quarta-feira, 4 de abril de 2018

FERNANDO GABEIRA ABRE A PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO VIRADA SUSTENTÁVEL 2018



A importância da educação para o desenvolvimento da sustentabilidade é o tema central do Seminário Virada Sustentável 2018, que acontece no dia 06 de abril, das 09h30 às 18h, na Unisinos - Campus Porto Alegre. A conferência de abertura do seminário - que também marca o início da 3ª Virada Sustentável Porto Alegre - será realizada pelo escritor, jornalista e ex-deputado federal Fernando Gabeira - conhecido pela sua militância ambiental, cultural e ética e seu ativismo em temas como liberdades individuais e ecologia.

A entrada é franca, com inscrições prévias pelo site http://www.viradasustentavel.org.br/poa até o dia 02 de abril ou enquanto houver vagas. Em caso de lotação, serão priorizadas as inscrições de diretores, vice-diretores, supervisores e professores municipais. No turno da manhã serão disponibilizadas 400 vagas e, no turno da tarde, 80 em cada uma das quatro mesas simultâneas. Os inscritos deverão escolher um dos temas da tarde.

Considerada a chave para compreender e aplicar o conceito de sustentabilidade, a educação, em todos os níveis de formação - ensino superior e básico, público e privado - é o tema central do Seminário. Na primeira parte, pela manhã, após a Conferência de Fernando Gabeira, haverá uma mesa reunindo representantes da UFRGS, PUCRS e UNISINOS, que debaterão o tema O ensino superior e a educação básica como meta de sustentabilidade.

Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS) - plataforma da ONU que estabelece metas mundiais de sustentabilidade a serem alcançadas até o ano de 2030 - são o ponto de partida para todas as mesas temáticas que serão realizadas. À tarde, o público se dividirá em quatro mesas com os seguintes temas, que serão discutidos com dinâmicas de cocriação:Erradicação da Pobreza e Redução das DesigualdadesPaz, Justiça e Instituições EficazesConsumo e Produção Responsáveis; e Cidades e Comunidades Sustentáveis. Entre os especialistas que compõem as mesas, estão nomes como Antonio David Cattani (Pesquisador destaque em Ciências Humanas e Sociais, professor titular de Sociologia no programa de Graduação e Pós-Graduação da UFRGS), José Ivo Follmann (Vice-Reitor e professor titular no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unisinos), Camila Luconi Viana (MBA pela FGV em Meio Ambiente e Sustentabilidade, assessora técnica de Sustentabilidade da Fundação Sicredi) e Rualdo Menegat (Investigador do Conselho Nacional de Pesquisa do Ministério de Ciência e Tecnologia e professor da Cátedra UNESCO/Rede UniTwin de Desenvolvimento Sustentável).

Como resultado final do seminário, serão produzidos quatro materiais paradidáticos - textuais, visuais e audiovisuais - sobre os temas abordados. O material ficará disponível aos professores que desejarem incluir a questão da sustentabilidade em seus conteúdos didáticos.

Os interessados poderão solicitar um certificado digital de participação no Seminário.

Programação:

Dia 06 de abril, sexta-feira

09h30 - Abertura Oficial da Virada Sustentável

10h - Conferência de Abertura com Fernando Gabeira

11h - Mesa 1 - O Ensino Superior e Educação Básica como meta de sustentabilidade
Participantes: Pe. Pedro Gilberto Gomes (vice-reitor Unisinos); Luís da Cunha Lamb (pró-reitora de pesquisa UFRGS); representante da PUCRS (a definir).
Inscrições para o turno da manhã, acesse aqui

14h - Sequência das mesas temáticas sobre os ODSs - Objetivo de Desenvolvimento Sustentável da ONU

Mesa 2 - Erradicação da Pobreza e Redução das Desigualdades
Mediador: Professor Carlos Moraes/Unisinos. Painel: Antonio David Cattani. Apresentação Imagética: Tiago Coelho. Experiência e estudos na área: John Fernando de Farias Würdig
Inscrições para a mesa 2, acesse aqui

Mesa 3 - Paz, Justiça e Instituições Eficazes
Mediador: Professor Francisco Marshall/UFRGS. Painel: José Ivo Follmann. Apresentação imagética: Fernando Schmitt. Experiência e estudos na área: a definir.

Inscrições para a mesa 3, acesse aqui

Mesa 4 - Consumo e Produção Responsáveis
Mediador: Diego Marconatto. Painel: Camila Luconi Viana. Apresentação imagética: Milton do Prado. Experiência e estudos na área: João Volkmann.
Inscrições para a mesa 4, acesse aqui

Mesa 5 - Cidades e Comunidades Sustentáveis
Mediador: Carlo Franzato. Painel: Professor Rualdo Menegat/UFRGS. Apresentação imagética: Milton do Prado. Experiência e estudos na área: João Manoel Feijó (Ecotelhado) e Arroio Passo Fundo.
Inscrições para mesa 5, acesse aqui

Painelistas

Antonio David Cattani - Professor titular de Sociologia no programa de graduação e pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Prêmio FAPERGS 2007 - pesquisador destaque em Ciências Humanas e Sociais. Vencedor do prêmio Açorianos de Literatura 2007 - categoria Ensaios de Humanidades (c/ L. Holzmann). Organizador e autor de vários livros publicados no Brasil, Argentina, Colômbia, França, Inglaterra, Itália, México e Portugal.

Camila Luconi Viana - Mestre em Gestão e Negócios pela Unisinos e pela universidade de Poitiers na França. O foco da sua dissertação foi sustentabilidade e cooperativismo. Possui dois MBAs pela FGV, um em Finanças e Controladoria e outro em Meio Ambiente e Sustentabilidade. É administradora com Ênfase em Gestão para Inovação e Liderança pela Unisinos. Foi voluntária na ONG Net Impact de Porto Alegre durante cinco anos. Atuou por nove anos em multinacionais como Carrier e Thyssenkrupp Elevadores, nesta última como coordenadora de sustentabilidade. É atualmente assessora técnica de Sustentabilidade da Fundação Sicredi.

Fernando Gabeira - Escritor, jornalista e ex-deputado federal, é conhecido pela sua atuação no Partido Verde brasileiro (do qual é membro-fundador), defendendo posições polêmicas em questões consideradas como tabus na cultura política brasileira (como a profissionalização da prostituição, o casamento homossexual e a descriminalização da maconha). Desde 2013, Gabeira apresenta o programa de reportagens e entrevistas Fernando Gabeira, no canal de TV Globonews. É autor de oito publicações. Seu primeiro livro, intitulado O que é isso, companheiro? (1979), conta sua participação na luta armada contra o regime militar no Brasil (1964-1985) e seu posterior exílio na Europa. O livro venceu o Prêmio Jabuti de Literatura na categoria biografia e (ou) memórias em 1980 e foi transformado em filme pelo cineasta Bruno Barreto em 1997.

José Ivo Follmann - Vice-Reitor e professor titular no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Unisinos. Doutor em Sociologia, mestre em Ciências Sociais, bacharel em Sociologia e Teologia. Especialização em Cooperativismo e História Contemporânea. Aperfeiçoamento em Administração de Pesquisa Científica e Tecnológica. Secretário para a Justiça Socioambiental da Província Religiosa dos Jesuítas do Brasil. Sacerdote católico, Ordem dos Jesuítas.

Luís da Cunha Lamb - PhD e Mestre em Ciência da Computação. Atualmente é professor titular do Departamento de Informática Teórica e Diretor do Instituto de Informática da UFRGS. Atua como revisor de diversas publicações e como membro de comitês de conferências internacionais e nacionais nas áreas de Lógica Aplicada, Teoria da Computação, Computação Social, Computação Neural, Inteligência Artificial e Engenharia de Software. 

Pedro Gilberto Gomes - Vice-Reitor da Unisinos e membro do Conselho de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio Grande do Sul. Especialista em Teologia pela Pontifícia Universidad Católica de Santiago, mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo.

Rualdo Menegat - Chefe do Departamento de Paleontologia e Estratigrafia do Instituto de Geociências da UFRGS, geólogo, Doutor em Ciências na área de Ecologia de Paisagem. Professor da Cátedra UNESCO/Rede UniTwin de Desenvolvimento Sustentável/FLACAM (La Plata, Argentina). Medalha de Conservação do Patrimônio Integral da Humanidade (Monterrey, México). Assessor científico da National Geographic Brasil e membro honorário do Fórum Nacional dos Cursos Geologia. Investigador do Conselho Nacional de Pesquisa do Ministério de Ciência e Tecnologia (CNPq).

3ª edição da Virada Sustentável será realizada de 06 a 08 de abril de 2018, em Porto Alegre. Abordando temas como redução das desigualdades sociaiseducação de qualidadecidades sustentáveisconsumo responsávelágua potável e saneamentopaz, justiça e instituições eficazes, e colaboratividade, o festival reúne diversas atrações e atividades que serão realizadas simultaneamente em diferentes locais e em cinco Ecopontos principais da Capital Gaúcha: a Casa de Cultura Mario Quintana, a Associação Cultural Vila Flores, o Parque da Redenção, a Unisinos - Campus Porto Alegre e o SESC Protásio. Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.

A Virada Sustentável Porto Alegre 2018 é apresentada pela Braskem, com Patrocínio Master da Liberty Seguros. Patrocínio: Lojas  RennerThyssenkruppBooking.com e Sulgás. Patrocínio Educacional: Unisinos. Apoio Institucional: FecomercioSebrae e Prefeitura de Porto Alegre e da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e LazerFinanciamento do Pró-Cultura RS - LIC / Secretaria da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do RS / Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Ministério da Cultura / Governo Federal.

Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODSs

As realizações da Virada Sustentável em todo o Brasil são inspiradas pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU. Esses objetivos representam hoje a melhor tradução do que é a sustentabilidade, trazendo esse conceito de forma clara para a sociedade e revelando sua natureza transversal nas mais diversas áreas do conhecimento humano.

Cada tema da Virada Porto Alegre 2018 está relacionado com um ou mais objetivos do desenvolvimento sustentável da ONU e foram escolhidos colaborativamente com o Conselho Consultivo do festival, composto por representantes de diversos setores da cidade de Porto Alegre.

Conheça os temas de 2018

ODS 1 - ERRADICAÇÃO DA POBREZA e ODS 10 - REDUÇÃO DAS DESIGUALDADES - Palavras-chave: cidadãos invisíveis, desigualdade econômica, violência, falta de diálogo.

ODS 4 - EDUCAÇÃO DE QUALIDADE - Palavras-chave: educação básica, educação para protagonismo, autoconhecimento, formação de cidadão ativos e responsáveis, educação para desenvolvimento sustentável, educação superior, cursos de extensão, cursos/escolas alternativas.

ODS 11 - CIDADES E COMUNIDADE SUSTENTÁVEIS - Palavras-chave: Ciclovias, parques, árvores.

ODS 12 - CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEIS - Palavras-chave: Empreendedores, feiras, brechós, orgânicos, etc.

ODS 14 - VIDA NA ÁGUA e ODS 6 - ÁGUA POTÁVEL E SANEAMENTO - Palavras-chave: arroios, rios, delta do jacuí, esgoto, nascentes e orla do guaíba.

ODS 16 - PAZ, JUSTIÇA E INSTITUIÇÕES EFICAZES - Palavras-chave: violência, corrupção, instituições públicas ineficazes e injustiça.

ODS 17 - PARCERIAS E MEIOS DE IMPLEMENTAÇÃO - Palavras-chave: lideranças ambientais históricas; habilidade de estabelecer redes.

Histórico da Virada Sustentável

A Virada Sustentável foi criada em São Paulo e está em sua 7ª edição na capital paulista. As realizações da Virada Sustentável em todo o Brasil são regidas pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU. Esses objetivos representam hoje a melhor tradução do que é a sustentabilidade, trazendo esse conceito de forma clara para a sociedade e revelando sua natureza transversal nas mais diversas áreas do conhecimento humano.

Em Porto Alegre, a primeira edição da Virada ocorreu em 2016 e mobilizou mais de 50 mil pessoas, que participaram de atividades como shows, seminário, remada, skate, pedalada e oficinas. Também foram recolhidas quase três toneladas de lixo eletrônico e 315 litros de óleo de cozinha foram encaminhados para reciclagem. Assista aqui o teaser da primeira edição.

A primeira Virada Porto Alegre também realizou o Prêmio Boas Ideias de Sustentabilidade, que reconheceu importantes iniciativas inovadoras e sustentáveis desenvolvidas em Porto Alegre e cidades vizinhas (confira os vencedores clicando aqui). As iniciativas vencedoras participaram da Virada 2017 dentro do Seminário Boas Ideias de Sustentabilidade e da Feira de Empreendedorismo Inovador.

A 2ª edição da Virada Sustentável aconteceu entre março e abril de 2017. Com os temas Empreendedorismo e Inovação Sustentável, Educação para a Sustentabilidade e Ecogastronomia e Alimentação Saudável, o festival reuniu cerca de 200 atrações e atividades que foram realizadas simultaneamente em diferentes locais e em quatro EcoPontos - espaços de encontro e mobilização durante a Virada Sustentável de Porto Alegre: a Casa de Cultura Mario Quintana, a Associação Cultural Vila Flores, o Parque da Redenção e o SESC Campestre.

Foram mais de 400 profissionais (entre ativistas, artistas, painelistas, ecochefs e empreendedores) envolvidos diretamente nas 205 atividades (177 atividades na programação da Virada e 28 atividades de adesões realizadas em locais próprios), que mobilizaram um público de mais de 30.000 pessoas.
Ações colaborativas, seminários, mostras de filmes, esportes, oficinas, shows e espetáculos teatrais, artes visuais, feiras de inovação e Virada Ecogastronômica, estiveram entre as atrações, todas gratuitas e abertas ao público. Acesse aqui o teaser da segunda edição.

Além dos EcoPontos, a Virada contou, ainda, com outros locais de realização de atividades, como a Unisinos - Novo Campus Porto Alegre, o StudioClio e o Largo Glênio Peres.

Diferentes projetos e iniciativas que buscam valorizar e dar visibilidade à promoção da sustentabilidade também formaram parte da programação através do Edital de Adesões, que recebeu mais de 150 inscrições e selecionou 77 projetos para integrar a Virada. As atividades foram promovidas de forma autônoma por grupos, coletivos, movimentos e instituições diversas.

Serviço

Seminário Virada Sustentável 2018

Teatro do Campus Unisinos - Av. Dr. Nilo Peçanha, 1640

Entrada franca, inscrições prévias até dia 02 de abril, pelo site da Virada

Será fornecido certificado digital de participação.



Instagram: @viradasustentavelpoa


Fonte: Assessoria de Imprensa


Nenhum comentário:

Postar um comentário