DURATEX REALIZOU AÇÕES PARA CONSCIENTIZAÇÃO CONTRA O ABUSO E A EXPLORAÇÃO SEXUAL INFANTIL EM JOÃO PESSOA



No Dia Nacional do Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil, em 18 de maio, a Duratex realizou ações em suas unidades do Programa Na Mão Certa, da Childhood Brasil, voltadas à conscientização dos motoristas que prestam serviço para a companhia em sua unidade em João Pessoa, na Paraíba, da marca Deca. Na ocasião, os caminhoneiros participaram de rodas de debate sobre o tema e assistiram a palestras e vídeos com informações sobre o assunto. Por meio desta iniciativa, a Duratex pretende contribuir de forma efetiva ao combate à exploração sexual de crianças e adolescentes em todo o Brasil.

A ação contou com materiais explicativos para reforçar a importância da prevenção e combate. Paralelo a este ato, em conjunto com o Conselho Tutelar Sul, haverá uma mobilização na região central de João Pessoa sobre o tema. O intuito é apresentar informações de forma didática sobre como identificar um caso de abuso e, principalmente, como denunciá-lo.

Sempre atenta e contribuindo ao combate à exploração sexual de crianças e de adolescentes do município, a Duratex constantemente realiza ações na região sobre o tema com seus colaboradores, prestadores de serviço e comunidade, além de fomentar iniciativas que reforçam o assunto. Em parceria com a Childhood, a empresa deu início ao projeto Proteger e Sorrir em Rede, iniciativa que faz parte do projeto Soluções e Ferramentas do Programa Na Mão Certa. A ação reforça o combate da empresa contra a exploração infantil e tem o objetivo de desenvolver para as empresas uma metodologia de diagnóstico de garantia de direitos e dados sobre exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, em João Pessoa.

Viabilizada pela Duratex por meio de parcerias estratégicas, o programa Na Mão Certa propaga o tema em cidades do entorno onde a empresa possui Unidades de Negócio. Segundo a coordenadora de Sustentabilidade da companhia, Eliane Santos, a iniciativa fortalece o compromisso da Duratex em disseminar conhecimento e formar cidadãos conscientes sobre a importância de práticas de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

“É essencial debatermos esse tema com a comunidade para que possamos atuar na identificação de casos de violência ao menor. Queremos oferecer orientação e disponibilizar ferramentas de denúncia aos caminhoneiros que trabalham em nossas unidades. Afinal, são eles que estão diariamente nas estradas e que podem identificar os casos e serem agentes das denúncias, ajudando, assim, a erradicar o problema”, afirma.

Lançado em 2006 pela Childhood Brasil e, tendo desde 2007, a Duratex como signatária, o Programa Na Mão Certa incentiva as empresas a desenvolverem ações que estejam em sintonia com suas iniciativas de responsabilidade social e empresarial e órgãos governamentais e intersetoriais, como a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

A Duratex reforça que se denuncie qualquer ato de abuso e exploração sexual a crianças e adolescentes. As denúncias podem ser feitas, anonimamente, pelo Disque 100 da Secretaria Nacional de Direitos Humanos.

“Nossa expectativa é incentivar que mais organizações apoiem o projeto e participem do programa em todo o Brasil. Juntos somos mais fortes”, diz Eliane.

Sobre a Duratex

A Duratex S.A. é uma empresa brasileira, privada e de capital aberto, controlada pela Itaúsa – Investimentos Itaú S.A – e pela Companhia Ligna de Investimentos. Com as marcas Deca, Hydra, Duratex, Durafloor e Ceusa, é considerada uma das 10 maiores empresas do mundo nos setores nos quais atua e a maior produtora de painéis de madeira industrializada e pisos, louças e metais sanitários do Hemisfério Sul.

Com sede em São Paulo, possui 24 unidades industriais e florestais estrategicamente localizadas (Estados de Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Sergipe e São Paulo), além de três fábricas de painéis na Colômbia - Duratex Colômbia. A Duratex também é proprietária da Caetex, joint venture criada para o plantio de florestas de eucalipto em Alagoas. Suas ações estão listadas no Novo Mercado (o mais elevado padrão de Governança Corporativa) e na versão 2018/2019 do Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&FBovespa – ISE. 

Fonte: Assessoria de Imprensa

Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem