sexta-feira, 2 de março de 2018

SEMANA DA MULHER: CUIDADOS COM A SAÚDE E COM O CORPO


Para as mulheres mostrarem todo seu poder sem perder a sensibilidade, a rede de academias Bluefit, que conta com 30 unidades, preparou aulas especiais e divertidas que ocorrerão do dia 05 de março ao dia 10 de março.

Zumba, Stilletto e FitDance são alguma dessas atividades durante a semana – os alunos podem consultar a programação no quadro de avisos, na recepção ou com os professores da sua unidade. As alunas matriculadas poderão levar um acompanhante para os treinos nessa semana.

Saúde e bem-estar

Um dos aliados mais importantes para a saúde da mulher são as atividades físicas. O melhor exercício é aquele que a pessoa mais gosta de praticar, porque é a atividade que vai motivá-la a manter-se constante no desempenho e fugir do sedentarismo.

Mas, se ainda assim, você está em dúvida sobre qual atividade física é mais adequada para você e para o momento em que está vivendo, Gisele Almeida, líder técnica da Bluefit, preparou dicas para mulheres de todas as idades:

De 12 a 19 anos

Essa é uma faixa etária importante para a formação do hábito de praticar atividades físicas. A prática regular proporciona um maior autoconhecimento corporal, o que facilita a lidar com esta sensação diferenciada, causada pelas alterações hormonais nesta idade. Além disso, a prática de atividades físicas melhora a autoestima, sensação muito importante nesse período emocional da mulher.

Atividades indicadas para esta faixa etária:

• Danças

• Atividades aeróbicas (caminhada, corrida)

• Lutas (muay thai e jiu jitsu)

De 20 a 29 anos

Nessa fase ao atingir a idade adulta, a preocupação com um corpo "em forma" muitas vezes torna-se maior. Além disso, a mulher moderna trabalha e precisa de disposição para as atividades do trabalho diário.

Nesta faixa etária, um ponto a ser levado em consideração é o objetivo de cada mulher. Nesse contexto, segue algumas sugestões:

• Musculação: é uma ótima opção especialmente para mulheres que estão buscando um "corpo malhado". Nesta fase, é importante aumentar a massa óssea pensando não só na gestação (se for o caso), mas, também, em evitar a osteoporose no futuro.

• Corrida: se o objetivo é emagrecimento e condicionamento físico, uma ótima indicação é a corrida;
• Pilates/Alongamento: para mulheres que buscam mais relaxamento e bem-estar. Mas, muito mais do que promover relaxamento, esse tipo de atividade melhora a postura, previne lesões etc.

• Ginástica: as aulas de ginástica fazem muito sucesso entre as mulheres. Alguns exemplos são: Jump, HIIT, GAP, Treinamento Funcional e as Danças.

• Lutas: Aulas de Muay Thai e Jiu Jitsu também têm feito sucesso entre muitas mulheres.

De 30 a 39 anos

As indicações são basicamente as mesmas que as dadas para as mulheres de 20 a 29 anos, já que a mulher de hoje tem filhos mais velha e menopausa também mais tardia;

Neste sentido, as principais sugestões de atividades são:

• Ginástica

• Lutas

• Musculação: nessa faixa etária na maioria das vezes, a flacidez começa a surgir e a flexibilidade começa a diminuir. A musculação é uma ótima pedida, pois melhora a parte estética, e ajuda na postura e na prevenção da osteoporose, artrose, diabetes e hipertensão.

• Atividades aeróbicas (caminhada, corrida)

De 40 a 49 anos

Nesta fase, o organismo já começa a passar por uma desaceleração metabólica e a atividade física ajuda a manter a disposição do dia a dia, o bom funcionamento do organismo, a autoestima e a qualidade dos movimentos.

Algumas sugestões de atividades para esta fase são:

• Atividades aeróbicas (caminhada, corrida)

• Musculação

• Ginástica: Alongamento, Pilates, Abdominal, Treinamento Funcional e as Danças

Acima de 50 anos

Acima dos 50 anos, o organismo começa a tornar-se mais frágil, mas a atividade física regular ajuda principalmente a evitar a desaceleração metabólica, a perda de massa muscular, auxilia na qualidade dos movimentos e, com isso, ajuda a evitar lesões.

Neste sentido, seguem algumas sugestões de atividades mais indicadas para esta faixa etária:

• Musculação

• Atividades aeróbicas (caminhada, corrida)

• Ginástica: Alongamento, Pilatos, Abdominal, Treinamento Funcional e as Danças

Independentemente da idade da mulher e do tipo de atividade escolhida, é muito importante que ela conte com orientação profissional para se exercitar. A atividade física deve sempre ser iniciada em uma intensidade mais baixa para uma intensidade alta, aliada a uma boa hidratação e alimentação.

Então já sabe: encontre uma atividade física que mais te agrade e usufrua de todos os benefícios que ela pode oferecer!

Período pré-menstrual

No período pré-menstrual são recomendadas atividades físicas leves, como por exemplo: caminhada, bicicleta, alongamento, amenizando todos os sintomas da TPM, portanto, mesmo que a vontade seja de não fazer nada, execute atividades físicas leves e sinta os benefícios.

É o momento mais propício para o emagrecimento, porque o corpo recorre à gordura corporal para obter energia – ou seja, alô, silhueta sequinha. No período do fluxo menstrual há mais cansaço, menos ânimo e possíveis cólicas. Durante esta fase é recomendado treinos mais leves como caminhadas, alongamentos e treinos leves de musculação.

Sobre a Bluefit

A Bluefit é uma rede de academias, com atuação no mercado desde 2015. A rede defende o investimento consciente em saúde e bem-estar, oferecendo o melhor custo-benefício atrelado a uma ampla variedade de serviços, com o objetivo de levar qualidade de vida e saúde para o maior número de pessoas possíveis, sempre pautados pela preocupação e cuidado com o cliente. A rede está presente nas regiões Sul e Sudeste do País, com 30 unidades ao todo.

Siga a Bluefit:

bluefit.com.br/

instagram.com/bluefitacademia

facebook.com/ bluefitacademia

Fonte/Fotos-reprodução/divulgação: Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário