELSMANN TRAZ A HISTÓRIA DA ÓPERA ITALIANA À VIDA NO MUNDO DIGITAL

Uma das editoras musicais mais antigas e famosas do mundo dá um salto à era digital. Milhares de itens documentando a história da ópera italiana do tradicional Archivio Storico Ricordi, em Milão, podem agora ser vistos e pesquisados online. A companhia internacional de mídia, serviços e educação Bertelsmann, detentora do arquivo, anuncia a criação da plataforma digital Collezione Digital.

Após anos de indexação, restauração e digitalização do arquivo, a coleção iconográfica do Archivio Ricordi pode finalmente ser acessada online: são mais de 400 retratos de cantores, compositores e libretistas, cerca de 600 esboços cenográficos, além de milhares de projetos de figurinos e adereços para miríades de óperas italianas, incluindo obras de Giuseppe Verdi e Giacomo Puccini. Os visitantes da plataforma também podem ver detalhes dramáticos e direções de palco (disposenioni sceniche) de diferentes trabalhos e performances.

Além da busca livre, Collezione Digital oferece uma função de pesquisa por compositor e ópera.

O novo site ainda permite explorar tesouros icônicos como:

Extensa bibliografia sobre a criação e importantes encenações de Aida, de Giuseppe Verdi: desde desenhos de fantasias utilizadas na estreia europeia em 1872, até a edição art nouveau de Attilio Comelli, em 1904, no La Scala em Milão

Desenhos de palco e figurinos de Adolf Hohenstein para a premiere mundial de Bohème, de Giacomo Puccini (Turim, 1896)

Projetos de Giuseppe Palanti para Roméo et Juliette de Charles François Gounod

O cenário para A Floresta de Fontainebleau, de Carlo Ferrario, para a ópera Don Carlo de Giuseppe Verdi

Ilustrações e figurinos de Aroldo Bonzagni para a opereta de Alberto Iginio Randegger Il ragno azzurro

Documentação da estreia póstuma de Nerone por Arrigo Boito no La Scala, em 1924

"Nosso objetivo é fazer com que, gradualmente, todos os principais documentos do Archivio Ricordi estejam disponíveis online", afirma o CEO da Bertelsmann Thomas Rabe. "Esperamos alcançar um público além da comunidade de musicologia e também inspirar uma nova e jovem geração para a música clássica e o mundo da ópera. Na Bertelsmann, consideramos como nossa responsabilidade proteger este importante legado da história cultural com cuidado. Queremos garantir que os tesouros do Archivio Ricordi sejam preservados para a posteridade e disponíveis para amantes da ópera de todo o mundo", completa.

Ao longo dos próximos anos, além da coleção iconográfica, também serão disponibilizados digitalmente cartas empresariais, fotografias históricas, cartazes, libretos, trechos de partituras, bem como documentos administrativos dos arquivos.

O Archivio Storico Ricordi abriga cerca de 7.800 partituras originais para mais de 600 óperas; quase 10 mil libretos; uma extensa coleção de desenhos coloridos de palcos e fantasias, principalmente de estreias mundiais; e a correspondência comercial completa da empresa de 1888 a 1962, que proporciona ideias de como a indústria cultural pensava e trabalhava naquela época.

A editora Ricordi representa uma combinação única de empreendedorismo e criatividade. Fundada em 1808 por Giovanni Ricordi em Milão, a Casa Ricordi marcou a história cultural da Itália e da Europa. Publicou as obras dos cinco grandes compositores da ópera italiana: Gioachino Rossini, Gaetano Donizetti, Vincenzo Bellini, Giuseppe Verdi e Giacomo Puccini. Desde o início, todos os documentos da editora foram meticulosamente arquivados, como a documentação comercial da Casa Ricordi, que hoje tornou-se um arquivo histórico e está alojado na Biblioteca Nazionale Braidense de Milão.

A Bertelsmann adquiriu a tradicional editora musical italiana em 1994, mas nos anos seguintes extinguiu a empresa de música e os direitos de Ricordi. O Archivio Storico Ricordi, entretanto, e os direitos de marca permanecem no Grupo alemão.

Sobre 

Bertelsmann

A Bertelsmann é uma companhia internacional de mídia, serviços e educação presente em mais de 50 países. Suas atividades se organizam em 8 divisões: o RTL Group, de rádio e TV, líder em entretenimento na Europa; a editora de livros Penguin Random House, maior grupo editorial do mundo, e de publicações Gruner+Jahr; o provedor de serviços Arvato, a empresa musical BMG, número 4 em direitos autorais no mundo; o Bertelsmann Printing Group, maior parque gráfico da Europa; o Bertelsmann Education Group, com alunos formados em 168 países e o Bertelsmann Investments, uma rede internacional de fundos. A companhia atinge, diariamente, mais de 600 bilhões de pessoas todos os dias, conta com mais de 117 mil funcionários e, no ano de 2015, registrou receita de € 17,1 bilhões. A Bertelsmann aposta na criatividade e no espírito empreendedor que possibilitam a criação de conteúdo, mídia e serviços da mais alta qualidade e que inspiram as pessoas ao redor do mundo, além de fornecer soluções inovadoras para seus clientes.

Bertelsmann no Brasil

Quase todas as divisões da Bertelsmann já atuam no país. A subsidiária do RTL Group, Fremantle Media Brasil, vem trabalhando com as principais emissoras na produção de formatos como o THE X FACTOR para a televisão brasileira. A Penguin Random House possui participação em um dos maiores grupos editoriais do Brasil, a Companhia das Letras. A Gruner + Jahr publica revistas especializadas em automóveis por meio da Motor Press Brasil. O Bertelsmann Music Group (BMG) passou a gerenciar direitos musicais no país através da abertura de filial em julho deste ano. A Arvato que, além de disponibilizar um portfólio de serviços relacionados à gestão da cadeia de suprimentos e impressão, expandiu seus negócios de serviços financeiros no Brasil após adquirir participação no fornecedor de serviços financeiros Intervalor. O Bertelsmann Educational Group através da empresa de tecnologia e educação Udacity e o Bertelsmann Barsil Investments (BBI) através da Affero Lab, líder de mercado em capacitação corporativa e ensino digital no país.

Fonte: S/A LLORENTE &  CUENCA

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem