EM PILÕES: COMUNIDADE DE OURICURI CRIA ASSOCIAÇÃO TURÍSTICA E COBRARÁ TAXA DE 2$ PARA VISITAÇÃO DA CACHOEIRA



Denominada Associação Amigos da Cachoeira de Ouricuri - AACO, a associação turística foi criada com o principal intuito de preservar a Cachoeira de Ouricuri e promover o turismo rural, garantindo emprego e rendo extra para a comunidade. Esta ação, é fruto de uma parceria da comunidade com a Prefeitura Municipal de Pilões, através do Departamento de Cultura e Turismo e Secretaria de Desenvolvimento Social.
Luis Pinheiro, atual presidente da AACO, comenta entusiasmado com a execução com a criação associação turística. "A cada dia de trabalho enxergamos que a realidade da nossa comunidade será outra. Está participando de um projeto grandioso como este, é de enorme satisfação. É prazeroso ver minha família e amigos trabalhando para o desenvolvimento da nossa comunidade. O turismo na Cachoeira de Ouricuri não será o mesmo. O nosso projeto é sustentável e atrativo para o turista", frisou.
O sistema associativista e cooperativista é um dos setores da economia brasileira que mais cresceu nos últimos anos. A cada ano milhares de brasileiros aderem ao modelo socioeconômico, que tem como referenciais a participação democrática, solidariedade, independência e autonomia. O associativismo ganha cada vez mais adesão porque visa às necessidades do grupo e não somente ao lucro, respeitando os pilares da sustentabilidade, ao aliar o economicamente viável ao ecologicamente correto e ao socialmente justo.
"Trabalhar com a comunidade de Ouricuri é um desejo que tínhamos desde o início da atual gestão. O nosso primeiro papel foi mostrar a comunidade como o turismo vem ganhando força no mercado de trabalho. O segmento do turismo rural é uma característica do região do brejo paraibano e infelizmente ainda não estava sendo trabalhada na comunidade. A partir de longas conversar conscientizamos, principalmente a juventude, e deu certo. Desenvolver projetos com a juventude é uma estratégia que tivemos, pois acredito que são mais criativos e atualizados, quando nos tratamos de tecnologia, pois é uma ferramenta principal que iremos trabalhar fortemente. Promover o empreendedorismo, é o foco da atual gestão", comentou o atual diretor municipal de cultura e turismo de Pilões, Jaime Souza.
A Cachoeira de Ouricuri é o ponto turístico mais visitado do município, recebendo todos os finais de semana até mil visitantes, em feriados esse número triplica. Nesse sentindo, o número de turistas vem crescendo cada vez mais e a consequência são os lixos deixados no percurso da trilha e no local banho. A AACO foi criada para a manutenção da trilha, deixando-a mais atrativa, limpa e segura.
"A associação foi criada, principalmente, para preservar o ambiente e inibir o índice da criminalidade e prostituição. Sabemos que hoje o consumo das drogas vem se tornando "normal" para a sociedade, e isso, devemos combater. Os meninos da AACO ficarão responsável pelo dinamismo, limpeza da trilha e segurança no local, por isso, será cobrada uma tarifa social para que manutenção aconteça diariamente. Temos certeza que a associação transformará a realidade da comunidade", acrescentou a secretária de desenvolvimento social, Socorro Flor.
A partir do dia 01 de julho, a AACO cobrará um taxa de 2$ para a visitação da Cachoeira.
Fonte/Foto-reprodução/divulgação: ASCOM PMP



Post a Comment

Postagem Anterior Próxima Postagem